Tomar balanço para mais e melhor Partido e acção

ASSEMBLEIAS Momentos nucleares na análise do trabalho realizado e da situação política e na definição de orientações, as assembleias de organização estão a responder à exigência de afirmação do PCP, da sua acção e ligação às massas.

A afirmação e reforço do PCP são decisivos

Exemplo disso mesmo foi a 7.ª Assembleia da Organização Concelhia (AOC) de Aljustrel, que no passado dia 30 de Novembro reuniu no Centro de Trabalho (CT) do Partido. Ao longo dos trabalhos, os delegados discutiram o projecto de Resolução Política, aprovado por unanimidade no final da Assembleia.

No documento, depois de uma análise à situação económica e social do concelho – marcada pelas consequências do abandono das potencialidades locais, pela subalternização do aparelho produtivo e pela desertificação (desemprego, dependência da actividade mineira e cedência à monocultura intensiva, envelhecimento); pelo desinvestimento e desresponsabilização do Estado nos serviços públicos, funções sociais e infra-estruturas, e por uma gestão autárquica do PS há muito esgotada – os comunistas aljustrelenses vincaram as propostas, objectivos e trabalho para o futuro, dando desde logo relevo à afirmação e reforço do PCP como decisivos.

Neste sentido, são prioridades, entre outras, o fortalecimento da militância e da iniciativa colectivas, a responsabilização de quadros, o funcionamento regular dos organismos aos vários níveis, a prática do controlo de execução e, com prazo até ao final de Fevereiro próximo, o contacto com todos os militantes do concelho para entrega do novo cartão e actualização de dados; o reforço da capacidade financeira do Partido, da divulgação da imprensa partidária e a dinamização dos três CT do PCP; o conhecimento mais aprofundado dos problemas, anseios e aspirações dos trabalhadores e da juventude, dando resposta aos novos fenómenos e dinâmicas e à necessária ligação àqueles, com prioridade para os que laboram nas minas, na esfera autárquica e nas IPSS; o acompanhamento e estímulo dos camaradas que intervêm no movimento associativo e daqueles que o fazem nas autarquias eleitos pela CDU, Coligação cujo trabalho e propostas, de resto, se decidiu afirmar junto das populações.

A 7.ª AOC de Aljustrel elegeu, sem reparos, a nova Comissão Concelhia, composta por 23 camaradas, oito dos quais eleitos pela primeira vez, tem uma média etária de 48 anos. O organismo de direcção é composto maioritariamente por mulheres (mais de 60 por cento do total) e operários e empregados (52 por cento).

Valbom
Já a 7 de Dezembro, reuniu a 8.ª Assembleia da Organização da Freguesia de Valbom do PCP. Na intervenção de abertura, Cristina Coelho, da Comissão Concelhia de Gondomar, destacou o esforço realizado pela organização na preparação do plenário, designadamente na superação das dificuldades assinaladas, ao mesmo tempo que se dava resposta às exigências do quadro político e à dinamização da intervenção e reforço orgânico do Partido.

A encerrar os trabalhos, Cristiano Castro, do Executivo da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, além de também valorizar a concretização da Assembleia e o seu contributo para o fortalecimento do colectivo e da sua acção, destacou a necessidade de numa terra de fortes tradições operárias e associativas se redobrar o empenho na intensificação da luta por questões concretas e na ligação aos trabalhadores e às populações.

 



Mais artigos de: PCP

Comunistas alentejanos não desistem de avançar

ALTERNATIVA As consequências da política de direita, que o Governo prossegue unida à submissão aos interesses da União Europeia, continuam a marcar negativamente o Alentejo, região que o PCP insiste que pode progredir.

Homenagem a António Avelãs Nunes

Realizou-se na cantina do polo II da Universidade de Coimbra um almoço de homenagem a António Avelãs Nunes, por ocasião do seu octogésimo aniversário. A iniciativa, organizada pelo Sector Intelectual de Coimbra do PCP e por amigos do homenageado, contou com intervenções de Augusto Monteiro, em...

Évora salda dívida da gestão PS

Depois de atingir o equilíbrio financeiro e económico do município no final de 2018, a Câmara Municipal de Évora liquidou o valor remanescente do chamado Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), uma das pesadas heranças deixadas pela gestão PS. Este contrato de empréstimo, num total de 32,5 milhões de euros para pagar...

«O Mundo para lá da Censura»

«O Mundo para lá da Censura», do jornalista José Goulão, editado com a chancela da «Página a Página», foi apresentado sexta-feira, 12, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa. Na sessão, intervieram Jorge Cadima e o autor do livro, a que se seguiu um debate em torno das questões suscitadas...

Casa do Partido renovada no Samouco

A Organização da Freguesia do Samouco do PCP reabriu, na sexta-feira, 13, o Centro de Trabalho do Partido, após terem sido feitas melhorias no espaço com o objectivo de o tornar mais funcional e em melhores condições para a actividade dos comunistas. A requalificação foi concretizada...