Direito efectivo à Habitação e Alimentação
O governo da Venezuela anunciou que alcançou 95 por cento da meta estabelecida este ano na Missão Vivenda. No total, revelam os cálculos do executivo bolivariano, foram construídas 84 mil 517 casas destinadas ao povo.
Em directo no canal de televisão VTV, o presidente Hugo Chávez lembrou ainda que estão em curso mais de quatro mil projectos semelhantes em todo o território nacional, a esmagadora maioria dos quais da responsabilidade dos organismos de poder popular.
O programa impulsionado pelo governo venezuelano arrancou em Maio e tem como objectivo responder ao gravíssimo défice habitacional no país, estimado em cerca de dois milhões de fogos.
Igualmente no âmbito das políticas de combate à pobreza, confirmou-se, a semana passada, que o défice nutricional das crianças e adolescentes caiu para menos de metade entre 2010 e 2011, passando de 7,7 para 2,9 por cento do universo.
Para o Instituto de Estatística da Venezuela, os dados apurados confirmam que a diminuição da deserção escolar e os programas de Saúde deram um contributo decisivo para este efeito, o qual, segundo o mesmo organismo, foi acompanhado por um decréscimo em cerca de 6,8 por cento no total de pobres registados.