Não ao encerramento de escolas

A intenção de encerrar 311 escolas, 49 das quais no distrito de Aveiro, é expressão do «ódio» do Governo pelas «mais elementares conquistas de Abril», afirma a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP numa nota. 
À argumentação falaciosa do Governo, que invoca as vantagens da socialização para alunos em escolas com poucos matriculados, o PCP responde com uma série de «factos incontornáveis»: há várias escolas na lista de encerramento com mais de 21 alunos matriculados; há escolas que há vários anos não aceitam inscrições, num processo que visou conduzir ao seu despovoamento e fecho; para cumprirem o número mínimo de estudantes por turma imposto pelo Governo (26), algumas escolas vão juntar alunos de diferentes anos de escolaridade, o que desmonta a «argumentação pedagógica» do Ministério; o encerramento de escolas do 1.º ciclo implica, em muitos casos, o fecho de jardins de infância; a decisão de encerramento é muitas vezes tomada contra o parecer de pais, trabalhadores, juntas de freguesia e municípios.
Os comunistas, que destacam o facto de a política de encerramento de escolas não ser uma originalidade da dupla PSD/CDS-PP, mas um prolongamento do rumo iniciado pelo PS, expressam a sua solidariedade às populações afectadas pela medida e fazem um apelo à continuidade da luta no distrito, dando sequência às acções já ocorridas em Espinho, Ovar, Arouca, Anadia e Estarreja.




Mais artigos de: PCP

Determinação na luta por outro rumo

A 10.ª Assembleia da Organização da Cidade do Porto do PCP avaliou a situação política, o agravamento da exploração na cidade e no País, e vincou a necessidade de reforço do Partido.

Acautelar os interesses das populações

«Nem tudo o que é bom para a SONAE é necessariamente bom para o município e a população», salientam os comunistas de Oliveira do Hospital a propósito da intenção da Câmara Municipal de condecorar Belmiro de Azevedo.

Capitulação política

O PCP considera o acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo sobre o Fundo de Apoio Municipal (FAM) «um acto de capitulação política», e defende que a solução dos problemas financeiros das autarquias passa pelo reforço da sua capacidade financeira e autonomia.

PCP mais forte em Fiães

No dia 27 de Junho realizou-se a primeira Assembleia da Organização de Freguesia de Fiães do PCP, no concelho de Santa Maria da Feira. Nesta reunião, que decorreu no salão da Junta de Freguesia, os comunistas debateram aprofundadamente, na base de um Projecto de...

Impedir a destruição do SNS

No âmbito da campanha «Defender o SNS, garantir o acesso aos cuidados de saúde», levada a cabo pelo PCP para assinalar os 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP realizou, no dia 30 de Junho, uma acção de contacto com dezenas...

Homenagem a «Alex»

O papel militante, a intervenção no combate ao fascismo pela liberdade e por melhores condições de vida para os trabalhadores e o povo português, e a actualidade do seu exemplo foram destacados por Manuela Bernardino, do Secretariado do Comité Central, na homenagem que a...