Organização e empenho

No concelho de Oliveira de Azeméis, a difusão do Avante! tem crescido nos últimos meses, quer dentro do Partido quer nas acções de venda públicas realizadas mensalmente junto ao mercado local. Como sublinha Carla Martins, responsável pela organização do Partido, estes avanços têm ainda mais significado neste que é «um dos concelhos mais agrestes» do distrito de Aveiro, onde a CDU não conta com qualquer eleito nas freguesias ou na Assembleia Municipal, o que acaba por reflectir a dimensão e influência da própria estrutura partidária.

Muito embora estejam conscientes das dificuldades e dos obstáculos com que se deparam na sua intervenção, os comunistas de Oliveira de Azeméis olham para esta realidade com vontade de a alterar. O terreno, aliás, é fértil em potencialidades de crescimento do Partido, desde logo porque em Oliveira de Azeméis estão instaladas diversas unidades industriais, particularmente do sector dos moldes, mas não só. O desafio que está colocado é, desde já, o de reforçar a organização do Partido aos mais variados níveis, condição essencial para o alargamento da sua influência entre as massas: o aumento da difusão do Avante! é uma das medidas definidas pelo XX Congresso do Partido para atingir estes objectivos estratégicos.

Especificamente sobre este assunto, Carla Martins lembra que sempre houve distribuição do jornal pela organização partidária, assumida directamente pelo anterior responsável pelo trabalho político do Partido em Oliveira de Azeméis. O que mudou nos últimos meses, explica, foi o número de quadros envolvidos nesta tarefa e a decisão de, pelo menos uma vez por mês, montar uma banca de venda do Avante! no jardim público junto ao mercado.

No que respeita à distribuição do Avante! pela organização, a dirigente do Partido assume que a decisão de dividir o concelho em zonas e atribuir a mais militantes a responsabilidade de fazer chegar os jornais a cada uma delas já possibilitou um aumento real do número de exemplares vendidos semanalmente. Mas é possível crescer mais nos próximos meses, garante Carla Martins, que vê o processo preparatório das eleições autárquicas deste ano, com todo o envolvimento de militantes e simpatizantes do Partido que suscita, como um «momento privilegiado» para conseguir mais leitores regulares do Avante!. Contudo, tal só acontecerá se esses militantes e amigos forem desafiados a isso pelos responsáveis concelhios do Partido.

Abrir caminho a custo

Pelo menos uma vez por mês, a organização concelhia de Oliveira de Azeméis quase que duplica a remessa de exemplares do Avante!, para que sejam vendidos junto ao mercado. Na última destas acções, na continuidade aliás de uma tendência de vem de há muito, o Avante! esgotou em tempo recorde, lembrou a responsável. Mais houvesse e mais teriam sido vendidos. Os resultados positivos levam a organização a ponderar um aumento, para breve, do número de jornais a levar para essas acções.

Mas nem sempre foi assim, recorda Carla Martins, sublinhando que houve que abrir caminho entre muitas dificuldades. «Algumas reacções eram desagradáveis», confessou, mas hoje as coisas são diferentes: «já ninguém estranha a nossa presença e até já temos alguns clientes habituais.» Além do mais, das poucas vezes que há sobras, são vários os comerciantes da zona que aceitam ficar com o jornal, acrescenta.

O «segredo», assume Carla Martins, é a persistência e a combatividade dos comunistas, que nunca se atemorizaram nem desmoralizaram quando as coisas não corriam bem e que não descansam hoje à sombra dos êxitos. Mas a escolha dos quadros que levam a cabo esta tarefa também conta, e muito, garante a responsável: «há dois camaradas que são fantásticos a vender o Avante! na rua», valoriza, lembrando que nem toda a gente tem feitio e jeito para abordar as pessoas com o objectivo de vender o jornal. Encontrar mais militantes com essas características é um dos desafios que está colocado à organização para que se possa pensar em generalizar e tornar ainda mais frequente este tipo de acções.

O caminho, contudo, está definido e todo o trabalho está bem organizado e sustentado. Crescer será a partir de agora mais fácil. E possível.




Mais artigos de: PCP

Solidariedade que se renova<br>e reafirma

Num almoço no sábado, 4, em Viana do Castelo, o Secretário-geral do PCP reafirmou a solidariedade dos comunistas aos antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais.

A habitação e o papel do Estado

Debater e aprofundar problemas e o papel do Estado na prossecução do direito constitucional à habitação é o objectivo do Seminário que o Partido promove na próxima terça-feira, 14, em Lisboa.

Desenvolver o interior

O PCP reafirmou na segunda-feira que a correcção das desigualdades regionais implica a ruptura com a política de direita e o apoio ao desenvolvimento equilibrado de todo o território.

CNOD recebeu PCP

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral e da qual faziam parte também Fernanda Mateus, da Comissão Política, e Eduardo Vieira, do Comité Central, esteve anteontem, 7, na sede da Confederação Nacional dos Organismos de...

Faleceu Georgette Ferreira

Aos 91 anos, faleceu Georgette Ferreira, militante e dirigente comunista que, como sublinha o Secretariado do Comité Central na nota que emitiu no dia 4, «dedicou a sua vida à causa revolucionária do seu Partido de sempre, pela emancipação dos...

Aniversário do Avante!

No domingo, dia 5, no Centro de Trabalho do PCP em Lagos, um almoço de convívio para comemorar o 86.º aniversário do Avante! reuniu três dezenas de camaradas e amigos. Após as típicas e raras «papas moiras» de xerém, aconchegadas por feijoada de polvo e...

Metro do Porto

As novas linhas do Metro do Porto que, segundo notícias vindas a público, estarão para ser construídas, «correspondem a propostas que há muito o PCP vem reclamando», garante a Direcção da Organização Regional num comunicado de dia 7. Contudo,...

Revolução de Outubro

O Centro de Trabalho da Ajuda acolheu, no dia 4, um debate sobre a Revolução de Outubro, inserido nas comemorações do centenário dessa que é o mais avançado acontecimento da marcha dos explorados e oprimidos pela sua libertação e...