Opinião
Actual

A grande farsa

Corre por aí que se aproximam as «eleições para primeiro-ministro». Uma espécie de...
Actual

Fascismo silencioso

O fantasma do fascismo paira sobre a Europa. Embora seja impossível determinar o momento em que começou a manifestar-se,...
Actual

Um retrato a negro

Decorreu há alguns dias na AR o debate sobre o Estado da Nação. Passos Coelho não se poupou a elogios à sua...
A talhe de foice

Os <i>Consigliere</i>

Os desenvolvimentos do caso Espírito Santo não expõem unicamente os malefícios da influência de uma...
PCP

É a luta que desgasta o Governo

O Partido tem vindo a caracterizar a situação actual como a mais grave do ponto de vista político, económico e social desde a Revolução de Abril, com a exploração e o empobrecimento a alastrar desde que, há mais de 37 anos, os partidos da política de direita iniciaram o seu ajuste de contas. A falsificação da realidade, a mentira e os roubos são traços marcantes da acção desenvolvida pelo Governo do PSD e do CDS, que conta com o apoio do PS em tudo o que de mais relevante tem feito.

Crónica Internacional

Cooperação na acção

Como é afirmado no Comunicado do Comité Central de 29 e 30 de Junho, o PCP considera que «os perigos decorrentes da...
Em Foco

É hoje o dia

Defender os direitos e a contratação colectiva que os consagra, contestar novos roubos nos rendimentos dos trabalhadores e exigir aumentos dos salários e das pensões, afirmar os valores de Abril, exigir a demissão do Governo e a antecipação das eleições legislativas destacam-se entre as inúmeras razões que dão razão à grande manifestação nacional que a CGTP-IN promove em Lisboa esta tarde.

24.ª jornada de convívio e luta

No passado domingo, dia 6 de Julho, realizou-se mais uma edição do Passeio das Mulheres CDU que desta vez teve lugar em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real. Participaram nesta iniciativa largas centenas de pessoas vindas de diferentes freguesias da cidade do Porto e de outros pontos do distrito.

PCP

Determinação na luta por outro rumo

A 10.ª Assembleia da Organização da Cidade do Porto do PCP avaliou a situação política, o agravamento da exploração na cidade e no País, e vincou a necessidade de reforço do Partido.

Acautelar os interesses das populações

«Nem tudo o que é bom para a SONAE é necessariamente bom para o município e a população», salientam os comunistas de Oliveira do Hospital a propósito da intenção da Câmara Municipal de condecorar Belmiro de Azevedo.

Capitulação política

O PCP considera o acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo sobre o Fundo de Apoio Municipal (FAM) «um acto de capitulação política», e defende que a solução dos problemas financeiros das autarquias passa pelo reforço da sua capacidade financeira e autonomia.

PCP mais forte em Fiães

No dia 27 de Junho realizou-se a primeira Assembleia da Organização de Freguesia de Fiães do PCP, no concelho de Santa...

Impedir a destruição do SNS

No âmbito da campanha «Defender o SNS, garantir o acesso aos cuidados de saúde», levada a cabo pelo PCP para...

Homenagem a «Alex»

O papel militante, a intervenção no combate ao fascismo pela liberdade e por melhores condições de vida para os...
Trabalhadores

Grito de luta pela saúde

As declarações infelizes do ministro, no final do primeiro dia de greve, levaram a Federação Nacional dos Médicos a comentar que a luta iria ter ontem um nível de adesão ainda maior.

Escolas sem descanso

Mais uma vez, o Governo quer impor no período de férias uma série de medidas com graves consequências. A Fenprof e os seus sindicatos preparam respostas de luta, já a partir de amanhã.

Via sem saída

A Metro do Porto constitui «o mais poderoso desmentido das teses neoliberais e neocoloniais sobre as concessões da exploração a privados», como se vê nas contas de 2013.

Assembleia da República

A urgência de uma política alternativa

Dois olhares estiveram em confronto no Parlamento no debate sobre o estado da Nação. Ao cenário virtual da «saída limpa» sugerido pelo Governo, contrapôs o PCP a dramática realidade de um País mais pobre e desigual.

Realidade desmente Governo

Na sua intervenção inicial Jerónimo de Sousa foi direito ao assunto descrevendo um quadro muito completo sobre os principais problemas com que se debatem hoje os portugueses e o País.

Ataque feroz aos direitos

Bem conhecida e sentida pela generalidade dos portugueses é a política de cortes nos salários...

Riso de mau gosto

Imagem que fica deste debate é a da gargalhada grotesca do primeiro-ministro quando o Secretário-geral do PCP falava dos...

Foguetes no País que sofre

O «fim da crise» tantas vezes proclamado pelo Governo e pela maioria PSD/CDS-PP não resiste a uma comparação...

Pulseira electrónica

Desmontando a falácia da «saída limpa», da «libertação da troika, das amarras externas e das...

Branquear e omitir

O PCP demarcou-se em «aspectos essenciais» das conclusões propostas pela maioria PSD/CDS-PP na comissão parlamentar...
Nacional

Protesto saiu à rua

Em defesa da Casa do Douro e em protesto contra a alteração dos seus estatutos para associação de direito privado e de inscrição obrigatória, mais de uma centena de viticultores manifestaram-se, quinta-feira, em Peso da Régua.

 

Escolas não podem fechar

Entre as 311 escolas do ensino básico que o Governo quer fechar, no âmbito da «reorganização da Rede Escolar», estão as de Alpalhão e Tolosa, no concelho de Niza.

 

Ouvir a voz do descontentamento

Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, realizou, de 17 a 20 de Junho, uma visita ao Faial, tendo actualizado e aprofundado o conhecimento dos problemas da Ilha, acompanhado a sua evolução e ouvido os faialenses.

 

Soluções mas com segurança

Na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa realizada no dia 17 de Junho, o PAN – Partido pelos Animais e pela Natureza...

Indignação em Arazede

«O avô aqui estudou, a filha também, e o neto para onde vai estudar?», lia-se num cartaz...

CDU requer inspecção à DGAL

Não tendo a Câmara de Viseu respondido aos pedidos de esclarecimento formulados pela CDU na Assembleia Municipal (AM) de Abril...

Defender a maternidade

A Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde de Portimão promove, amanhã, sexta-feira, 11,...
Europa

Pobres mais pobres

Os pobres estão mais pobres, os ricos mais ricos, e escapar à pobreza é mais difícil não só para os desempregados mas também para os trabalhadores no activo.

Uma luta legítima

O governo grego proibiu a greve na companhia de electricidade após um tribunal ter declarado, dia 4, ilegal a luta dos trabalhadores contra a privatização.

Suécia em risco de deflação

O Banco Central da Suécia baixou, dia 3, a taxa de juro de referência para o mínimo histórico de 0,25 por cento,...
Internacional

Fascismo de botas cardadas

O governo golpista avançou com o procedimento legal para proibir o Partido Comunista da Ucrânia (PCU), iniciativa que, a par do recrudescimento da ofensiva contra as forças que resistem a Kiev no Leste do país, evidenciam o avanço do fascismo.

Impasse estratégico

O estancamento provisório dos desenvolvimentos político-militares no Iraque e na Síria parece servir os interesses do imperialismo e acompanha a degradação da situação humanitária na região.

Palestina exige justiça

A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) pretende que a ONU investigue os crimes cometidos por Israel, isto depois de o assassinato de um jovem palestiniano ter desencadeado uma onda de protestos populares a que Telavive responde com mais violência.

Argumentos
TVisto

Lixos

Antes mesmo que alguma imprensa diária não desportiva no-lo tivesse informado, já a televisão nos havia dado...
História

O herói colectivo

Estivemos há dias na Casa do Alentejo a apresentar o livro: «A CUF no Barreiro, Realidades, Mitos e...
Festa do Avante!

Cidade da Juventude, cidade da música

A construção da Festa do Avante! – literalmente erguida a pulso pelo trabalho solidário e militante, onde os saberes sem idade se fundem com a alegria, a generosidade e a inesgotável vontade de participar e aprender dos mais novos – é todos os anos uma tarefa portentosa e uma experiência inesquecível. Que o digam os mais jovens que ali passam boa parte das suas férias, garantindo em cada ano que passa que esta é, sem sombra de dúvidas, a grande Festa da juventude.

A Festa já começou

A Festa faz-se com trabalho colectivo, com trabalho militante. É também isso que torna diferente,...
Aconteceu

Sophia no Panteão

A cerimónia de trasladação dos restos mortais da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen para o Panteão Nacional...

Carlos do Carmo recebe Grammy

O fadista Carlos do Carmo, que celebra 50 anos de carreira, foi distinguido com a atribuição do «Lifetime Achivement...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 13  ...

A semana em resumo

Frases

“Acho que esta Europa acabou. Já não existe.”...