A talhe de foice
Anti-quê?
Actual
Não há dinheiro para quem?
Actual
Seis barragens e nove meses
Actual
Herr Tomás
PCP
Combater a demagogia
O que têm em comum uma situação de desacatos num quartel de bombeiros, a agressão a uma professora grávida, a dificuldade no socorro pelo INEM, o julgamento de um processo de corrupção, o aumento do número de mortes de mulheres na gravidez ou o acolhimento de imigrantes entrados em Portugal de forma ilegal?
Crónica Internacional
Impeachment: polarização ou táctica?
Greve nos hospitais EPE realçou disposição de luta
AVANÇAR Foram assumidos pela ministra da Saúde compromissos sobre contagem do tempo de serviço e reclassificação profissional, mas «até hoje, nada disso aconteceu», protestou um dirigente sindical.
A imensa coragem num salto para a luta
EVOCAÇÃO Na madrugada de 17 para 18 de Dezembro de 1954 o dirigente comunista António Dias Lourenço protagonizou uma audaciosa fuga da prisão do Forte de Peniche, que só não lhe custou a vida graças à sua inabalável determinação. No dia 4 de Janeiro, o PCP comemora ali os 60 anos de outra extraordinária fuga, que devolveu à liberdade e à luta Álvaro Cunhal e outros nove destacados militantes do Partido.
José Dias Coelho é exemplo de militância sem tréguas
EVOCAÇÃO O PCP evocou, dia 19, José Dias Coelho: artista, militante e funcionário clandestino do Partido, assassinado há 58 anos numa rua de Lisboa que agora tem o seu nome.
Tomar balanço para mais e melhor Partido e acção
ASSEMBLEIAS Momentos nucleares na análise do trabalho realizado e da situação política e na definição de orientações, as assembleias de organização estão a responder à exigência de afirmação do PCP, da sua acção e ligação às massas.
Comunistas alentejanos não desistem de avançar
ALTERNATIVA As consequências da política de direita, que o Governo prossegue unida à submissão aos interesses da União Europeia, continuam a marcar negativamente o Alentejo, região que o PCP insiste que pode progredir.
Homenagem a António Avelãs Nunes
Évora salda dívida da gestão PS
«O Mundo para lá da Censura»
Casa do Partido renovada no Samouco
Festividades passadas em luta por melhores salários e direitos
GREVE Os trabalhadores da APAPOL, da Parques de Sintra Monte da Lua, da Resinorte e da Resiestrela elevam a luta neste período de Natal e Ano Novo, dando mais força e relevo às suas reivindicações.
CN da CGTP-IN apelou à intensificação da luta
SINDICATOS «A situação exige que os trabalhadores respondam com a luta», afirma-se na resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN, que na sua última reunião do ano traçou linhas de acção para 2020.
Greve nos centros de contacto prossegue até ao final do ano
CONCENTRAÇÂO Os trabalhadores dos centros de contacto não desistem de lutar e dia 24 protestaram frente a uma das operadores para quem trabalham com o objectivo de chamar à atenção para as suas reivindicações
Reivindicações no sapatinho
Resultados e preocupação na «Galiza»
Matutano deve suspender já a laboração contínua
Cumpra-se o CCT na José de Mello Saúde
Só o controlo público dos CTT defende a empresa e o serviço público postal
CORREIOS O diploma do PCP que visava recuperar os CTT para o controlo público não passou no Parlamento. Adiada continua a ser assim uma medida que razões «de soberania, coesão territorial e justiça social» impunham que tivesse sido já tomada.
Aumento geral dos salários é condição de progresso e justiça social
TRABALHO «Mês a mais e salário a menos», assim é o quadro que marca a vida de um sem número de trabalhadores. Uma realidade «inaceitável», afirma o PCP, que insiste na necessidade de proceder a um aumento geral dos salários.
Precariedade laboral é chaga social a exigir firme combate
LUTA Propostas concretas do PCP para combater a precariedade e reforçar os direitos dos trabalhadores foram de novo a debate no Parlamento. PS, PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal rejeitaram-nas.
Contra o apagão no tempo das carreiras
A prevalência da precaução no uso de herbicidas
Ramal ferroviário de Aljustrel
Concurso para novos barcos da Transtejo e Soflusa foi ao «fundo»
TRANSPORTES O concurso para aquisição de 10 novos navios para reforçar a frota da Transtejo e Soflusa, anunciado pelo Governo a 15 de Fevereiro, «acabou de ir ao fundo», criticam as comissões de utentes de transportes de Almada, Montijo e Seixal.
«Génesis. Sebastião Salgado» inaugurada em Évora
CULTURA Évora foi a cidade escolhida para receber, pela primeira vez em Portugal neste formato, a exposição «Génesis. Sebastião Salgado», que pode ser visitada até ao dia 18 de Janeiro.
Câmara de Silves aprova orçamento de 51,9 milhões de euros para 2020
AUTARQUIAS A Câmara Municipal de Silves aprovou um orçamento municipal de 51,9 milhões de euros para 2020, um valor superior em 4,2 milhões de euros ao orçamento deste ano.
Projectos estruturantes para Serpa
Seixal investe mais
«10 desejos de Natal» para Torres Vedras
Utentes defendem o Serviço Nacional de Saúde
CDU acusa PS de inércia em Beja
Apresentação do livro do Encontro pela Paz
Deputados comunistas rejeitam instituição de «impostos europeus»
VOTO Face a uma notícia sobre a posição dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) relativamente à criação de «impostos digitais europeus», no contexto de uma resolução aprovada, os comunistas esclarecem que votaram contra.
PCP questiona prisão de cidadã saarauí e expulsão de portuguesa por Marrocos
Conselho Mundial da Paz reforça movimento em 2020
PLANO O Conselho Mundial da Paz divulgou o plano de acção para 2020, aprovado pelo seu secretariado, reunido no Laos. Com essas iniciativas, a organização visa reforçar e ampliar o movimento pela paz e a luta anti-imperialista.
Manuel Marrero foi eleito primeiro-ministro de Cuba
CONSTITUIÇÃO Cuba volta a ter um primeiro-ministro, como estabelece a sua nova Constituição da República. O parlamento elegeu chefe do governo o até agora ministro do Turismo, Manuel Marrero.
Colômbia: um mês de protestos contra a violência e pela paz
EUA aprovam orçamento militar de 738 mil milhões de dólares
Dragões, anões e biliões
Indústria transformadora: base insubstituível de progresso, desenvolvimento e soberania
ECONOMIA Há pelo menos mais de três décadas a esta parte os ideólogos do neoliberalismo proclamam que, pelo menos dos países mais desenvolvidos, a indústria transformadora começa a ficar fora de moda e já não se justifica, pelo menos com a intensidade de outrora, porque as economias entraram numa fase pós-industrial.
Sabes como morreu o valente Militão?
FASCISMO A 2 de Janeiro de 1950 morreu na Penitenciária de Lisboa Militão Bessa Ribeiro, membro do Secretariado do Comité Central do PCP, assassinado pelo fascismo de modo particularmente cruel. Tinha 54 anos de idade, dez dos quais passados nas prisões, com duas passagens pelo Campo de Concentração do Tarrafal.
Na passagem de um ano
LIVROS Estes dias que acompanham o final do ano são sempre propícios a fazer balanços do ano que passou e assumir projectos e resoluções para o novo ano que começa.