O flagelo do aborto clandestino

As responsabilidades do PS

A bancada comunista desafiou o PS a retomar o processo legislativo de despenalização do aborto. O repto foi lançado pelo deputado António Filipe, em debate suscitado a propósito da mensagem do Presidente da República proferida após o Tribunal Constitucional declarar inconstitucional a proposta do PS de realizar um referendo sobre o aborto. Recorde-se que a posição daquele Tribunal foi tomada em Outubro e baseou-se na consideração de que a primeira sessão legislativa é a que vigora desde a tomada de posse da Assembleia da República em Março deste ano.
«Neste momento a única forma de resolver a questão do aborto é o PS aceitar discutir na especialidade o projecto de lei [do PS] que foi aprovado na generalidade», sustentou o deputado comunista, contestando a posição da bancada socialista que, por intermédio de Vitalino Canas, dissera antes que «a única forma de resolver o problema é realizando o referendo».
António Filipe condenou ainda «a forma errática como o PS tem conduzido este processo», acusando-o de «criar trapalhadas em torno da realização de um referendo» em relação ao qual nem sequer há certezas quanto à data ou mesmo se virá a ser realizado.
«A direita faz tudo para que a questão não se resolva e conta com a colaboração prestimosa do PS», concluiu António Filipe, fazendo notar que a actual maioria parlamentar «tem responsabilidade política perante o país e as mulheres que interrompem a gravidez».
Às críticas do PCP juntaram-se também as do Partido Ecologista «Os Verdes» que, pela voz da deputada Heloísa Apolónia, acusou igualmente o PS de «servir os interesses da direita».


Mais artigos de: Assembleia da República

Revogar normas<br> que servem o patronato

O PS prepara-se para chumbar hoje o projecto do PCP que revoga disposições gravosas do Código do Trabalho. Ao fazê-lo, contrariando o que dissera quando era oposição, opta pela manutenção de normas que diminuem a autonomia colectiva, reduzem a liberdade contratual e limitam a liberdade sindical.

PCP condena atitude do Governo

Alvo de duras críticas do PCP continua a ser o comportamento do Governo na questão dos aviões da CIA utilizados à escala global em operações de sequestro de suspeitos enviados para prisões onde são sujeitos às piores torturas e sevícias.

Direitos sob o fogo do Governo

São hoje votados os três projectos de resolução do PCP que pedem a revogação de outros tantos diplomas relativos ao regime de aposentação dos profissionais da PSP, ao regime jurídico da assistência na doença naquela força policial e na GNR, e, por último, ao regime de passagem à reserva e à reforma dos militares da...

Urge mais acção e combate

O PCP quer saber o que o está a ser feito pelo Governo para combater o insucesso escolar. Uma diligência nesse sentido foi recentemente accionada pelo deputado Miguel Tiago, sob a forma de requerimento, visando apurar, simultaneamente, quais os mecanismos de monitorização e estudo do abandono escolar que estão a ser...