Editorial

UM PEQUENO PASSO EM FRENTE

Se dúvidas houvesse sobre a importância e o significado do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, recentemente realizado...
Opinião
Crónica Internacional

Um Presidente e Generais Torcionários

Quase diariamente estão a ser desvendados na Alemanha novos horrores e crimes cometidos pelo imperialismo no quadro do chamado «combate ao...
PCP

O futuro é o socialismo

Teve um grande impacto no nosso país, bem visível pelo espaço que ocupou na comunicação social, o Encontro de partidos comunistas e operários que recentemente se realizou em Lisboa.
A talhe de foice

Fim da Festa

A «Festa da Música» morreu esta semana, após sete anos fulgurantes no Centro Cultural de Belém (CCB). A razão do fenecimento deveu-se,...
Actual

O regresso da «semana negra»

O Governo PS/Sócrates, ciclicamente, quando ressoa mais forte a resistência dos trabalhadores e de largos sectores do nosso povo à sua...
Actual

Sol na eira

José António Lima (JAL) repescou, no Sol, os «Altos & Baixos» do Expresso – agora com a tauromáquica designação de «Sol & Sombra». E,...
Actual

Alunos da mesma escola

Para os que acreditam que nada melhor há do que o tempo para trazer alguma luz sobre a verdade, a entrevista de Cavaco Silva veio...
Em Foco

Eurocrise

A introdução do euro, há cinco anos, coincidiu com o início da drástica redução do poder de compra da generalidade dos portugueses, com o surto de falências e deslocalizações de empresas multinacionais e o consequente disparo do desemprego. Entretanto, o afundamento da economia e o agravamento das contas públicas têm servido de pretexto aos últimos governos para justificar o vasto programa de contra-reformas na área dos direitos laborais e dos sistemas públicos de segurança social, saúde, educação, entre outros.

O euro é um instrumento do grande capital

«Nestes cinco anos o Euro revelou-se o que na realidade sempre foi e é - um instrumento de classe ao serviço do projecto neoliberal e de uma Europa federalista», afirmou o secretário-geral do PCP no encerramento do debate «Euro: cinco anos depois», cuja intervenção aqui transcrevemos:

Arlindo Vicente<br>– Candidato contra o fascismo

No ano em que se comemoram datas históricas no percurso de luta do povo português contra a ditadura fascista – os 70 anos da Revolta dos Marinheiros e da abertura do Tarrafal, os 75 anos do Avante! -, vale a pena assinalar também o centenário do nascimento de Arlindo Vicente e, através dele, lembrar a candidatura à Presidência da República, em 1958. Fica ainda um registo naturalmente insuficiente da figura ímpar que foi Arlindo Vicente, pintor, advogado defensor de presos políticos e candidato contra o fascismo.

Arlindo Vicente<br> um exemplo de resistência

Há 100 anos, na freguesia do Troviscal, nasceu Arlindo Vicente, um nome que honra o património de luta contra o fascismo. Entre outras facetas, foi destacado protagonista de uma das batalhas que mais abalaram a ditadura: a farsa eleitoral para a Presidência da República, de 8 de Junho de 1958.

Quem ganhou com o euro?

Testemunhando as diferentes realidades socioeconómicas dos respectivos países, as deputadas, alemã e grega, convergiram em aspectos essenciais da análise sobre as consequências do euro, cuja criação teve desde o início um marcado carácter de classe.
PCP

Segurança Social

Para ontem, ao final da manhã, o Partido convocou uma conferência de imprensa, onde os camaradas Fernanda Mateus, da Comissão Política, e...

Organizar para intervir e lutar

A VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, realizada no sábado, dia 18, definiu o reforço da organização e intervenção do Partido como o meio mais seguro para dar combate à política de direita e abrir caminho à alternativa política de que o País necessita.

Uma construção colectiva

A VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP elegeu um novo organismo dirigente, composto por 88 membros. Tal como tinha já sido...

Intervir sobre a realidade concreta

A VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP analisou as mutações ocorridas no distrito e traçou orientações para melhor intervir.

Reconquistar maiorias

A Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP traçou os objectivos eleitorais para as eleições autárquicas que terão lugar em 2009....

«Combater a descrença e o fatalismo»

Jerónimo de Sousa está confiante na possibilidade de outro caminho e outras soluções para o País. Encerrando a VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, o secretário-geral comunista reafirmou o empenhamento do Partido na construção de uma nova política democrática e de esquerda que tenha por objectivo central a «elevação da qualidade de vida dos portugueses e o desenvolvimento sustentado e equilibrado do País».

Em prol do desenvolvimento

É urgente «resgatar» o concelho de Gouveia do marasmo e da degradação social, concluiu, no passado dia 5, a Assembleia da Organização Concelhia de Gouveia do PCP.

Mais e melhor Partido

«Melhor Organização, Mais Partido, Melhor Concelho» foi o lema da IX Assembleia da Organização Concelhia de Castelo Branco do PCP, realizada no dia 4 de Novembro.

A luta é o caminho!

A I Assembleia da Organização Concelhia de Alcoutim do PCP, reunida no passado dia 12, em Alcoutim, fez o balanço à situação política e social do concelho e apontou medidas para o reforço da organização partidária, nomeadamente com a criação de novos organismos em algumas freguesias e o recrutamento de novos militantes.

Unidade mais forte

A Assembleia da Organização Concelhia de Tavira do PCP, realizada no dia 11 de Novembro, discutiu e aprovou uma Resolução Política que...

IV Assembleia critica Governo

A IV Assembleia da Organização da Administração Pública Central de Coimbra do PCP reuniu, no dia 11 de Novembro, aprovando por unanimidade a Resolução Política, depois de a enriquecerem ao longo do debate com inúmeras propostas de alteração e adendas.

Uma obra que mantém a actualidade

«A verdade e a mentira na revolução de Abril» foi a obra de Álvaro Cunhal debatida no sábado passado, no Porto, no âmbito do ciclo de debates promovido pelo PCP sobre cinco das obras teóricas mais emblemáticas daquele dirigente.

A «obsessão» do défice

O PIDDAC 2007 continua a suscitar críticas nas organizações regionais e locais do PCP. E indignadas com a «obsessão» do Governo com o défice, vão apresentar um vasto conjunto de propostas para introduzir no documento, na tentativa de minimizar carências e insuficiências detectadas.

A não esquecer!

A exposição «Do Tarrafal: chegaram tão vivos os mortos... Uma memória que não se pode perder», que esteve patente ao público no Centro de Trabalho do PCP na Venteira, Amadora, encerrou na sexta-feira passada, com a participação de José Casanova, membro da Comissão Política.
Trabalhadores

O dia de todos os protestos

A manifestação nacional de sábado será o dia de todos os protestos contra a destruição de serviços públicos e de direitos laborais fundamentais, por mudança de políticas.

PCP apoia «luta corajosa»

Jerónimo de Sousa esteve anteontem com os trabalhadores da Pereira da Costa, expressando-lhes a solidariedade activa dos comunistas e exigindo intervenção do Governo para repor a legalidade na empresa.

Contra a destruição das carreiras

Durante mais de 49 horas, entre os dias 15 e 17, resistindo ao frio e à chuva, os professores efectuaram uma vigília, frente ao Ministério, em defesa das carreiras.

Convergência nos transportes

De 30 de Novembro a 7 de Dezembro, os sindicatos dos transportes vão realizar plenários, greves e outras iniciativas, de forma convergente.A...

Ataque aos reformados nos lanifícios

O Sindicato Têxtil da Beira Baixa alertou, num plenário realizado dia 16, frente ao Centro de Saúde da Covilhã, para a tentativa do Governo de...
Juventude

Perseguição política e falta de condições em Ovar

O dia-a-dia dos estudantes da Escola Secundária José Macedo Fragateiro, em Ovar, não é fácil. Para além da chuva que cai em muitas salas, verifica-se um clima de perseguição aos militantes da JCP, como contam João Macedo, Rosa Costa e Ana Areias.

Politécnicos em risco de fechar

Vários institutos politécnicos estão em risco de encerrar devido aos cortes orçamentais, afirma a JCP, que alerta para novos perigos de Bolonha: os estudantes terão de fazer novas cadeiras para as suas licenciaturas serem reconhecidas no estrangeiro.

Concentração no ISPA

Os estudantes do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em Lisboa, concentraram-se junto dos serviços académicos, na quarta-feira...
Assembleia da República

Defender o Sistema Público

A atenção dos deputados estará hoje centrada na Lei de Bases da Segurança Social. São cinco os diploma em debate, subscritos pelo Governo, PSD, PCP, BE e CDS/PP.

Aumentar pensões de invalidez e velhice

O aumento em quatro por cento dos valores das pensões mínimas de invalidez e velhice constitui uma das mais recentes propostas de alteração ao Orçamento do Estado apresentadas pelo Grupo Parlamentar do PCP.

Impunidade e favorecimento

«Um exemplo de impunidade e de favorecimento de interesses privados», assim classifica o PCP a situação do Hospital Amadora-Sintra.

Coroar a ingerência

A Assembleia da República aprovou, faz hoje oito dias, na especialidade, a nova lei das Finanças Locais. Divorciado do sentir das autarquias,...

Penalizar as populações insulares

Um ataque aos valores constitucionais de solidariedade nacional, com desrespeito pela autonomia regional, de que saem lesadas as aspirações e interesses das populações insulares, assim encara o PCP, em síntese, a Lei de Finanças das Regiões Autónomas.
Nacional

Razões de indignação e de luta

Os deputados comunistas na Assembleia Municipal de Lisboa reafirmaram, terça-feira, a necessidade de valorização do salário mínimo nacional e recuperar a função laboral do mesmo.

Contra encerramentos das urgências

Mais de cinco mil habitantes de Montemor-o-Novo subscreveram um abaixo-assinado, entregue aos serviços do Ministério da Saúde, contra o...

Maioria PS recusa redução do IMI

A Maioria PS na Câmara de Loures recusou, na passada semana, a proposta da CDU de redução da Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis, dos...

CDU acusa Câmara de Trofa

A CDU da Trofa acusou, na passada semana, a maioria PSD de ter imposto «à má fila» a construção do edifício dos novos paços do Concelho na...
Europa

Serviços e direitos à mercê do capital

Oportunisticamente, em vésperas do referendo sobre a «constituição europeia», na Primavera de 2005, o presidente francês, Jacques Chirac, declarou como «morta e enterrada» a directiva liberalizadora dos serviços, que estava então no centro da campanha pelo «Não».

Directiva dos Serviços

A sessão plenária do Parlamento Europeu (PE) concentra sempre um volume de questões colossal, pelo número de assuntos a debater e decidir no...
Internacional

Encontro reafirma solidariedade

Ângelo Alves, membro da Comissão Política do CC, deslocou-se ao Líbano, entre os passados dias 16 e 21 de Novembro, em representação do PCP e a convite do Partido Comunista Libanês.

9.º Congresso do Partido FRELIMO

Sob o lema Unidos na luta contra a pobreza / FRELIMO a força da mudança, realizou-se de 10 a 14 de Novembro em Quelimane, capital da Zambézia,...

Mudança decorativa

A administração Bush reagiu prontamente à derrota eleitoral anunciando a substituição do secretário de Defesa, Donald Rumsfeld. A sua demissão...
Argumentos
TVisto

A Caça

Na última emissão de «A Voz do Cidadão», título simpático e apelativo mas um pouco enganador do programa do Provedor dos Telespectadores da...
Religiões

A paranóia do Poder

Os psiquiatras dizem que paranóia é inicialmente delírio que depois se desenvolve numa lógica aparente. Também o mundo que os capitalistas...

Autor: Monginho

Aconteceu

ASPP exige mais segurança

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) exigiu que o Ministério da Administração Interna (MAI) aumente o efectivo da...

Governo retira direitos a deficientes

Em carta aberta ao primeiro-ministro de Portugal, 25 organizações de pessoas com deficiência manifestaram, na passada semana, o seu «frontal...

Solidariedade com Cuba

Promovido pelo Núcleo de Almada da Associação de Amizade Portugal-Cuba, cerca de uma centena de pessoas participou, domingo, no Teatro...

Debate sobre a Saúde, no Seixal

Terça-feira, 28, às 21h00, realiza-se no Seixal, na Timbre Seixalense, um debate subordinado ao...

VI Assembleia da Organização Regional do Algarve

Sexta-feira, 1 de Dezembro, às 10h00, realiza-se em Faro, no Auditório da Universidade do...

Assembleia da Célula da Organização dos ENVC

Hoje, 23, às 16h45, realiza-se no CT de Viana do Castelo (R. Manuel Espregueira), a Assembleia da...

X Assembleia da Organização Concelhia de Setúbal

Domingo, 26, às 10h00, realiza-se a X Assembleia da Organização Concelhia de Setúbal. A...

VIII Assembleia da Organização Concelhia de Faro

Domingo, 26, às 14h30, realiza-se em Faro, na COOPPOFA, com a participação de Rui Fernandes,...

VI Assembleia da Organização Concelhia de Lagos

Domingo, 26, às 15h00, realiza-se a VI Assembleia da Organização Concelhia de Lagos. Na...

IV Assembleia da Organização Concelhia de Silves

A IV Assembleia da Organização Concelhia de Silves, que se realiza no domingo, 26, às 10h00, no...

Assembleia da Organização do PCP na Suíça

Domingo, 26, realiza-se, em Thun, a Assembleia da Organização do PCP na Suíça. Manuela Pinto...

II Assembleia da Organização da Célula dos Trabalhadores da Autoeuropa

Com a participação de José Casanova, membro da Comissão Política do PCP, realiza-se no domingo,...

I Assembleia da Organização dos Reformados do SCAE

Terça-feira, 28, às 15h00, realiza-se no CT Vitória, em Lisboa, com a participação de Marília...

«O Partido com Paredes de Vidro», no Barreiro

«O Partido com Paredes de Vidro» é o livro que, na sexta-feira, 24, às 21h00, vai ser debatido no...

«Rumo à Vitória, as Tarefas do Partido na Revolução Democrática e Nacional», em Évora

Quarta-feira, 29, às 21h00, vai ser debatida em Évora, no Hotel D. Fernando, a obra de Álvaro...

«A Revolução Portuguesa, o Passado e o Futuro», é o livro de Álvaro Cunhal que encerra o ciclo de...

A semana em resumo