Investimentos estruturantes para Évora

A Co­missão Con­ce­lhia de Évora do PCP saúda a apro­vação – na reu­nião de 15 de De­zembro da As­sem­bleia Mu­ni­cipal – das grandes op­ções do plano e or­ça­mento da Câ­mara Mu­ni­cipal para 2024, com a abs­tenção do Mo­vi­mento Cuidar, do PS e do BE.

Se­gundo os co­mu­nistas, com a apro­vação destes ins­tru­mentos de gestão «é vi­a­bi­li­zada a pros­se­cução de inú­meros pro­jectos e in­ves­ti­mentos es­tru­tu­rantes para o con­celho e a re­gião». Como exemplo, re­fere-se o Pro­jecto Ca­pital Eu­ro­peia da Cul­tura Évora 2027, o Plano Local de Ha­bi­tação, o re­forço de verbas para res­posta à lim­peza e hi­giene, a in­ter­venção nas es­colas e o apoio a es­tru­turas as­so­ci­a­tivas, entre ou­tras ma­té­rias fun­da­men­tais para a res­posta às ne­ces­si­dades da po­pu­lação.

«Com plena cons­ci­ência de que há ainda um ca­minho a per­correr, va­lo­riza-se o pro­cesso de re­cu­pe­ração do equi­lí­brio eco­nó­mico e fi­nan­ceiro mu­ni­cipal, que per­mi­tirá obter fi­nan­ci­a­mento para in­vestir subs­tan­ci­al­mente na me­lhoria da rede viária, de água e sa­ne­a­mento do con­celho, áreas que todos re­co­nhecem ser pri­o­ri­tá­rias», des­taca o PCP, que la­menta haver ainda «forças po­lí­ticas que in­sistem numa ir­res­pon­sável ati­tude de força de blo­queio», como o PSD, que pro­curou, mais uma vez, in­vi­a­bi­lizar aquele or­ça­mento, se­gundo a la­men­tável pers­pec­tiva do «quanto pior me­lhor».

 



Mais artigos de: Nacional

Solidariedade com a Palestina regressa a Lisboa

«Pela Paz no Médio Ori­ente!», Lisboa volta a aco­lher, no dia 14 de Ja­neiro, às 15h00, em Sete Rios, uma acção pelo fim à agressão e ao mas­sacre na Pa­les­tina, uma grave ameaça à paz em toda a re­gião e no mundo.

Porta a Porta marca protestos em todo o País

Em vés­pera de elei­ções le­gis­la­tivas e dos 50 anos do 25 de Abril, o Mo­vi­mento Porta a Porta – Casa para Todos agendou para 27 de Ja­neiro um pro­testo em todo o País para exigir so­lu­ções para a ha­bi­tação.

Município de Grândola aprova orçamento de futuro

A As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Grân­dola aprovou o or­ça­mento para 2024 de 54 mi­lhões de euros que per­mi­tirá con­ti­nuar a tra­ba­lhar para que o con­celho alen­te­jano seja me­lhor, mais forte e es­teja pre­pa­rado para os de­sa­fios do pre­sente e do fu­turo.

Os reformados continuam a viver mal e a perder poder de compra

«A actualização das pensões e dos apoios sociais são um imperativo legal, social e civilizacional», defende a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI, recordando que «as pessoas com mais de 65 anos representam cerca de 23,4 por cento da população portuguesa». Neste sentido, «devem ser...

Agricultores de Aveiro alertam para problemas que persistem

No dia 17 de Dezembro realizou-se a Assembleia Geral da União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), em Válega, com a participação de agricultores associados das mais diversas áreas do sector agrícola do distrito. Segundo a UABDA, aquela reunião, destinada à aprovação do plano de actividades e contas,...

Santiago do Cacém apoia o desporto do concelho

Em Dezembro, a Câmara de Santiago do Cacém assinou com 32 colectividades desportivas do concelho protocolos de colaboração que prevêem um apoio total de 250 mil euros para a época 2023/2024. Segundo o município, esta ajuda pretende «apoiar as actividades e o desenvolvimento dos clubes e associações desportivas...