Vila Real de Santo António

Pôr à frente os interesses das populações

A Comissão Concelhia de Vila Real de Santo António do PCP está a acompanhar o funcionamento dos novos órgãos autárquicos do concelho.

O PCP não altera o seu comportamento nos órgãos autárquicos

Segundo o PCP, esse acompanhamento é feito dentro do princípio sempre seguido pelos seus eleitos, de tudo fazer para que os interesses das populações sejam acautelados, as regras do regime democrático cumpridas e aplicada a transparência de processos nas decisões.
A declaração surge na sequência de afirmações, em especial da parte do PS, sobre a existência de uma coligação do PCP com o PSD. Independentemente de se saber que estes dois partidos são divergentes, sabido é também, diz o PCP, que ontem em maioria, como hoje em minoria, o comportamento do PCP não se altera e os seus eleitos dão sempre o melhor do seu esforço para o benefício das populações.
Tais afirmações não passam, assim, «de interpretações de conveniência política», já que o PCP nunca bloqueou o funcionamento dos órgãos autárquicos, sempre se manifestando «disponível para participar nos executivos com os seus eleitos e receber pelouros». Infelizmente, durante os anos em que geriu a Câmara Municipal o PS entendeu que «quem ganha governa» e nunca quis ceder pelouros à CDU nem partilhar cargos nas Juntas de Freguesia com os eleitos do PCP.
Pelos vistos o PSD – que ganhou as eleições no concelho de Vila Real de Santo António - teve um entendimento diferente, atribuindo pelouros e um tempo inteiro ao vereador da CDU e cargos nas juntas de freguesia, que o PCP aceitou para, sem abdicar da sua independência política, melhor poder contribuir para o bem-estar das populações. Os seus eleitos aprovarão, assim, todas as propostas neste sentido, venham elas do PS ou do PSD, tal como estão à vontade para apresentar propostas que entendam contribuir para o cumprimento desse objectivo.
O eleitorado da CDU e a população do concelho compreende seguramente esta atitude política e continuarão a reconhecer o carácter de esquerda do PCP e dos seus aliados na CDU.
Aliás, os trabalhadores e o povo – fortemente prejudicados pela política do actual Governo – podem estar certos, reitera a Concelhia de Vila Real de Santo António, que na primeira linha de combate em defesa dos seus interesses encontrarão sempre os comunistas.

Festas de Fim do Ano

Face à intenção de transferir a festa do Fim de Ano de Vila Real de Santo António para Monte Gordo, anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Eng.º Luís Gomes, o PCP considera que «não devem ser criados novos eventos turísticos liquidando festas populares», pois há já «tradições arreigadas e nascidas da espontaneidade» das populações, como é o caso da passagem de ano na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António.
Esta festa é cada vez mais um local de encontro, convívio e confraternização de largos milhares de vilarealenses e a alternativa para muitos daqueles que, sem família ou dinheiro para outros reveillons, ali encontram uma forma de comemorar a chegada de um novo ano.
Embora não se opondo à criação de uma festa de Fim de Ano no coração da Baía de Monte Gordo, até porque é promovida em moldes bem estruturados e profissionais e dentro do calendário de animação turística do concelho, o PCP entende que esta não deverá ser feita à custa da Festa de Fim do Ano de Vila Real de Santo António.


Mais artigos de: Nacional

Vigília contra a discriminação

Dezenas de pessoas portadoras de deficiência concentraram-se sexta-feira frente à Assembleia da República para exigir medidas que lhes permitam igualdade no mercado de trabalho, nas acessibilidades, educação e melhores cuidados de saúde.

Governo aumenta Taxas Moderadoras

Cresce o rol dos aumentos de bens e serviços anunciados pelo Governo, uns já concretizados outros a concretizar brevemente.«Isto porque ficámos a saber por informação recente do Ministério da Saúde em sede de Assembleia da República que as taxas moderadoras vão também ser sujeitas a um aumento dos seus valores igual ao...

Palmela solidária com Cabo Verde

A Câmara Municipal de Palmela está a promover, até 6 de Janeiro, a 5.ª campanha de solidariedade a favor das crianças dos municípios de Cabo Verde com os quais tem vindo a estreitar laços de cooperação - S. Filipe, na Ilha do Fogo, e Praia, na Ilha de Santiago.O apoio da população é fundamental para o sucesso desta...

Inaugurado o Centro de Artes de Sines

O Centro de Artes de Sines foi inaugurado sábado com uma exposição da pintora Graça Morais, uma obra produzida durante os três meses de permanência da artista plástica no concelho. «Os olhos azuis do mar» é o tema da obra composta por um conjunto de 20 peças, nas quais se destacam quatro telas de grandes dimensões e uma...

«STOP às alterações climatéricas»

Conjuntamente com os outros partidos ecologistas e uma rede de associações e movimentos ecologistas a nível mundial, «Os Verdes» declararam «guerra» às alterações climatéricas, lançando a campanha «STOP às alterações climatéricas».Várias acções estão previstas no quadro desta campanha internacional, com ponto alto, que...