Agricultores de Aveiro alertam para problemas que persistem

No dia 17 de Dezembro realizou-se a Assembleia Geral da União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), em Válega, com a participação de agricultores associados das mais diversas áreas do sector agrícola do distrito. Segundo a UABDA, aquela reunião, destinada à aprovação do plano de actividades e contas, «decorreu com uma forte participação na discussão dos temas que mais preocupam os agricultores do distrito».

Foram também identificados e propostas soluções para «os problemas que persistem», nomeadamente a valorização do trabalho e preços justos à produção; redução dos preços do gasóleo agrícola e demais factores de produção; defesa das pequenas e médias produções agrícolas do distrito; apoio técnico e financeiro às produções leiteiras; defesa dos baldios e dos pequenos e médios produtores florestais; aumento das reformas dos agricultores e agricultoras; valorização dos mercados locais; valorização do trabalho das mulheres agricultoras e dignificação das suas vidas; indemnização pelos prejuízos causados pelos animais selvagens; promoção do estatuto da agricultura familiar, tendo em conta a sua importância para o equilíbrio ambiental; defesa de uma outra Política Agrícola Comum, que respeite a soberania alimentar de Portugal e promova o desenvolvimento rural.

Em nota de imprensa, a UABDA lembra que durante o ano de 2023 organizou diversas iniciativas, contando com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), das quais destaca duas marchas de tractores, a realização de centenas de candidaturas de pedidos de apoio aos agricultores, reuniões com baldios e produtores de leite e o passeio à Feira Nacional de Agricultura em Santarém.

«Continuaremos o nosso trabalho no apoio e angariação de novos sócios, e na organização dos agricultores no distrito de Aveiro», assegura a União.

 



Mais artigos de: Nacional

Solidariedade com a Palestina regressa a Lisboa

«Pela Paz no Médio Oriente!», Lisboa volta a acolher, no dia 14 de Janeiro, às 15h00, em Sete Rios, uma acção pelo fim à agressão e ao massacre na Palestina, uma grave ameaça à paz em toda a região e no mundo.

Porta a Porta marca protestos em todo o País

Em véspera de eleições legislativas e dos 50 anos do 25 de Abril, o Movimento Porta a Porta – Casa para Todos agendou para 27 de Janeiro um protesto em todo o País para exigir soluções para a habitação.

Município de Grândola aprova orçamento de futuro

A Assembleia Municipal de Grândola aprovou o orçamento para 2024 de 54 milhões de euros que permitirá continuar a trabalhar para que o concelho alentejano seja melhor, mais forte e esteja preparado para os desafios do presente e do futuro.

Investimentos estruturantes para Évora

A Comissão Concelhia de Évora do PCP saúda a aprovação – na reunião de 15 de Dezembro da Assembleia Municipal – das grandes opções do plano e orçamento da Câmara Municipal para 2024, com a abstenção do Movimento Cuidar, do PS e do BE. Segundo os comunistas, com a aprovação destes instrumentos de gestão «é viabilizada a...

Os reformados continuam a viver mal e a perder poder de compra

«A actualização das pensões e dos apoios sociais são um imperativo legal, social e civilizacional», defende a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI, recordando que «as pessoas com mais de 65 anos representam cerca de 23,4 por cento da população portuguesa». Neste sentido, «devem ser...

Santiago do Cacém apoia o desporto do concelho

Em Dezembro, a Câmara de Santiago do Cacém assinou com 32 colectividades desportivas do concelho protocolos de colaboração que prevêem um apoio total de 250 mil euros para a época 2023/2024. Segundo o município, esta ajuda pretende «apoiar as actividades e o desenvolvimento dos clubes e associações desportivas...