Abril conversas mil, o podcast do PCP nos 50 anos da Revolução
Para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, o PCP criou um podcast.
Mas o que é um podcast? – perguntarão alguns, porventura menos activos nas andanças digitais e, assim, menos familiarizados com os seus conceitos. É um conteúdo de áudio (ou vídeo) que fica disponível para audição ou visualização a qualquer altura.
Para este podcast, intitulado Abril Conversas Mil, o PCP convidou – e convidará ainda – personalidades que chegam de lugares muito diversos e com múltiplas experiências de vida. Vêm da música, da cultura, da televisão, do desporto. Alguns já eram nascidos em 1974, outros vieram muito depois. Não são comunistas, mas convergem com o Partido em muitas batalhas por Abril.
Alma Rivera, Bruno Dias, João Oliveira e Margarida Botelho são os anfitriões destas reflexões sobre Abril – ou seja, sobre o País que temos e o País que queremos; o que mudou e o que ainda deve mudar; o caminho a prosseguir para que se cumpra plenamente.
Mas Abril faz-se também de histórias individuais, que juntas constroem esta História colectiva. Assim, para além das suas memórias e referências, cada convidado traz um objecto que, para si, simboliza a Revolução de Abril e a cada um é oferecida uma cópia da primeira página do Avante! da altura em que nasceu – que esta luta por Abril vem de há muito e prossegue – e um convite para a Festa do Avante! de 2024.
A cada um deles é feita ainda a pergunta que se impõe: onde estarás no 25 de Abril?
O encontro, esse, fica marcado para qualquer lado em que Abril se defenda e se lute pelos seus valores.
Episódio 1
Toy e Diogo Faro, com Alma Rivera
O cantor e compositor António Ferrão, mais conhecido por Toy, e o comediante Diogo Faro, foram os primeiros convidados, que mantiveram uma animada conversa com Alma Rivera, deputada e membro do Comité Central do PCP. As memórias de Abril, num caso directas, no outro transmitidas; as experiências de vida, por caminhos por vezes cruzados; a cultura como conquista revolucionária; o necessário combate à «retórica bacoca» da extrema-direita; e as reflexões sobre Abril, o seu significado, actualidade e futuro, fizeram desta uma estreia auspiciosa de Abril, Conversas Mil, com humor e música.
Citações
Toy: «Sou a favor de que na educação, cultura e saúde não haja privatização, não haja negócio.»
Diogo Faro: «A [situação na] habitação está tão grave, afecta tanta gente, de várias classes, de todos os géneros e cores de pele…»
Objectos
Toy: Telefonia, por onde soube do 25 de Abril
Diogo Faro: Livro Era uma vez o 25 de Abril, de José Fanha
Episódio 2
Sofia Aparício e Blessing Lumueno, com Bruno Dias
Blessing Lumueno é treinador e comentador de futebol (que, confessa, é a sua vida). Sofia Aparício é modelo e actriz, uma figura conhecida da televisão. Ele esperou anos até que lhe fosse reconhecida a nacionalidade portuguesa. Ela, nascida em África, não teve esse problema, teve outros: desde logo um crédito à habitação que, em alguns momentos, foi difícil de pagar. A conversar com eles – sobre as desigualdades, a limitação dos direitos e das liberdades, o Abril que falta cumprir em tantas áreas – esteve Bruno Dias, membro do Comité Central do PCP e deputado na Assembleia da República.
Citações
Sofia Aparício: «Sou de esquerda, convictamente, porque as políticas sociais de esquerda são muito mais justas.»
Blessing Lumueno: «É na esquerda que as políticas estão viradas para aquilo que devem estar, que são as pessoas.»
Objectos
Sofia Aparício: Livro Levantado do Chão, de José Saramago, e documentário da RTP sobre a Reforma Agrária
Blessing Lumueno: Cartão de cidadão
Episódio 3
Leonor Teles e Moullinex, com Margarida Botelho
Margarida Botelho, do Secretariado do Comité Central do PCP, foi a anfitriã do terceiro episódio. Com ela estiveram Luís Clara Gomes (o músico conhecido como Moullinex) e a cineasta Leonor Teles. Falou-se da cultura e do papel que em todas as épocas assume na resistência à opressão e na projecção de novas sociedades, melhores. E não se esqueceu das condições que hoje são impostas aos criadores de cultura: a precariedade, a mercantilização, o abandono da actividade. E, acima de tudo, da capacidade de sonhar, um espaço de liberdade, os direitos fundamentais com que se pode sonhar.
Citações
Leonor Teles: «Temos de estar abertos e ter curiosidade em conhecer o outro.»
Moullinex: «Admiro a Constituição do país em que vivo. Somos um país que tem leis muito bem pensadas. Falta executá-las.»
Objectos
Leonor Teles: Fotografia de Álvaro Cunhal numa reunião clandestina num barco, em pleno Rio Tejo
Moullinex: Disco Cantigas do Maio, de José Afonso
Episódio 4
Paulo Furtado e Carmo Afonso, com João Oliveira
Músico, «fotógrafo e cineasta ocasional», Paulo Furtado é conhecido por muitos pelo seu projecto The Legendary Tigerman. Para ele, a igualdade, a qualidade de vida e a liberdade de expressão são valores de Abril a preservar. O último, em particular, é fundamental para um artista. Carmo Afonso, advogada e colunista num jornal diário, defende – como o faz nas suas crónicas – a necessidade de lutar em defesa da democracia, dos direitos e da paz, hoje tão ameaçados. A conversa foi animada por João Oliveira, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Citações
Carmo Afonso: «Meu Deus! O que foi a tentativa, que ainda persiste, de cancelamento ao PCP (…). Como é que em nome de uma agenda, digo eu obscura, se põe em causa uma força que está sempre ao lado dos trabalhadores.»
Paulo Furtado: «Mesmo a liberdade de expressão cada vez mais está em risco. Assistimos a artistas que dão a sua opinião, que são pró paz, por exemplo em relação a Gaza, a ter exposições e concertos cancelados.”
Objectos
Carmo Afonso: Disco José Afonso ao vivo no Coliseu
Paulo Furtado: Disco As vozes do 25 de Abril
Episódio 5 (em breve)
Manuel João Vieira e Anabela Mota Ribeiro, com Bruno Dias
Ele é músico e pintor. Irreverente como poucos, provocador como só ele. Ela é uma conhecida jornalista e apresentadora de televisão, que tem realizado diversas entrevistas em torno do 25 de Abril, e que se estreou há pouco também como autora de literatura. Dois mundos, duas formas de estar na vida, um apego comum a Abril e aos seus valores. A não perder. Em breve.
Podcast disponível em www.pcp.pt/AbrilConversasMil, nas principais plataformas de podcast e das redes sociais