Actual
A grande farsa
Actual
Fascismo silencioso
Actual
Um retrato a negro
A talhe de foice
Os <i>Consigliere</i>
PCP
É a luta que desgasta o Governo
O Partido tem vindo a caracterizar a situação actual como a mais grave do ponto de vista político, económico e social desde a Revolução de Abril, com a exploração e o empobrecimento a alastrar desde que, há mais de 37 anos, os partidos da política de direita iniciaram o seu ajuste de contas. A falsificação da realidade, a mentira e os roubos são traços marcantes da acção desenvolvida pelo Governo do PSD e do CDS, que conta com o apoio do PS em tudo o que de mais relevante tem feito.
Crónica Internacional
Cooperação na acção
É hoje o dia
Defender os direitos e a contratação colectiva que os consagra, contestar novos roubos nos rendimentos dos trabalhadores e exigir aumentos dos salários e das pensões, afirmar os valores de Abril, exigir a demissão do Governo e a antecipação das eleições legislativas destacam-se entre as inúmeras razões que dão razão à grande manifestação nacional que a CGTP-IN promove em Lisboa esta tarde.
24.ª jornada de convívio e luta
No passado domingo, dia 6 de Julho, realizou-se mais uma edição do Passeio das Mulheres CDU que desta vez teve lugar em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real. Participaram nesta iniciativa largas centenas de pessoas vindas de diferentes freguesias da cidade do Porto e de outros pontos do distrito.
Determinação na luta por outro rumo
A 10.ª Assembleia da Organização da Cidade do Porto do PCP avaliou a situação política, o agravamento da exploração na cidade e no País, e vincou a necessidade de reforço do Partido.
Acautelar os interesses das populações
«Nem tudo o que é bom para a SONAE é necessariamente bom para o município e a população», salientam os comunistas de Oliveira do Hospital a propósito da intenção da Câmara Municipal de condecorar Belmiro de Azevedo.
Capitulação política
O PCP considera o acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo sobre o Fundo de Apoio Municipal (FAM) «um acto de capitulação política», e defende que a solução dos problemas financeiros das autarquias passa pelo reforço da sua capacidade financeira e autonomia.
PCP mais forte em Fiães
Impedir a destruição do SNS
Não ao encerramento de escolas
Homenagem a «Alex»
Grito de luta pela saúde
As declarações infelizes do ministro, no final do primeiro dia de greve, levaram a Federação Nacional dos Médicos a comentar que a luta iria ter ontem um nível de adesão ainda maior.
Escolas sem descanso
Mais uma vez, o Governo quer impor no período de férias uma série de medidas com graves consequências. A Fenprof e os seus sindicatos preparam respostas de luta, já a partir de amanhã.
Via sem saída
A Metro do Porto constitui «o mais poderoso desmentido das teses neoliberais e neocoloniais sobre as concessões da exploração a privados», como se vê nas contas de 2013.
ACEEP não têm que esperar
Acção de luta <br>na instrução automóvel
Parem o despedimento!
A urgência de uma política alternativa
Dois olhares estiveram em confronto no Parlamento no debate sobre o estado da Nação. Ao cenário virtual da «saída limpa» sugerido pelo Governo, contrapôs o PCP a dramática realidade de um País mais pobre e desigual.
Realidade desmente Governo
Na sua intervenção inicial Jerónimo de Sousa foi direito ao assunto descrevendo um quadro muito completo sobre os principais problemas com que se debatem hoje os portugueses e o País.
Saída está na ruptura e mudança
Ataque feroz aos direitos
Riso de mau gosto
Foguetes no País que sofre
Pulseira electrónica
Branquear e omitir
Protesto saiu à rua
Em defesa da Casa do Douro e em protesto contra a alteração dos seus estatutos para associação de direito privado e de inscrição obrigatória, mais de uma centena de viticultores manifestaram-se, quinta-feira, em Peso da Régua.
Escolas não podem fechar
Entre as 311 escolas do ensino básico que o Governo quer fechar, no âmbito da «reorganização da Rede Escolar», estão as de Alpalhão e Tolosa, no concelho de Niza.
Ouvir a voz do descontentamento
Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, realizou, de 17 a 20 de Junho, uma visita ao Faial, tendo actualizado e aprofundado o conhecimento dos problemas da Ilha, acompanhado a sua evolução e ouvido os faialenses.
Oposição à política do Governo
Soluções mas com segurança
Indignação em Arazede
CDU requer inspecção à DGAL
Itinerários de conquistas e direitos das mulheres
A partidarização das Forças Armadas
«Construir a Paz <br> com os valores de Abril»
Defender a maternidade
Pobres mais pobres
Os pobres estão mais pobres, os ricos mais ricos, e escapar à pobreza é mais difícil não só para os desempregados mas também para os trabalhadores no activo.
Uma luta legítima
O governo grego proibiu a greve na companhia de electricidade após um tribunal ter declarado, dia 4, ilegal a luta dos trabalhadores contra a privatização.
Bundestag aprova salário mínimo
Suécia em risco de deflação
Do arco do «consenso europeu»
Fascismo de botas cardadas
O governo golpista avançou com o procedimento legal para proibir o Partido Comunista da Ucrânia (PCU), iniciativa que, a par do recrudescimento da ofensiva contra as forças que resistem a Kiev no Leste do país, evidenciam o avanço do fascismo.
Impasse estratégico
O estancamento provisório dos desenvolvimentos político-militares no Iraque e na Síria parece servir os interesses do imperialismo e acompanha a degradação da situação humanitária na região.
Palestina exige justiça
A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) pretende que a ONU investigue os crimes cometidos por Israel, isto depois de o assassinato de um jovem palestiniano ter desencadeado uma onda de protestos populares a que Telavive responde com mais violência.
GUE/NGL afirma <br> o seu carácter confederal
PCP na Festa <br> do Unsere Zeit
Guiné-Bissau rumo ao futuro
TVisto
Lixos
História
O herói colectivo
Economia
Sobre o milagre económico<br> de Pires de Lima
Cidade da Juventude, cidade da música
A construção da Festa do Avante! – literalmente erguida a pulso pelo trabalho solidário e militante, onde os saberes sem idade se fundem com a alegria, a generosidade e a inesgotável vontade de participar e aprender dos mais novos – é todos os anos uma tarefa portentosa e uma experiência inesquecível. Que o digam os mais jovens que ali passam boa parte das suas férias, garantindo em cada ano que passa que esta é, sem sombra de dúvidas, a grande Festa da juventude.