Jerónimo de Sousa com comunidades portuguesas

Também entre os portugueses que vivem no estrangeiro, as eleições presidenciais são seguidas com atenção e a simpatia e o apoio à candidatura de Jerónimo de Sousa não param de aumentar. Entre os dias 25 e 26, o candidato presidencial comunista participou em reuniões, convívios e outras iniciativas em Bruxelas e em Osnabrück, junto com as comunidades portuguesas e com os seus representantes.
Em Osnabrück, na Alemanha, Jerónimo de Sousa visitou a representação consular naquela cidade e encontrou-se com os responsáveis pela representação. Na visita, foi possível constatar como eram justas as reivindicações dos emigrantes (com o apoio do PCP) contra o encerramento do Consulado de Carreira. Agora, o consulado português naquela cidade depende do de Hamburgo e viu ser-lhe reduzidas responsabilidades. A luta pela manutenção do consulado iniciou-se durante o governo do PSD, chefiado por Durão Darroso, que trouxe às ruas em manifestação, centenas de emigrantes.
O candidato encontrou-se ainda com representantes do Conselho das Comunidades Portuguesas da Alemanha e destacou a importância deste órgão para os emigrantes, aliás, o único órgão eleito pelas comunidades. O candidato visitou também as instalações do rancho folclórico Arco-Íris e, numa pequena intervenção, destacou a importância deste grupo (e de outros semelhantes) para a defesa da cultura portuguesa. No encontro com o Centro Português de Osnabrück, Jerónimo de Sousa esteve com o presidente desta associação e participou num jantar que reuniu mais de cem pessoas. Nesta ocasião, teve a oportunidade de anunciar que o PCP apresentou na Assembleia da República uma proposta de reforço de verba no orçamento de estado para 2006 para garantir o funcionamento desta importante estrutura representativa dos emigrantes e que, tal como já aconteceu em relação a outras propostas que foram votadas na semana passada, tememos que também esta seja chumbada.

Bélgica e Luxemburgo

Na Bélgica, o candidato presidencial comunista participou num convívio nas instalações da Associação dos Portugueses Emigrantes na Bélgica (a maior e mais antiga associação de portugueses naquele país). Recebido com grande simpatia pelas mais de cem pessoas presentes (muitas não dispensaram uma fotografia com o candidato), Jerónimo de Sousa não deixou, na sua intervenção, de criticar aqueles que não cumprem a Constituição da República Portuguesa, na parte em que ela garante aos emigrantes o ensino da língua e cultura portuguesas. Também a degradação dos serviços consulares – ao nível material, humano e de serviços – foi duramente criticada.
Nas palavras que dirigiu aos presentes, Jerónimo de Sousa não esqueceu de afirmar a sua candidatura como aquela que mais frontal e coerentemente combate a direita e que melhor garante a defesa da Constituição da República Portuguesa e tudo o que ela representa de avançado.
Prevista estava também a visita ao Luxemburgo, mas o forte nevão que se fez sentir inviabilizou o tráfego aéreo e a partida de Dusseldörf. Mas mesmo sem a presença do candidato, os apoiantes da sua candidatura realizaram, como previsto, o almoço, que juntou dezenas de emigrantes e contou com a participação do mandatário naquele país, Manuel Casanova.

Campanha na Suíça

Sem Jerónimo de Sousa, porque não estava prevista a sua deslocação àquele país, o organismo de direcção do PCP na Suíça reuniu, domingo, em Thun, com o objectivo de planificar a campanha presidencial. Entre as muitas ideias surgidas, é de realçar a convicção de que se poderá ter vencido o preconceito que ainda existia em muitos eleitores em relação a Jerónimo de Sousa. Para os comunistas da Suíça, é necessário um grande envolvimento e mobilização para obter um grande resultado. Neste encontro, participou o mandatário na Alemanha, Luciano Caetano da Rosa.


Mais artigos de: Em Foco

Uma vitória consistente e séria

A vitória eleitoral da CDU em Alcochete está relacionada com a campanha de reforço do PCP, segundo Luís Franco, o novo presidente da Câmara Municipal, e Virgolino Rodrigo, o responsável pela organização local do Partido. O contrário também é válido: esta sucesso contribuirá para o crescimento do PCP.

Independência e soberania <br>Valores inalienáveis

Na véspera da entrega no Tribunal Constitucional das assinaturas necessárias à formalização da candidatura de Jerónimo de Sousa à Presidência da República, o candidato fez uma declaração sobre Soberania, Defesa Nacional e Forças Armadas, na qual defendeu os princípios irrenunciáveis da independência e soberania nacionais e exigiu a dissolução da NATO e outros blocos político-militares.

Romper com o modelo neoliberal

Economistas, sindicalistas e especialistas de várias áreas participaram, no dia 28, numa audição sobre os problemas da economia portuguesa. Romper com o modelo neoliberal é o caminho para a saída da crise.

Entregues mais de 14 mil assinaturas

Jerónimo de Sousa foi o primeiro candidato presidencial a entregar as assinaturas necessárias à formalização da sua candidatura. O candidato comunista, acompanhado pelo mandatário nacional, Mário Nogueira, e por diversos membros da sua comissão nacional, entregou cerca de 14 300 assinaturas no Tribunal Constitucional. A...

Uma candidatura com horizontes largos

Dezenas de pessoas acolheram Jerónimo de Sousa, domingo, numa sessão pública realizada no salão da Associação de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém.

Pelos direitos de quem trabalha

Que o mundo do trabalho apoia Jerónimo de Sousa para a presidência da República , já tinha sido verificado no grande almoço do Seixal, no qual participaram mais de 1000 dirigentes e delegados sindicais, membros de Comissões de Trabalhadores e representantes dos trabalhadores nas comissões de saúde, higiene e segurança....

Defender o Estado de Abril

Ao jurar cumprir e fazer cumprir a Constituição, o Presidente da República deve defender o Estado Democrático consagrado na Lei Fundamental das ofensivas neoliberais, afirmou Jerónimo de Sousa, no passado dia 24.

Somam-se os apoios

Depois de apresentada a Comissão Nacional de Apoio à candidatura presidencial de Jerónimo de Sousa, prosseguiu a recolha de apoios e mais cidadãos se juntaram à imensa lista que personalidades apoiantes desta candidatura. São eles: António Miranda Ribeiro, advogado; Augusto Silva Gomes, industrial de táxis; Carlos...

Jerónimo com apoiantes

O candidato do PCP às eleições presidenciais de 22 de Janeiro participou, segunda-feira à noite, na Voz do Operário, num jantar com algumas centenas de apoiantes, da cidade de Lisboa. Ontem, de manhã, o secretário-geral do Partido esteve, no âmbito da campanha eleitoral, com os trabalhadores da Lisnave, em Setúbal. Hoje...