Assembleia de Gouveia

Em prol do desenvolvimento

É urgente «resgatar» o concelho de Gouveia do marasmo e da degradação social, concluiu, no passado dia 5, a Assembleia da Organização Concelhia de Gouveia do PCP.

Os comunistas apostam nos jovens para o desenvolvimento do concelho

Para as dezenas de pessoas que participaram na Assembleia, 72 entre delegados e convidados, a responsabilidade cabe às políticas levadas a cabo pelo PS e PSD a nível local como nacional, e que têm vindo a conduzir à crescente desertificação do concelho. Assim, para ultrapassar a situação, é desde logo necessário proceder-se à elaboração de um Plano de Desenvolvimento Estratégico que permita a criação de emprego e a captação de novos investimentos e «tire partido dos saberes profissionais instalados, dos recursos naturais, da capacidade empreendedora dos pequenos e médios empresários».
A agricultura, a saúde, a segurança social, o ensino ou o emprego foram alguns temas abordados nas muitas intervenções que se verificaram ao longo do processo de discussão do projecto de Resolução Política que adianta, entretanto, um conjunto de propostas indispensáveis ao concelho de Gouveia.
Outra proposta vai no sentido da criação de um Gabinete de Apoio às Empresas, «que estimule a criação de micro e pequenas empresas» e «auxilie e aconselhe» à modernização do tecido empresarial, tornando-o mais competitivo, particularmente no que diz respeito a indústrias tradicionais como Têxteis, Madeiras ou Lacticínios. Um Gabinete que esteja também vocacionado para a elaboração de projectos e a criação de infra-estruturas para «a instalação e arranque de novas empresas».

Em defesa das populações

«Um PCP mais forte, para um concelho de Progresso», era, aliás, o lema da Assembleia, que contou com a participação de Carlos Gonçalves, membro da Comissão Política do PCP.
Para o desenvolvimento do concelho, a Assembleia, que elegeu uma nova Comissão concelhia, compostas de 13 elementos, aposta fundamentalmente na participação dos jovens, das suas ideias e opiniões, bem como nas das Energias Renováveis, desde a sua utilização seja sustentável, não ponha em causa as condições de vida das populações ou prejudique o meio ambiente
A aproximação do concelho aos grandes centros de decisão e aos mercados nacionais e internacionais revelou-se outra preocupação dos comunistas de Gouveia, que apresentaram várias propostas para a melhoria da rede viária e das acessibilidades dentro do território concelhio.
A luta pela defesa da água como bem público que não pode ser motivo de negócio, foi um compromisso igualmente assumido pela Assembleia, que não quer ver a população mais carenciada a pagar a água mais cara ou o abastecimento do concelho – que exporta água para todo o País e até para o estrangeiro – dependente da água da Barragem da Sr.ª do Desterro, em Seia.


Mais artigos de: PCP

Segurança Social

Para ontem, ao final da manhã, o Partido convocou uma conferência de imprensa, onde os camaradas Fernanda Mateus, da Comissão Política, e Jorge Machado, deputado na Assembleia da República, iriam pronunciar-se sobre a proposta de Lei de Bases da Segurança Social, apresentada pelo Governo – tema que trataremos no próximo...

Organizar para intervir e lutar

A VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, realizada no sábado, dia 18, definiu o reforço da organização e intervenção do Partido como o meio mais seguro para dar combate à política de direita e abrir caminho à alternativa política de que o País necessita.

Uma construção colectiva

A VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP elegeu um novo organismo dirigente, composto por 88 membros. Tal como tinha já sido enunciado nos critérios para a eleição da nova direcção, o número de membros foi reduzido. A anterior DORL contava com 121 elementos. Luís Fernandes, da DORL e do Comité Central,...

Intervir sobre a realidade concreta

A VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP analisou as mutações ocorridas no distrito e traçou orientações para melhor intervir.

Reconquistar maiorias

A Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP traçou os objectivos eleitorais para as eleições autárquicas que terão lugar em 2009. Coube a Carlos Chaparro, do Comité Central e da DORL, enumerá-los na sua intervenção: «Afirmar a CDU como alternativa em todo o distrito, tendo como objectivo aumentar o número de...

«Combater a descrença e o fatalismo»

Jerónimo de Sousa está confiante na possibilidade de outro caminho e outras soluções para o País. Encerrando a VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, o secretário-geral comunista reafirmou o empenhamento do Partido na construção de uma nova política democrática e de esquerda que tenha por objectivo central a «elevação da qualidade de vida dos portugueses e o desenvolvimento sustentado e equilibrado do País».

Mais e melhor Partido

«Melhor Organização, Mais Partido, Melhor Concelho» foi o lema da IX Assembleia da Organização Concelhia de Castelo Branco do PCP, realizada no dia 4 de Novembro.

A luta é o caminho!

A I Assembleia da Organização Concelhia de Alcoutim do PCP, reunida no passado dia 12, em Alcoutim, fez o balanço à situação política e social do concelho e apontou medidas para o reforço da organização partidária, nomeadamente com a criação de novos organismos em algumas freguesias e o recrutamento de novos militantes.

Unidade mais forte

A Assembleia da Organização Concelhia de Tavira do PCP, realizada no dia 11 de Novembro, discutiu e aprovou uma Resolução Política que estabelece os objectivos de trabalho futuro e elegeu uma nova Comissão Concelhia. Eleitos foram também os delegados à Assembleia da Organização Regional do Algarve, a realizar no dia 1 de...

IV Assembleia critica Governo

A IV Assembleia da Organização da Administração Pública Central de Coimbra do PCP reuniu, no dia 11 de Novembro, aprovando por unanimidade a Resolução Política, depois de a enriquecerem ao longo do debate com inúmeras propostas de alteração e adendas.

Uma obra que mantém a actualidade

«A verdade e a mentira na revolução de Abril» foi a obra de Álvaro Cunhal debatida no sábado passado, no Porto, no âmbito do ciclo de debates promovido pelo PCP sobre cinco das obras teóricas mais emblemáticas daquele dirigente.

A «obsessão» do défice

O PIDDAC 2007 continua a suscitar críticas nas organizações regionais e locais do PCP. E indignadas com a «obsessão» do Governo com o défice, vão apresentar um vasto conjunto de propostas para introduzir no documento, na tentativa de minimizar carências e insuficiências detectadas.

A não esquecer!

A exposição «Do Tarrafal: chegaram tão vivos os mortos... Uma memória que não se pode perder», que esteve patente ao público no Centro de Trabalho do PCP na Venteira, Amadora, encerrou na sexta-feira passada, com a participação de José Casanova, membro da Comissão Política.