Actual
O dia das surpresas
Actual
O moiral
Actual
Com Outubro
A talhe de foice
De malas aviadas
PCP
Um dia de salário para o Partido
A realização da campanha «Um Dia de Salário para o Partido», a desenvolver até ao final do ano, assume no actual quadro uma importância acrescida e é parte integrante do esforço mais geral de reforço da organização partidária e da sua acção e intervenção para fazer face à ofensiva de ajuste de contas com a Revolução de Abril e na luta pela rejeição do pacto de agressão.
Crónica Internacional
G20 – uma mão cheia de nada?
Preparar o Partido para todos os combates
Os tempos que vivemos reclamam «muita capacidade de organização e um Partido determinado e combativo», afirmou, sábado, Jerónimo de Sousa no final da VII Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, onde foram definidas medidas para reforçar o Partido e a sua ligação às massas e intensificar a luta.
Tarefas de todo o Partido
<font color=0093dd>Justa indignação pública</font>
No próximo sábado, dia 12, a partir das 14.30 horas, muitos milhares de trabalhadoras e trabalhadores da Administração Pública vão manifestar-se em Lisboa, respondendo ao apelo da Frente Comum e dos seus sindicatos, a que se associaram várias outras estruturas, tanto da CGTP-IN, como da UGT ou sem filiação. É uma acção de grande importância, face ao ataque brutal que está em curso, e que vai ter continuação na greve geral de dia 24, como apelam as organizações sindicais.
Dar mais força à luta organizada
A VII Assembleia da Organização Regional da Guarda do PCP, realizada no domingo, definiu medidas para intensificar a acção e reforçar a organização do Partido.
Lutar contra a liquidação dos transportes públicos
Numa declaração proferida na quinta-feira, 3, Jerónimo de Sousa reafirmou o apelo para que trabalhadores e utentes intensifiquem a luta em defesa dos transportes públicos.
Privatização não é solução!
«A luta pela água pública faz parte integrante da luta contra o pacto de agressão do FMI e da União Europeia», salientou, terça-feira, Jerónimo de Sousa, após uma visita às Oficinas e ao Edifício Sede dos SMAS de Sintra, Serviços Municipalizados, uma realidade que desmente a campanha ideológica que procura apresentar a privatização da água como uma solução.
Consenso sim, mas para rejeitar o pacto
Por todo o País
Numa realidade em constante mudança há que acompanhar a evolução da situação para melhor intervir sobre ela. É o que faz permanentemente o PCP.
Conhecer para intervir
Numa realidade em constante mudança há que acompanhar a evolução da situação para melhor intervir sobre ela. É o que faz permanentemente o PCP.
Reforçar o movimento associativo
Não à privatização
Inqualificável campanha contra o PCP
Intensifica-se a exploração
<i>Documento</i> Verde é regresso a 24 de Abril
Pressões inaceitáveis
Greve parou transportes
Demonstrando forte unidade e determinação, os trabalhadores dos transportes públicos repudiaram o Plano Estratégico para o sector e a política de empobrecimento do Governo, aderindo massivamente à jornada de anteontem.
Greve geral a crescer
No dia 2, a CGTP-IN publicou oficialmente o pré-aviso para a greve geral, a 24 de Novembro. O dia-a-dia da preparação da luta pode ser seguido no sítio Internet da central, onde é mantido um «diário».
O orçamento do empobrecimento
Empobrecer o País e impor mais trabalho por menos salário são objectivos estratégicos na proposta de Orçamento do Estado do Governo, que dão ainda mais razão à greve geral, afirma a CGTP-IN.
Estado em debate
Congresso da US Santarém
Congresso dos sindicatos de Lisboa
Rejeitar cortes
Alerta em Lisboa
ASAE
Travar a desfiguração da Escola Pública
Governo não pensa nas pessoas
«Um programa de encerramentos e privatizações», assim classifica o PCP o impropriamente designado «Plano Estratégico de Transportes», talhado para fazer pagar a factura das dívidas e dos défices aos utentes e aos trabalhadores das empresas do sector.
Admissão da Palestina na UNESCO
Estão a roubar o povo e o País
Por melhor regime de aposentação
Todo o apoio ao projecto!
Fica mais caro não fazer!
Cerca de um milhar de pessoas participou, domingo, na Arrentela, num «Hospital de Campanha», iniciativa onde se exigiu a construção do prometido Hospital do Seixal.
Governo extermina mobilidade
No documento intitulado «Simplificação tarifária e reformulação da rede de transportes da Área Metropolitana de Lisboa», apresentado às autarquias, o Governo prevê, entre muitos outros cortes (ver página 8), a ligação fluvial entre o Seixal e o Cais do Sodré só em dias úteis e períodos de ponta, e, num outro cenário, a sua total extinção.
Couço não desiste de conquistas
A população da Freguesia do Couço, Coruche, manifestou-se, sábado, para exigir a reabertura dos serviços da Segurança Social, o regresso dos CTT ao domínio público e o prolongamento do horário de atendimento no Centro de Saúde.
18.ª Assembleia da FMJD
Cavaco Silva «foge» de protestos
Marcha lenta entre Régua e Lamego
Postais dirigidos a Passos Coelho
Concentração na Marateca
Utentes contra encerramentos
Tribuna pública em Albufeira
«Levantado do Chão» na Moita
Cortar as amarras
Milhares de pessoas frente ao parlamento grego acompanharam em protesto, na noite de dia 4, a votação da moção de confiança, durante a qual o primeiro-ministro abriu a porta à formação de um governo de coligação.
Pelo emprego
Um grupo de jovens que partiu da cidade de Jarrow, no Norte de Inglaterra, em 1 de Outubro, chegou no sábado, 5, a Londres, onde foi acolhido por centenas de manifestantes que se juntaram ao protesto contra o desemprego.
Berlusconi demite-se
Cortes chegam à França
Irlanda agrava austeridade
Declarações, promessas e luta de classes
Daniel Ortega reeleito presidente
O actual presidente e candidato a um novo mandato pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, foi reeleito para a presidência da Nicarágua com mais do dobro dos votos do seu mais directo adversário.
O patriota e o revolucionário
Alfonso Cano, comandante-chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia caiu combatendo no dia 4 de Novembro.
Alfonso Cano bateu-se pela libertação da Colômbia durante mais de quatro décadas.
A resistência do povo continuará
Morte de Alfonso Cano<br>é um duro golpe na paz
Universitários em luta
Comunistas garantem continuação da luta
O Partido Comunista Operário da Tunísia (PCOT) faz uma apreciação muito crítica sobre a forma como decorreu o sufrágio para a Assembleia Constituinte, valoriza os resultados obtidos pelo partido e garante a continuação da luta pelas transformações políticas, económicas e sociais no país.
Domínio económico das transnacionais confirma tese de Lénine
Indianos elevam contestação
Direito efectivo à Habitação e Alimentação
Os ricos que paguem a crise
Engels a Franz Mehring (em Berlim)
Só com o socialismo é possível um mundo melhor
Um almoço convívio – em que participou cerca de uma centena de funcionários e colaboradores da estrutura central do PCP – assinalou esta segunda-feira, 7, na sede da Soeiro Pereira Gomes, o 94.º Aniversário da Revolução de Outubro.
João Frazão, da Comissão Política, interveio no final da iniciativa, sublinhando a importância histórica da Revolução de Outubro e a necessidade de prosseguir a luta pela única alternativa ao capitalismo – a construção do socialismo. É desse discurso que a seguir publicamos excertos.