Convergência nos transportes

De 30 de Novembro a 7 de Dezembro, os sindicatos dos transportes vão realizar plenários, greves e outras iniciativas, de forma convergente.
A decisão foi tomada no dia 14, numa reunião de representantes dos trabalhadores, promovida pela Festru (federação de transportes rodoviários e urbanos), pelo Sindicato dos Ferroviários, o Sitava (aviação e aeroportos), o Simamevip (marinha mercante, transitários e agências de viagens), o Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante e o Sindicato dos Capitães, Oficiais, Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante.
Reclamando mudança de política no sector, os representantes dos trabalhadores reclamam um plano nacional de transportes, uma forte participação estatal nas transportadoras, o respeito pela contratação colectiva, o crescimento dos salários (com um aumento mínimo de 30 euros), a manutenção da Segurança Social pública, universal e solidária e a revogação das normas gravosas do Código do Trabalho.
Na Refer, está marcada uma greve de 24 horas para dia 30, pela negociação do Regulamento de Carreiras, pelo direito às dispensas quadrimestrais remuneradas (vigente nas demais empresas do grupo CP), pelo cumprimento integral do Acordo de Empresa e pelo fim da discriminação salarial contra 4500 trabalhadores.
Para exigirem o pagamento de salários em atraso, os trabalhadores da Transado, que assegura as ligações fluviais entre Setúbal e Tróia, decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir de 1 de Dezembro.


Mais artigos de: Trabalhadores

O dia de todos os protestos

A manifestação nacional de sábado será o dia de todos os protestos contra a destruição de serviços públicos e de direitos laborais fundamentais, por mudança de políticas.

PCP apoia «luta corajosa»

Jerónimo de Sousa esteve anteontem com os trabalhadores da Pereira da Costa, expressando-lhes a solidariedade activa dos comunistas e exigindo intervenção do Governo para repor a legalidade na empresa.

Contra a destruição das carreiras

Durante mais de 49 horas, entre os dias 15 e 17, resistindo ao frio e à chuva, os professores efectuaram uma vigília, frente ao Ministério, em defesa das carreiras.

Luta firme nos CTT pelo emprego e o futuro

Os trabalhadores dos centros de tratamento postal iniciaram segunda-feira, com uma adesão de cerca de 80 por cento, uma série de greves parciais, de duas horas e meia por turno, contra decisões da administração dos CTT que ameaçam destruir centenas de postos de trabalho, minam a qualidade do serviço e põem em causa o...

Jornalistas chamados a defender a Caixa

O Sindicato dos Jornalistas desencadeou uma jornada nacional de defesa da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas, incluindo a recolha de apoios a um manifesto e a realização de reuniões em capitais de distrito, para analisar outras acções a desenvolver.Em comunicado, no dia 15, o SJ manifestou a sua...

Ataque aos reformados nos lanifícios

O Sindicato Têxtil da Beira Baixa alertou, num plenário realizado dia 16, frente ao Centro de Saúde da Covilhã, para a tentativa do Governo de acabar com a comparticipação total nos medicamentos para os pensionistas do sector dos lanifícios, medida que traria graves prejuízos aos cerca de 8800 beneficiários, só no...