Município de Grândola aprova orçamento de futuro

A Assembleia Municipal de Grândola aprovou o orçamento para 2024 de 54 milhões de euros que permitirá continuar a trabalhar para que o concelho alentejano seja melhor, mais forte e esteja preparado para os desafios do presente e do futuro.

«Mais e melhores condições de vida e de trabalho»

O orçamento para o próximo ano – aprovado no passado dia 15 – prevê um investimento significativo nas áreas da habitação, juventude e desporto, educação, cultura e património, melhoramento do espaço público e da mobilidade, desenvolvimento e inclusão social, apoio ao Movimento Associativo e ao comércio local, sem esquecer a protecção ambiental e animal.

«Ao longo do ano dar-se-á continuidade às obras estruturantes que transitam do ano de 2023», informa a autarquia, referindo a segunda fase do reforço do abastecimento de água a Melides, a recuperação das habitações municipais na rua Mouzinho de Albuquerque e do Edifício Dr. Cabrita, e a reabilitação da Estrada Municipal 543.

Simultaneamente, avançarão novas obras, nomeadamente a reabilitação dos Centros Comunitários do Concelho, a reabilitação da Rua Nova/Largo da Igreja em Melides, a construção dos sanitários públicos do Lousal e no Carvalhal, a reabilitação dos bairros mineiros no Lousal, a reabilitação do Largo Zeca Afonso, a construção de acesso pedonal e ciclovia da aldeia de Água Derramada até à escola primária, a construção da ligação viária e pedonal entre a Rua Inocêncio Granadeiro e o Bairro do Arneiro, a construção/renovação de infra-estruturas em vários locais do concelho para melhoria da eficiência hídrica e de saneamento, a reabilitação e construção de diversos parques infantis, a beneficiação de arruamentos, estradas, caminhos, entre outras intervenções.

Ao longo do ano serão concluídos vários projectos, a maioria dos quais já em desenvolvimento, nomeadamente o edifício da Universidade Sénior e o largo de São Sebastião, a estrada de acesso à praia de Melides, reabilitação urbana do bairro das Murteiras, Avenida António Inácio da Cruz, Rua D. Nuno Álvares Pereira, espaço lúdico e de lazer do Canal Caveira incluindo os lavadouros públicos, centro municipal de protecção civil, novas bolsas de estacionamento, a ampliação e reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, entre outros.

«O orçamento municipal para 2024 pretende privilegiar os direitos da comunidade grandolense a mais e melhores condições de vida e de trabalho, atenuando lacunas deixadas pelo desinvestimento do Poder Central», refere o município.

 

Comemorar Abril

Em www.cm-grandola.pt afirma-se que em 2024 as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terão um «grande destaque», com «acções de valorização das conquistas, valores e direitos alcançados em democracia e liberdade». Neste capitulo, destaque para a implementação de obras de arte pública em todo o concelho, a abertura ao público de novos núcleos museológicos, variados espectáculos culturais de música, dança, poesia, teatro e cinema, diversas exposições em exibição ao longo do ano, colóquios e debates.

 



Mais artigos de: Nacional

Solidariedade com a Palestina regressa a Lisboa

«Pela Paz no Médio Oriente!», Lisboa volta a acolher, no dia 14 de Janeiro, às 15h00, em Sete Rios, uma acção pelo fim à agressão e ao massacre na Palestina, uma grave ameaça à paz em toda a região e no mundo.

Porta a Porta marca protestos em todo o País

Em véspera de eleições legislativas e dos 50 anos do 25 de Abril, o Movimento Porta a Porta – Casa para Todos agendou para 27 de Janeiro um protesto em todo o País para exigir soluções para a habitação.

Investimentos estruturantes para Évora

A Comissão Concelhia de Évora do PCP saúda a aprovação – na reunião de 15 de Dezembro da Assembleia Municipal – das grandes opções do plano e orçamento da Câmara Municipal para 2024, com a abstenção do Movimento Cuidar, do PS e do BE. Segundo os comunistas, com a aprovação destes instrumentos de gestão «é viabilizada a...

Os reformados continuam a viver mal e a perder poder de compra

«A actualização das pensões e dos apoios sociais são um imperativo legal, social e civilizacional», defende a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI, recordando que «as pessoas com mais de 65 anos representam cerca de 23,4 por cento da população portuguesa». Neste sentido, «devem ser...

Agricultores de Aveiro alertam para problemas que persistem

No dia 17 de Dezembro realizou-se a Assembleia Geral da União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), em Válega, com a participação de agricultores associados das mais diversas áreas do sector agrícola do distrito. Segundo a UABDA, aquela reunião, destinada à aprovação do plano de actividades e contas,...

Santiago do Cacém apoia o desporto do concelho

Em Dezembro, a Câmara de Santiago do Cacém assinou com 32 colectividades desportivas do concelho protocolos de colaboração que prevêem um apoio total de 250 mil euros para a época 2023/2024. Segundo o município, esta ajuda pretende «apoiar as actividades e o desenvolvimento dos clubes e associações desportivas...