As eleições presidenciais estão aí. Não é demais salientar o carácter insubstituível da candidatura de Jerónimo de Sousa, bem como a necessidade de um envolvimento geral de todo o Partido na campanha, que não pode ficar reduzida à cobertura crescentemente discriminatória de que é alvo pela comunicação social.
A situação das mulheres não resulta de um fatalismo político ou da falta de políticas alternativas, afirmou Jerónimo de Sousa, perante uma assembleia de cerca de centena e meia de mulheres, na segunda-feira passada.
Jovens do norte do País manifestaram, no sábado, o seu apoio a Jerónimo de Sousa, um candidato que consideram da sua geração – a que luta em defesa da escola pública e do trabalho com direitos.
O PCP está mais forte e mais ligado aos trabalhadores e à população do distrito do Porto. Esta foi uma das principais conclusões da 7.ª Assembleia da Organização Regional do Porto, realizada no passado dia 11, que fica também marcada por uma grande renovação e rejuvenescimento nos organismos dirigentes.
Não se pode discutir o Partido e a sua organização e intervenção isolado da realidade em que este intervém e pretende transformar. Assim fizeram os comunistas do Porto, na preparação da sua assembleia.
Intervindo no final da 7.ª Assembleia da Organização Regional do Porto, Jerónimo de Sousa destacou a importância das próximas eleições presidenciais na luta contra a política de direita.
Só na Unidade Territorial do Porto há 79567 cidadãos deficientes, 80 por cento dos quais sem qualquer estrutura de apoio (censo de 2001), denunciou a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP.
A greve nacional da administração local registou uma forte adesão dos trabalhadores, estimada pelos sindicatos num nível global de 70 por cento, reflexo do crescente descontentamento face à ofensiva do Governo.
A revisão do «programa de estabilidade e crescimento», com redução do crescimento económico e do emprego e com subida do desemprego, também vem mostrar a necessidade de mudar de política.
No dia em que o PS reiterou a manutenção das normas mais gravosas do Código do Trabalho, na Assembleia da República, a CGTP-IN efectuou uma Tribuna Pública para exigir a sua revogação.
As ORTs da Petrogal, GDP e Galp Energia consideram que a alienação de parte da Galp Energia e a nova refinaria são opções altamente lesivas para o País.
«A luta dos trabalhadores obrigou a administração da Autoeuropa a sentar-se à mesa das negociações», salienta-se no boletim informativo da célula do PCP na empresa.
Em plenário realizado dia 6, os trabalhadores das Pirites Alentejanas decidiram solicitar uma reunião urgente ao ministro da Economia, «em qualquer dia, incluindo o dia de Natal», para poderem entrar no novo ano com novos salários e para que em 2006 termine a sucessão de obstáculos à retoma da exploração nas minas de Aljustrel.
O «Guia dos Direitos dos Trabalhadores» – agora disponibilizado em formato digital no site da CGTP – aborda 17 temas e procura esclarecer as dúvidas sobre a legislação laboral.
O PS prepara-se para chumbar hoje o projecto do PCP que revoga disposições gravosas do Código do Trabalho. Ao fazê-lo, contrariando o que dissera quando era oposição, opta pela manutenção de normas que diminuem a autonomia colectiva, reduzem a liberdade contratual e limitam a liberdade sindical.
Alvo de duras críticas do PCP continua a ser o comportamento do Governo na questão dos aviões da CIA utilizados à escala global em operações de sequestro de suspeitos enviados para prisões onde são sujeitos às piores torturas e sevícias.
Milhares de pessoas percorreram as ruas de Grândola no sábado em protesto contra o possível encerramento do serviço de internamento e do serviço de urgências do centro de saúde.
Os agricultores de Pombal e Viseu protestaram contra as políticas que o Governo e a União Europeia implementam no sector e apresentaram um conjunto de reivindicações para melhorar a sitaução.
A Confederação dos Sindicatos Irlandeses organizou, na sexta-feira, dia 9, uma jornada de solidariedade com os cerca de 550 trabalhadores da Irish Ferries, em greve desde há três semanas.
A procuradoria do Norte da Irlanda desistiu do processo contra três irlandeses acusados de pertencerem a uma alegada rede de espionagem do IRA no Parlamento de Stormont, caso que levou à queda do governo partilhado entre unionistas e republicanos em Outubro de 2002.
A adesão maciça a uma greve de dois dias na imprensa, rádio, televisão e agências deixou a Itália praticamente sem notícias durante todo o passado fim-de-semana.
Os prémios Nobel José Saramago, Adolfo Pérez Esquivel e Nadine Gordimer; e os académicos Noam Chomsky e Salim Lamrani divulgaram a 12 de Dezembro uma declaração, que a seguir se transcreve na íntegra, exigindo o respeito pela soberania da Venezuela.
A primeira vez que esteve em Portugal, a força de Abril espalhava a Reforma Agrária pelos campos alentejanos. O povo deitava as mãos à terra e tomava partido, construindo formas de propriedade igualitárias e caminhos fraternos nas relações sociais de produção.
A experiência marcou profundamente Marcos Domich pela demonstração de capacidade transformadora, «sobretudo na Europa Ocidental, onde os caminhos da revolução pareciam fechados», confessou.
Quase trinta anos passados, o agora primeiro secretário do Partido Comunista da Bolívia regressou a Vale de Vargo, no concelho de Serpa, desta feita para uma conferência organizada pelo Resistir.info .
As maiorias absolutas têm, nos Açores, uma elevadíssima quota-parte de responsabilidade por todos os desvios, distorções, manobras ilegítimas e opções erradas que marcaram de forma demasiadamente forte a governação açoriana desde sempre. No dia 9 de Outubro, os faialenses deram o melhor resultado absoluto de sempre à CDU, o que lhes dá uma garantia sólida de que o Faial será melhor defendido e desenvolvido.