«Génesis. Sebastião Salgado» inaugurada em Évora
CULTURA Évora foi a cidade escolhida para receber, pela primeira vez em Portugal neste formato, a exposição «Génesis. Sebastião Salgado», que pode ser visitada até ao dia 18 de Janeiro.
É uma honra para a cidade receber esta iniciativa
O Largo Conde Vila Flor, na zona envolvente ao templo Romano, é o local onde está patente esta mostra do prestigiado fotógrafo brasileiro, a qual pode ser visitada gratuitamente até 18 de Janeiro de 2020. Consiste num conjunto de 38 impressionantes imagens em preto e branco, nas quais Sebastião Salgado procura as origens do mundo e do planeta em que vivemos, prestando uma homenagem à sua fragilidade.
«É uma honra para a cidade receber esta iniciativa» afirmou Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal, na inauguração da exposição, no dia 16 de Dezembro, acrescentando tratar-se de «um trabalho notável e único que nos mostra o que de melhor há no nosso planeta».
Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a exposição mostra paisagens, animais e pessoas que foram capazes de escapar da influência do mundo moderno em regiões polares, bosques e savanas tropicais, desertos abrasadores, montanhas dominadas por glaciares e ilhas solitárias. Sebastião Salgado levou oito anos a concretizar este projecto centrado na natureza do nosso planeta, o qual iniciou em 2004. Génesis estrutura-se em cinco partes: «Os confins do Sul», «Santuários», «África», «As terras do Norte» e «A Amazónia e o Pantanal».
Para o público em geral estão disponíveis visitas guiadas aos sábados, às 18h00, e domingos, às 12h00, sem necessidade de marcação prévia. O ponto de encontro é o local de início da exposição. Visitas de grupos com marcação prévia podem ser agendadas através do número de telefone 800 780 344.
A exposição é promovida pela Fundação «La Caixa» e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora.