Câmara de Silves aprova orçamento de 51,9 milhões de euros para 2020
AUTARQUIAS A Câmara Municipal de Silves aprovou um orçamento municipal de 51,9 milhões de euros para 2020, um valor superior em 4,2 milhões de euros ao orçamento deste ano.
Concretização de projectos e obras
O orçamento e as grandes opções do plano foram aprovadas por maioria, quer na Câmara Municipal, com os votos a favor dos quatro vereadores da CDU e os votos contra dos dois vereadores do PSD e de um do PS, quer em Assembleia Municipal, com 13 votos a favor da bancada da CDU, nove contra do PSD (5) e PS (4) e cinco abstenções (3 do PSD, 1 do PS e 1 do BE).
O município prevê que em 2020 as receitas correntes atinjam 39,4 milhões de euros e as despesas correntes 32,2 milhões de euros, estimando-se que as despesas de capital (investimento) rondem os 19,7 milhões de euros, valor que é «um indicador fundamental da grande dinâmica municipal em termos de concretização de projectos e obras».
Como exemplos de obras a concretizar, a autarquia aponta a requalificação do jardim do Largo da República, a conservação e restauro da Ponte Velha e a requalificação da rua Atrás dos Muros, em Silves, e a primeira fase da requalificação urbana das ruas da baixa de Armação de Pêra.
A requalificação do centro histórico de São Bartolomeu de Messines, a reabilitação de infra-estruturas na vila de Pêra, a segunda fase do Polidesportivo de Tunes, a pavimentação de Estrada na Ribeira Baixa/Ribeira Alta e a segunda fase da repavimentação da Estrada Boião-Azilheira são outras das empreitadas a desenvolver em 2020.
«Os documentos previsionais ora aprovados, que orientam a gestão municipal, assentam em 32 linhas de orientação estratégica que, por sua vez, sustentam a intervenção autárquica de forma abrangente, integrada e alicerçada na definição de prioridades», refere o município.