Num País com graves problemas económicos e sociais a que não são alheios um modelo de desenvolvimento económico assente na baixa formação dos portugueses e nos baixos salários, a solução passa obrigatoriamente por uma aposta séria no desenvolvimento de uma política educativa que assuma a educação como um valor estratégico para o desenvolvimento do País e para o reforço da identidade nacional, e um investimento numa Escola Pública de Qualidade e com a gratuitidade de todo o ensino público como prioridade estratégica.
A vitória eleitoral da CDU em Alcochete está relacionada com a campanha de reforço do PCP, segundo Luís Franco, o novo presidente da Câmara Municipal, e Virgolino Rodrigo, o responsável pela organização local do Partido. O contrário também é válido: esta sucesso contribuirá para o crescimento do PCP.
Na véspera da entrega no Tribunal Constitucional das assinaturas necessárias à formalização da candidatura de Jerónimo de Sousa à Presidência da República, o candidato fez uma declaração sobre Soberania, Defesa Nacional e Forças Armadas, na qual defendeu os princípios irrenunciáveis da independência e soberania nacionais e exigiu a dissolução da NATO e outros blocos político-militares.
Economistas, sindicalistas e especialistas de várias áreas participaram, no dia 28, numa audição sobre os problemas da economia portuguesa. Romper com o modelo neoliberal é o caminho para a saída da crise.
Dezenas de pessoas acolheram Jerónimo de Sousa, domingo, numa sessão pública realizada no salão da Associação de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém.
Também entre os portugueses que vivem no estrangeiro, as eleições presidenciais são seguidas com atenção e a simpatia e o apoio à candidatura de Jerónimo de Sousa não param de aumentar. Entre os dias 25 e 26, o candidato presidencial comunista participou em reuniões, convívios e outras iniciativas em Bruxelas e em Osnabrück, junto com as comunidades portuguesas e com os seus representantes.
Ao jurar cumprir e fazer cumprir a Constituição, o Presidente da República deve defender o Estado Democrático consagrado na Lei Fundamental das ofensivas neoliberais, afirmou Jerónimo de Sousa, no passado dia 24.
A situação política presente e, ainda, o PIDDAC continuam a ser analisados pelas organizações do PCP que preocupadas com o agravamento da qualidade de vida dos trabalhadores, apontam medidas para minimizar a crise.
Na Quinta da Atalaia, sábado, foi dado um importante passo para o reforço das organizações de base dos trabalhadores e para uma melhor intervenção dos comunistas nas empresas, onde é mais acesa a luta de classes.
Mais de meio milhar de trabalhadores com salários em atraso, desempregados e activistas sindicais desfilaram dia 24, em cordão humano, do Chiado a São Bento, contra o desemprego.
O café concerto promovido, no sábado, pela Organização dos Jovens Trabalhadores de Lisboa da JCP tinha como objectivo esclarecer os trabalhadores dos call centers sobre os seus direitos e incentivá-los à luta. E conseguiu...
Há muito trabalho a fazer para alcançar a paridade dos sexos no acesso ao ensino primário e secundário, como mostra o último relatório da Unicef. Quase 115 milhões de crianças não frequentam a escola.
Avolumam-se os indícios e factos que confirmam a utilização do espaço aéreo nacional por aviões da CIA em missões que são puros actos de terrorismo e barbárie.
Termina hoje no Parlamento, com as votações na especialidade e final global, o processo de debate relativo ao Orçamento do Estado para 2006. Dele nada há a esperar de bom nem para os trabalhadores nem para o País, adverte o PCP, que, por isso, votará contra.
Dezenas de pessoas portadoras de deficiência concentraram-se sexta-feira frente à Assembleia da República para exigir medidas que lhes permitam igualdade no mercado de trabalho, nas acessibilidades, educação e melhores cuidados de saúde.
Quatro dos oito sindicatos dos caminhos-de-ferro franceses chegaram a acordo com a administração da empresa pública, na terça-feira, 22, após o início de uma greve que durou 24 horas.
Os ministros da Agricultura dos Vinte e Cinco aprovaram a reforma do sector do açúcar que provocará a extinção desta indústria em vários países, designadamente Portugal.
O vice-presidente brasileiro, José Alencar, falando um seminário do Partido Social Brasileiro (PSB), na passada sexta-feira, criticou duramente a política económica do governo de Lula, afirmando que as promessas da campanha eleitoral de 2002 ainda não chegaram ao poder.
O exército marroquino deteve, nas últimas duas semanas, dezenas de pessoas nos territórios ocupados do Saara Ocidental respondendo com repressão aos protestos populares.
Não são já somente os cérebros da Casa Branca e do Pentágono que se esforçam por compreender as causas do crescente prestígio internacional do presidente da Venezuela. Cientistas sociais das grandes universidades dos EUA estão a dedicar uma atenção especial ao estudo daquilo que nos meios académicos é chamado «o fenómeno Chávez».
A fulgurante ascensão do líder caribenho como personalidade mundial perturba sobretudo os intelectuais do establishment. Não encontram para ela explicação satisfatória.
Era um homem calmo, ponderado, organizado. No tempo do governo PSD/CDS-PP, assumia uma atitude crítica face às questões da Área Metropolitana de Lisboa. Vinha do Barreiro, chegava à Conferência de Representantes da Assembleia Metropolitana e assumia o seu papel de oposição activa perante o governo PSD/CDS-PP e o que ia sendo anunciado acerca das propostas de Lei nºs 10/2003 e 11/2003, de Miguel Relvas, que estavam em preparação.