Abandonados vence prémio de Direitos Humanos
O filme Abandonados, de Francisco Manso, que retrata a invasão japonesa de Timor-Leste na II Guerra Mundial, conquistou, no dia 28, o prémio de Direitos Humanos do Kiez Film Festival, em Berlim.
Segundo a organização do certame alemão, a escolha de Abandonados inseriu-se no âmbito de sessões realizadas em Novembro, no centro social da praça Helholm e na galeria Luisa Catucci, no bairro de Schillerkiez.
Os prémios do festival são distribuídos mensalmente em diferentes categorias, de melhor filme a documentário, melhor interpretação, música ou produção, e a escolha é feita pelo júri, na sequência de encontros e debates com o público.
O Kiez Berlim Film Festival é uma iniciativa local de divulgação de diferentes cinematografias que decorre ao longo do ano em galerias de arte e centros culturais da capital alemã, com o objectivo de envolver comunidades locais.
A longa-metragem de Francisco Manso estreou-se nas salas portuguesas no passado mês de Julho, depois de ter sido exibida pela RTP como série filmada, na versão longa, em Dezembro de 2022.