Luta no Centro Nacional de Pensões

Os trabalhadores do Centro Nacional de Pensões (CNP) vão concentrar-se, hoje, 9, a partir das 10h30, frente ao Instituto de Segurança Social, IP, em Lisboa, para exigir a contratação de mais funcionários, a melhoria das condições de trabalho e a integração de todos os precários agora em funções.
Em nota à comunicação social, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas refere que no CNP «as condições de trabalho chegaram a um ponto em que não é possível assegurar os processamentos, por questões de falta de recursos humanos e materiais» e lembra que, há cerca de 10 anos, aquele serviço tinham mais de mil trabalhadores. Hoje, são pouco mais de 300.

O sindicato da CGTP-IN denuncia, de igual forma, o facto de o recurso a trabalhadores com Contrato de Emprego e Inserção, para realizar trabalho efectivo, se ter tornado uma «prática recorrente», encontrando-se «muitos serviços do CNP quase exclusivamente entregues a estes trabalhadores».




Mais artigos de: Trabalhadores

Greve por melhores escolas

A adesão da maioria dos funcionários não docentes à greve de dia 3 provocou o encerramento de largas centenas de estabelecimentos de ensino, dando força às reivindicações dos trabalhadores. As expressões de solidariedade confirmaram a percepção de que a luta é também por melhores condições nas escolas.

Resposta de luta na Portway

Foi formalizada a convocação de uma greve na Portway (Grupo ANA/Vinci), a partir de dia 16, a fim de «dar condições imediatas aos trabalhadores para resistirem e lutarem pelos seus direitos».

Parem já a municipalização

O actual Governo pretende aprofundar a municipalização das competências da Administração Central, a que o governo PSD/CDS-PP tinha dado grande alento, mas este processo tem de parar de imediato.

Reforçar a Inter-Reformados

«Sindicalizados sempre, no trabalho e na reforma» é o lema da 8.ª Conferência Nacional da Inter-Reformados, que amanhã, 10, se vai realizar em Lisboa.

Sector eléctrico em plenários

Para «exigir respostas do patronato à carta reivindicativa, de âmbito sectorial, e aos cadernos reivindicativos, aprovados e entregues às administrações», os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN iniciaram uma ronda de plenários de...

A Carris permanece

Com a Câmara Municipal de Lisboa como nova proprietária da Carris, desde 1 de Fevereiro, não se alteram as relações de trabalho, continua a aplicar-se o Acordo de Empresa e os trabalhadores não passam a ser da CML nem ficam sob a legislação laboral da...

Outra «lebre» na inspecção veterinária

Para que a inspecção veterinária, ante e post mortem, passe a ser garantida «através dos veterinários municipais ou de veterinários com uma relação jurídica de qualquer natureza», o secretário de Estado da Agricultura e...

Precariedade em cena

«Precariedade não é futuro, é passado!» é o nome da peça teatral que a União de Sindicatos de Lisboa apresenta, hoje, às 17 horas, frente ao centro comercial Vasco da Gama, na saída da estação terminal do Oriente, linha vermelha do...