Ano Novo exige as soluções apresentadas pela CDU
João Oliveira, membro da Comissão Política do Comité Central, reagiu, no dia 1, à mensagem de Ano Novo do Presidente da República (PR), pedindo soluções para os diversos problemas que afligem os portugueses.
«A mensagem do PR é essencialmente uma mensagem de constatação dos problemas que o País atravessa», observou o dirigente já anunciado como cabeça-de-lista às próximas eleições para o Parlamento Europeu. «Aquilo que nós queríamos acrescentar e deixar claro é que é preciso, em primeiro lugar, mudar de políticas no sentido de garantirmos o cumprimento da Constituição e os direitos que esta consagra», afirmou, referindo-se, em particular, ao aumento dos salários e pensões, a respostas que garantam o acesso aos cuidados de saúde, o reforço do SNS e o acesso à habitação e a medidas que valorizem a escola pública.
Para o dirigente, é de uma política alternativa que garanta essas respostas que o País precisa: «a criação de condições para essa política diferente que encontra na Constituição uma referência para a sua concretização está nas mãos dos portugueses, mas também tem uma responsabilidade grande da parte do PR que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição», acrescentou.
Apesar de não mudarem tudo, as eleições são, segundo João Oliveira, «um momento de clarificação e oportunidade para que, de facto, a situação do País se altere e para que as necessidades dos trabalhadores e do povo possam ser correspondidas». «É com uma grande votação na CDU que se criam condições para essa política», concluiu.