CNOD recebeu PCP
Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral e da qual faziam parte também Fernanda Mateus, da Comissão Política, e Eduardo Vieira, do Comité Central, esteve anteontem, 7, na sede da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) para mais um encontro de divulgação e valorização das conclusões do XX Congresso do Partido, realizado no início de Dezembro.
Em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa valorizou a «acção meritória» da CNOD e das estruturas que a compõem em questões tão prementes como as acessibilidades, o ensino especial e os direitos dos sinistrados do trabalho e realçou o insólito de não se saber ao certo quantas pessoas com deficiência existem no País. O dirigente comunista sublinhou ainda a distorção existente em Portugal entre uma legislação em geral positiva e avançada e a sua não aplicação prática em muitos domínios.
A CNOD representa 36 organizações de pessoas com deficiência, englobando todos os tipos de deficiência (mental, motora, sensorial e orgânica), e é representante em Portugal no Fórum Europeu da Deficiência. No encontro com o PCP participaram José Reis, Jorge Silva, Paulo Farinha, António Pereira e Augusto Hortas, respectivamente presidente, vice-presidente, tesoureiro, primeiro vogal e presidente da Assembleia-geral.