Alemanha regista excedente recorde

A ba­lança cor­rente da Ale­manha (saldo das trocas ex­ternas de bens, ser­viços e trans­fe­rên­cias di­versas) teve um ex­ce­dente re­corde de 278 mil mi­lhões de euros em 2016.

Se­gundo o ins­ti­tuto eco­nó­mico de Mu­nique Ifo, ci­tado dia 1 pelo jornal Le Monde, o su­pe­ravit ger­mâ­nico foi su­pe­rior ao da China, que se terá si­tuado em 245 mil mi­lhões de dó­lares no ano pas­sado, em li­geira queda de­vido à di­mi­nuição das ex­por­ta­ções chi­nesas.

A Ale­manha os­tenta assim o maior ex­ce­dente ex­terno do mundo, que re­pre­senta 8,6 por cento do seu Pro­duto In­terno Bruto.

Vá­rios eco­no­mistas ci­tados pela mesma fonte con­si­deram que este co­lossal su­pe­ravit é em parte o res­pon­sável pelo cres­ci­mento ané­mico eu­ropeu.

Re­flec­tindo o peso da in­dús­tria no PIB alemão e o di­na­mismo das ex­por­ta­ções ger­mâ­nicas, o saldo da ba­lança cor­rente re­sulta ainda dos ren­di­mentos dos in­ves­ti­mentos efec­tu­ados no es­tran­geiro.

Porém, se antes da crise boa parte desses in­ves­ti­mentos era efec­tuada na zona euro, no­me­a­da­mente em Es­panha, con­tri­buindo assim para o de­sen­vol­vi­mento da cha­mada bolha imo­bi­liária, após a eclosão da crise, a banca alemã re­o­ri­entou a suas apli­ca­ções para países eu­ro­peus fora da zona euro ou nou­tras re­giões do mundo, em par­ti­cular, na Ásia.

 



Mais artigos de: Europa

Vitória da rua

O go­verno ro­meno re­vogou for­mal­mente, dia 5, o po­lé­mico de­creto, apro­vado na se­mana pas­sada à margem do par­la­mento, que des­pe­na­li­zava certos de­litos de cor­rupção.

 

Desigualdade que mata

A po­breza e a de­si­gual­dade so­cial cons­ti­tuem sé­rias ame­aças à saúde, com efeitos tão ou mais de­vas­ta­dores do que a obe­si­dade, a hi­per­tensão ou o con­sumo ex­ces­sivo de ál­cool.

 

Deputados aprovam «brexit»

A Casa dos Comuns (parlamento) aprovou, dia 1, a proposta de lei que autoriza o governo britânico a accionar o artigo 50.º e assim lançar as negociações de saída. O diploma foi votado favoravelmente por 498 deputados, e 114 pronunciaram-se contra. Tanto a bancada dos...

Polónia ataca educação

O governo conservador polaco lançou-se num polémico projecto de reforma do sistema de educação, que está a suscitar a oposição de estudantes e professores. O gabinete da primeira-ministra Beata Szydlo propõe-se reformar «a fundo» o sistema, que...

Irlanda abandona PIB como medidor económico

A Irlanda decidiu trocar o tradicional Produto Interno Bruto (PIB) pelo «Rendimento Nacional Bruto Ajustado» (RNB), que entrará em vigor até ao final deste ano, para medir com mais rigor o crescimento da economia do país. A decisão, noticiada dia 3 pela Reuters, foi tomada...

Síndrome de Estocolmo

Face à natureza e ao impacto de alguns dos principais factores que constrangem o desenvolvimento soberano nacional – como é o caso da dívida e do euro, – o PCP tem vindo a defender o desenvolvimento de uma acção do Estado português em duas vertentes: uma primeira,...