Reforçar a Inter-Reformados
«Sindicalizados sempre, no trabalho e na reforma» é o lema da 8.ª Conferência Nacional da Inter-Reformados, que amanhã, 10, se vai realizar em Lisboa.
«As pessoas idosas têm direito à segurança económica»
A conferência tem lugar no Altis Park Hotel, nas Olaias, entre as 10 e as 18 horas. Num documento que já está a ser divulgado, a organização de reformados da CGTP-IN começa por salientar que o artigo 72.º da Constituição da República Portuguesa consagra: «As pessoas idosas têm direito à segurança económica e a condições de habitação (…) e a política de terceira idade engloba medidas políticas de carácter económico, social e cultural tendentes a proporcionar-lhes a realização pessoal, através da sua participação activa na vida da comunidade».
Para a Inter-Reformados, defender estes direitos tem sido «a razão da nossa existência, através da organização colectiva, condição para mais eficazmente lutar por estes». «Ao longo dos últimos quatro anos, a luta dos trabalhadores e reformados, impulsionada pela CGTP-IN, contra a exploração, as desigualdades e o empobrecimento do povo e do País, foi determinante para a derrota do governo PSD/CDS, para a defesa e reposição de direitos, comprovando mais uma vez o papel decisivo da organização e da luta», afirma a organização.
No folheto aborda-se, também, a nova correlação de forças na Assembleia da República e valoriza-se «os resultados obtidos ao longo de 2016», nomeadamente o fim do congelamento das pensões. No entanto, assegura-se, «continuaremos a lutar» por «aumentos intercalares dignos em todas as pensões», «mais justiça social» e «melhor saúde». «Com a luta de todos nós será possível viver melhor», assegura a Inter-Reformados.