Comunistas alentejanos não desistem de avançar

ALTERNATIVA As consequências da política de direita, que o Governo prossegue unida à submissão aos interesses da União Europeia, continuam a marcar negativamente o Alentejo, região que o PCP insiste que pode progredir.

O PCP vai realizar, em 2020, a conferência «O Alentejo tem Futuro»

Em nota divulgada dia 10 na sequência da reunião da Direcção Regional do Alentejo (DRA), que junta as organizações regionais de Portalegre, Évora, Beja e Litoral Alentejano do PCP, regista-se «como elementos marcante da evolução da situação política e social na região, a degradação dos serviços públicos», o agravamento das desigualdades e a acentuação negativa das «condições de vida e de trabalho».

Sinal negativo dá ainda a DRA às opções no plano dos investimentos rodoviários (não abertura do troço do IP8/A26; não finalização das obras no IP2; adiamento da construção do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho e do IP2 na área do Alentejo; a construção de uma nova ligação em IC entre Beja e Odemira, entre Abrantes e Estremoz com ligação a Ponte de Sor e Avis; a criação de um IC entre Portel e Vila Verde de Ficalho e a garantia da ligação entre o Alto Alentejo e a Extremadura Espanhola); ferroviários (nova ligação Évora Caia; requalificação e electrificação da rede nas linhas do Leste, de Abrantes a Elvas, e do Alentejo, entre Casa Branca, Beja e Ourique/Funcheira; a reposição dos serviços regionais e intercidades na ligação à Área Metropolitana de Lisboa e do comboio regional na linha do Sul); e no plano aeroportuário, já que o executivo minoritário do PS insiste em não potenciar a capacidade instalada no Aeroporto de Beja.

Os comunistas alentejanos acusam também o Governo de discriminar o Alentejo e os alentejanos no que à fruição cultural diz respeito e de «matar a criação artística na região» ao cortar apoios, e entre as muitas propostas e iniciativas legislativas que o Partido apresentou, destacam aquela «com vista à criação das regiões administrativas»; sublinham «um projecto de Resolução no qual o PCP recomenda ao Governo a protecção da saúde pública, a salvaguarda do ambiente e a defesa da pequena e média agricultura e do mundo rural face à proliferação excessiva de explorações agrícolas em regime super-intensivo»; e realçam «a apresentação de uma iniciativa estabelecendo um Plano Nacional para a Prevenção Estrutural dos Efeitos da Seca».

Apesar do quadro que se apresenta ser carregado e sem esquecer – e até abordando de forma detalhada – o facto de a luta de massas e o reforço do Partido, em vários domínios, serem determinantes para fazer progredir a região e o País, a DRA do PCP anuncia a realização, em 2020, da conferência «O Alentejo tem Futuro», na qual vão estar em foco o apoio à base económica, o reforço dos serviços públicos, a criação de emprego e o estímulo à inversão da decadência demográfica.



Mais artigos de: PCP

Tomar balanço para mais e melhor Partido e acção

ASSEMBLEIAS Momentos nucleares na análise do trabalho realizado e da situação política e na definição de orientações, as assembleias de organização estão a responder à exigência de afirmação do PCP, da sua acção e ligação às massas.

Homenagem a António Avelãs Nunes

Realizou-se na cantina do polo II da Universidade de Coimbra um almoço de homenagem a António Avelãs Nunes, por ocasião do seu octogésimo aniversário. A iniciativa, organizada pelo Sector Intelectual de Coimbra do PCP e por amigos do homenageado, contou com intervenções de Augusto Monteiro, em...

Évora salda dívida da gestão PS

Depois de atingir o equilíbrio financeiro e económico do município no final de 2018, a Câmara Municipal de Évora liquidou o valor remanescente do chamado Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), uma das pesadas heranças deixadas pela gestão PS. Este contrato de empréstimo, num total de 32,5 milhões de euros para pagar...

«O Mundo para lá da Censura»

«O Mundo para lá da Censura», do jornalista José Goulão, editado com a chancela da «Página a Página», foi apresentado sexta-feira, 12, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa. Na sessão, intervieram Jorge Cadima e o autor do livro, a que se seguiu um debate em torno das questões suscitadas...

Casa do Partido renovada no Samouco

A Organização da Freguesia do Samouco do PCP reabriu, na sexta-feira, 13, o Centro de Trabalho do Partido, após terem sido feitas melhorias no espaço com o objectivo de o tornar mais funcional e em melhores condições para a actividade dos comunistas. A requalificação foi concretizada...