PCP
Mais força à CDU para combater o aumento do custo de vida
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Metamorfoses
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Receita canibal
Actual
O problema não é de meios, é de opções
Actual
Três expressões
Actual
Os noticiários e o negócio da doença
Abril conversas mil, o podcast do PCP nos 50 anos da Revolução
Para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, o PCP criou um podcast.
Mas o que é um podcast? – perguntarão alguns, porventura menos activos nas andanças digitais e, assim, menos familiarizados com os seus conceitos. É um conteúdo de áudio (ou vídeo) que fica disponível para audição ou visualização a qualquer altura.
Para este podcast, intitulado Abril Conversas Mil, o PCP convidou – e convidará ainda – personalidades que chegam de lugares muito diversos e com múltiplas experiências de vida. Vêm da música, da cultura, da televisão, do desporto. Alguns já eram nascidos em 1974, outros vieram muito depois. Não são comunistas, mas convergem com o Partido em muitas batalhas por Abril.
Alma Rivera, Bruno Dias, João Oliveira e Margarida Botelho são os anfitriões destas reflexões sobre Abril – ou seja, sobre o País que temos e o País que queremos; o que mudou e o que ainda deve mudar; o caminho a prosseguir para que se cumpra plenamente.
Mas Abril faz-se também de histórias individuais, que juntas constroem esta História colectiva. Assim, para além das suas memórias e referências, cada convidado traz um objecto que, para si, simboliza a Revolução de Abril e a cada um é oferecida uma cópia da primeira página do Avante! da altura em que nasceu – que esta luta por Abril vem de há muito e prossegue – e um convite para a Festa do Avante! de 2024.
A cada um deles é feita ainda a pergunta que se impõe: onde estarás no 25 de Abril?
O encontro, esse, fica marcado para qualquer lado em que Abril se defenda e se lute pelos seus valores.
Faz falta em Portugal a escola pública projectada por Abril!
Artigo de acesso livre
Em 1976, a Constituição da República Portuguesa garantiu a todos – no seu artigo 74.º – o direito a uma escola pública, democrática, gratuita e de qualidade. Volvidos quase 50 anos, esse direito está hoje mais distante, fruto de políticas marcadas pela elitização e desresponsabilização do Estado.
Partindo das suas experiências pessoais, três jovens traçaram ao Avante! o cenário em que se encontra, nos dias de hoje, o ensino público básico e secundário.
A vida dos portugueses está mais cara em 2024
Artigo de acesso livre
O ano de 2024 começa com um aumento generalizado de preços, nomeadamente nos bens alimentares, na habitação, na energia, nas telecomunicações, nos transportes e nas portagens. Só a água poderá vir a ter um agravamento que pode ir aos 8,5 por cento. Hoje, quinta-feira, o PCP interpela o Governo na Assembleia da República sobre esta situação, que agrava cada vez mais as condições de vida dos portugueses.
Primeiros candidatos às Eleições para a Assembleia da República de 2024
CDU apresenta primeiros oito candidatos pelo círculo de Setúbal
Após a apresentação de Paula Santos como primeira candidata pelo círculo eleitoral de Setúbal, a CDU divulgou anteontem, dia 2 de Janeiro, o conjunto dos primeiros oito candidatos da lista pelo distrito.
CDU anuncia mandatários no Porto e em Évora
PCP realiza Encontro Nacional para dar mais força à CDU
O PCP vai realizar, no próximo dia 13 de Janeiro, no Fórum Lisboa, um Encontro Nacional sobre eleições e a acção do Partido «É hora. Mais força à CDU», tendo como objectivo central o reforço eleitoral da Coligação PCP-PEV.
Pequenos agricultores em Portugal só podem contar com o PCP e a CDU
«Para, também do ponto de vista agrícola, haver uma mudança de política, estes agricultores só podem contar com o PCP e a CDU», salientou Paulo Raimundo, no final de uma visita à horta de João Luciano.
PCP reclama direitos no sector da vigilância
O PCP apela à luta e ao voto na CDU como formas de conquistar os aumentos de salários e os direitos há muito reclamados pelos trabalhadores do sector da vigilância. O patronato, esse, propõe «migalhas para 2024», acusa.
Até amanhã, camarada Odete
A 28 de Dezembro, familiares, amigos, camaradas e diversos outros democratas participaram no adeus a Odete Santos, no Cemitério da Piedade, em Setúbal, terra a que serviu como artista, autarca e militante do PCP por quase meio século, numa despedida que contou com a intervenção de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP.
Confiança numa vida melhor em mensagem de Ano Novo de Paulo Raimundo
José Dias Coelho evocado
Recepção calorosa em Priscos dá confiança à CDU para voltar a eleger no distrito de Braga
Ano Novo exige as soluções apresentadas pela CDU
Trabalho por turnos e nocturno deve ser excepção
A Global Media e a falta que faz o sector público
Luta permanece determinante para aumentar salários em 2024
Na CARRIS, no sector ferroviário, na Hutchinson Borrachas, nos centros de contacto e nas empresas do Grupo EDP, os trabalhadores e os seus sindicatos persistem na exigência de valorização do trabalho.
Resistir e avançar com luta na hotelaria e nos transportes
Na Newrail, na Viação Feirense e na Rodoviária de Lisboa, a unidade dos trabalhadores, a firmeza dos sindicatos e a determinação na luta produziram resultados positivos, que dão ânimo para outros combates.
XV Congresso da CGTP-IN preparado ao correr da luta
Está em discussão nas estruturas do movimento sindical unitário a proposta de Programa de Acção que será sujeita à consideração do XV Congresso da CGTP-IN, que se realiza no Seixal nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro.
Complexo Industrial de Matosinhos deve ser aproveitado
Município de Lisboa
Greve no Global Media Group
Pré-avisos de greve na indústria para precaver abusos
Solidariedade com a Palestina regressa a Lisboa
«Pela Paz no Médio Oriente!», Lisboa volta a acolher, no dia 14 de Janeiro, às 15h00, em Sete Rios, uma acção pelo fim à agressão e ao massacre na Palestina, uma grave ameaça à paz em toda a região e no mundo.
Porta a Porta marca protestos em todo o País
Em véspera de eleições legislativas e dos 50 anos do 25 de Abril, o Movimento Porta a Porta – Casa para Todos agendou para 27 de Janeiro um protesto em todo o País para exigir soluções para a habitação.
Município de Grândola aprova orçamento de futuro
A Assembleia Municipal de Grândola aprovou o orçamento para 2024 de 54 milhões de euros que permitirá continuar a trabalhar para que o concelho alentejano seja melhor, mais forte e esteja preparado para os desafios do presente e do futuro.
Investimentos estruturantes para Évora
Os reformados continuam a viver mal e a perder poder de compra
Agricultores de Aveiro alertam para problemas que persistem
Santiago do Cacém apoia o desporto do concelho
BRICS entra maior no novo ano
A presidência do BRICS é assumida pela Rússia durante este ano. Em 2024, juntam-se a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul cinco novos países: Egipto, Irão, Emiratos Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.
Sérvia alerta para ingerência externa nos protestos de Belgrado
Não te rendas, ainda há tempo
«Depois de 65 anos de lutas, sacrifícios e vitórias, vivemos num país livre, soberano e justo»
Artigo de acesso livre
No acto comemorativo dos 65 anos do triunfo da Revolução cubana foi salientado que nem as agressões externas, nem os golpes da natureza ou os erros internos impediram de se chegar a este aniversário.
Mais de 22 mil mortos e 57 mil feridos na agressão de Israel à Faixa de Gaza
Artigo de acesso livre
Mais de 22 mil mortos e de 57 mil feridos palestinianos, a maioria crianças e mulheres e crianças, em consequência dos quase três meses de indiscriminados bombardeamentos e ataques israelitas contra a população palestiniana na Faixa de Gaza, que continuam.
Forças da ONU retiram-se do Mali
A denominada Missão Multidimensional Integrada para Estabilização do Mali (MINUSMA), no âmbito da ONU, chegou ao fim com 2023, após uma década de presença naquele país da África Ocidental. O termo da missão foi solicitado pelas autoridades malianas.