FARC-EP desmobilizam

Mais de seis mil combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) iniciaram, no fim-de-semana, a última marcha enquanto membros de uma organização armada. O destino são os acampamentos situados em zonas desmilitarizadas, onde depositarão as armas e iniciarão o processo de reintegração na vida civil.

Porém, os acantonamentos estão muito longe de cumprirem os requisitos mínimos de dignidade e salubridade, conforme foi estipulado no acordo de paz entre guerrilha e governo da Colômbia, denunciou o primeiro secretário das FARC-EP Rodrigo Londoño, que culpa o executivo liderado pelo presidente Juan Manuel Santos pela situação.

A falta ou insuficiência de infra-estruturas básicas, bem como de assistência médica e medicamentosa, afecta em particular crianças (66), mães que estão a amamentar e gestantes (80), os quais, sublinhou o comandante das FARC-EP, citado pelo gabinete de imprensa da Marcha Patriótica, «enfrentam piores condições do que durante a guerra».



Mais artigos de: Internacional

Recorde de afegãos mortos<br>em 2016

O número de civis vítimas da guerra no Afeganistão nunca foi tão elevado, advertiu, segunda-feira, 6, a ONU, que começou o recenseamento em 2009.

Israel «mata» paz

O parlamento israelita aprovou, segunda-feira, 6, a legalização do roubo de terras palestinianas no quadro da intensificação da campanha de repressão, perseguição e colonização sionista, que o PCP denunciou em comunicado recente.

Guerra volta ao Donbass

O governo ucraniano está a reforçar a presença militar na linha de separação no Donbass, no Leste do país. A acusação partiu da Rússia, que detalhou que para além da deslocação de contingentes regulares, em violação dos...

A Revolução de Fevereiro<br>de 1917

Por ocasião dos 100 anos da revolução democrática burguesa na Rússia, de Fevereiro de 1917, é oportuno recordar esse extraordinário acontecimento que, no seu desenvolvimento, é inseparável da Revolução Socialista de Outubro, acontecimento maior em todo o século XX e cujo centenário se comemora igualmente este ano.

Trump é o capitalismo

LUSA Longe vai o tempo em que «democracia» fazia as vezes de «capitalismo» no léxico político dominante. Quando, parafraseando Churchill, se repetia que «a democracia é a pior forma de governo, excepto todas as outras», absolvia-se o...