Editorial

AGIR COM CONFIANÇA

A crise estrutural do capitalismo continua a marcar a situação internacional. A tomada de posse da nova...
Opinião
Crónica Internacional

Guerra na Europa

O estado de guerra latente no Donbass conheceu um novo agravamento. Os combates que vitimaram dezenas de civis desde finais de Janeiro...
Actual

O «radicalismo do amor»

Por nomeação de P. Portas, referendada em congresso, Assunção Cristas é presidente do CDS-PP há um...
Actual

Nada mais, nada menos

Os cidadãos Idália Serrão, Bagão Félix e Pedro Mota Soares foram ao cinema a convite do Expresso, ver...
Actual

Revolução

O inevitável António Barreto já veio opinar sobre o centenário da Revolução de Outubro («O...
PCP

A voz das mulheres

O Movimento Democrático de Mulheres decidiu convocar para o próximo dia 11 de Março uma manifestação em Lisboa sob o lema «A voz das mulheres pela igualdade. Desenvolvimento. Direitos. Paz». Em boa hora o fez.

A talhe de foice

Divagações

Há dias, um jovem taxista em Lisboa (tinha 27 anos) afirmou-me o seu encanto pelo Pai Natal e «a tradição»...
Em Foco

A um trabalho permanente,<br> um contrato efectivo

O PCP está a levar a cabo em todo o País, e com particular expressão junto das empresas e locais de trabalho, a segunda fase da campanha de esclarecimento e mobilização «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade». A decorrer até Maio, esta segunda e última fase incide na afirmação das propostas do Partido para pôr fim à precariedade e na convicção de que são os trabalhadores, com a sua iniciativa, unidade e luta, a ter a última palavra sobre as suas condições de trabalho, a sua vida e o seu futuro.

PCP

Solidariedade que se renova<br>e reafirma

Num almoço no sábado, 4, em Viana do Castelo, o Secretário-geral do PCP reafirmou a solidariedade dos comunistas aos antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais.

A habitação e o papel do Estado

Debater e aprofundar problemas e o papel do Estado na prossecução do direito constitucional à habitação é o objectivo do Seminário que o Partido promove na próxima terça-feira, 14, em Lisboa.

Desenvolver o interior

O PCP reafirmou na segunda-feira que a correcção das desigualdades regionais implica a ruptura com a política de direita e o apoio ao desenvolvimento equilibrado de todo o território.

CNOD recebeu PCP

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral e da qual faziam parte também...

Organização e empenho

No concelho de Oliveira de Azeméis, a difusão do Avante! tem crescido nos últimos meses, quer...

Faleceu Georgette Ferreira

Aos 91 anos, faleceu Georgette Ferreira, militante e dirigente comunista que, como sublinha o Secretariado do...

Aniversário do Avante!

No domingo, dia 5, no Centro de Trabalho do PCP em Lagos, um almoço de convívio para comemorar o 86.º aniversário do...

Metro do Porto

As novas linhas do Metro do Porto que, segundo notícias vindas a público, estarão para ser construídas,...

Revolução de Outubro

O Centro de Trabalho da Ajuda acolheu, no dia 4, um debate sobre a Revolução de Outubro, inserido...
Trabalhadores

Greve por melhores escolas

A adesão da maioria dos funcionários não docentes à greve de dia 3 provocou o encerramento de largas centenas de estabelecimentos de ensino, dando força às reivindicações dos trabalhadores. As expressões de solidariedade confirmaram a percepção de que a luta é também por melhores condições nas escolas.

Resposta de luta na Portway

Foi formalizada a convocação de uma greve na Portway (Grupo ANA/Vinci), a partir de dia 16, a fim de «dar condições imediatas aos trabalhadores para resistirem e lutarem pelos seus direitos».

Parem já a municipalização

O actual Governo pretende aprofundar a municipalização das competências da Administração Central, a que o governo PSD/CDS-PP tinha dado grande alento, mas este processo tem de parar de imediato.

Reforçar a Inter-Reformados

«Sindicalizados sempre, no trabalho e na reforma» é o lema da 8.ª Conferência Nacional da Inter-Reformados, que amanhã, 10, se vai realizar em Lisboa.

A Carris permanece

Com a Câmara Municipal de Lisboa como nova proprietária da Carris, desde 1 de Fevereiro, não se alteram as...

Precariedade em cena

«Precariedade não é futuro, é passado!» é o nome da peça teatral que a União de...
Assembleia da República

Uma ruptura que urge assumir

O PCP voltou a chamar a atenção para o carácter prejudicial da precariedade laboral sobre a qualidade do ensino, defendendo que a postos de trabalho permanente devem corresponder vínculos efectivos na educação e ciência.

Em prol da economia e de Portugal

O PCP responsabiliza o PSD e o CDS-PP por «qualquer prejuízo que venha a ocorrer» para o Estado do processo BES/Novo Banco, mas adverte que se o PS optar pela privatização não se livra de ficar com o seu nome manchado por este processo.

O exercício da liberdade sindical

A proposta de lei do Governo que altera o exercício da liberdade sindical e os direitos de negociação colectiva e de participação do pessoal da PSP com funções policiais baixou sem votação, por 60 dias, à comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Inapelável condenação

O PCP apresentou no Parlamento um voto de condenação das políticas que em vários países desrespeitam...
Nacional

Festival pela paz

A juventude portuguesa está convocada para participar no 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que se vai realizar de 14 a 22 de Outubro, na cidade de Sochi, Rússia.

Envelhecer com direitos

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) inicia, amanhã, uma campanha nacional para explicar as alterações ao pagamento do subsídio de Natal.

Visão estratégica em Palmela

O Auditório Municipal do Pinhal Novo acolheu, dia 21 de Janeiro, um Encontro Concelhio de Palmela da CDU, onde se analisou,...

Confiança no Barreiro

Sofia Amaro Martins, 42 anos, engenheira técnica civil, é a candidata da CDU à presidência da Câmara do...
Europa

Vitória da rua

O governo romeno revogou formalmente, dia 5, o polémico decreto, aprovado na semana passada à margem do parlamento, que despenalizava certos delitos de corrupção.

 

Desigualdade que mata

A pobreza e a desigualdade social constituem sérias ameaças à saúde, com efeitos tão ou mais devastadores do que a obesidade, a hipertensão ou o consumo excessivo de álcool.

 

Deputados aprovam «brexit»

A Casa dos Comuns (parlamento) aprovou, dia 1, a proposta de lei que autoriza o governo britânico a accionar o artigo 50.º e...

Polónia ataca educação

O governo conservador polaco lançou-se num polémico projecto de reforma do sistema de educação, que está...

Síndrome de Estocolmo

Face à natureza e ao impacto de alguns dos principais factores que constrangem o desenvolvimento soberano nacional – como...
Internacional

Recorde de afegãos mortos<br>em 2016

O número de civis vítimas da guerra no Afeganistão nunca foi tão elevado, advertiu, segunda-feira, 6, a ONU, que começou o recenseamento em 2009.

Israel «mata» paz

O parlamento israelita aprovou, segunda-feira, 6, a legalização do roubo de terras palestinianas no quadro da intensificação da campanha de repressão, perseguição e colonização sionista, que o PCP denunciou em comunicado recente.

FARC-EP desmobilizam

Mais de seis mil combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP)...

Guerra volta ao Donbass

O governo ucraniano está a reforçar a presença militar na linha de separação no Donbass, no Leste do...

A Revolução de Fevereiro<br>de 1917

Por ocasião dos 100 anos da revolução democrática burguesa na Rússia, de Fevereiro de 1917, é oportuno recordar esse extraordinário acontecimento que, no seu desenvolvimento, é inseparável da Revolução Socialista de Outubro, acontecimento maior em todo o século XX e cujo centenário se comemora igualmente este ano.

Temas

Algumas anotações a propósito<br> da situação nos Estados Unidos

Os recentes acontecimentos nos Estados Unidos – com a eleição e tomada de posse de Donald Trump como presidente e a entrada em funções da nova administração por si dirigida – continuam a colocar compreensíveis interrogações quanto aos seus reais impactos no desenvolvimento da agenda neoliberal e agressiva que tem vindo a ser prosseguida pelas sucessivas administrações norte-americanas e às suas consequentes repercussões no plano interno e externo, constituindo um acrescido factor na incerteza e instabilidade que caracterizam a actual situação internacional.
Argumentos
Filme do Mês

Terras mineiras

A voz sofrida faz do canto de cada palavra um trabalhoso, ainda que mínimo, ganho de fôlego:...
TVisto

Campo de batalha

Ainda que não se dê conta disso, o utente (ou consumidor, ou frequentador) dos chamados media está todos os dias no centro...
Memória
Aconteceu

Mamona vence<br>no triplo salto

Patrícia Mamona venceu, dia 1, o triplo salto do meeting de Dusseldorf, na Alemanha, assegurando assim o triunfo no circuito de pista...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário Geral do PCP   Emprego. Direitos...

A semana em resumo

Frases

“[A UGT] sempre teve uma relação muito próxima com o PS, com o PSD e...