A talhe de foice
Ilusão
PCP
Fazer crescer a luta
A degradação da situação política e institucional para que o Governo PSD/CDS e os partidos que o suportam arrastaram o País e, sobretudo, a natureza da política que pretendem prosseguir e aprofundar, tornam ainda mais clara a necessidade de os trabalhadores e o povo fazerem crescer a luta pela demissão do Governo, a derrota da política de direita e a construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda.
Crónica Internacional
Dia M
Actual
Uma questão de escolhas
Actual
A mentira tem a perna curta
Actual
A propaganda reescreve a história
Demissão e solução
O Governo mostra desespero e desorientação, perdeu legitimidade mas insiste em novos ataques, afirmando-se como inimigo público dos trabalhadores e do povo e como uma ameaça à democracia, acusou a CGTP-IN, salientando a acrescida importância de uma forte participação nas manifestações que promove no Porto, este sábado, e em Lisboa, no dia 21.
Privatização ao lixo!
No dia 6, em Lisboa, trabalhadores, utentes e autarcas exigiram que a privatização da Empresa Geral do Fomento seja deitada ao lixo e reafirmaram que vão continuar a lutar por isso. O aviso foi dirigido ao Governo e à sua maioria, mas também aos grupos económicos que querem ficar com riquíssimo património, lucros milionários e poder de decisão numa área estratégica para o País.
Barreiras de resistência à exploração
A reunião nacional de quadros do PCP sobre as Comissões de Trabalhadores, realizada no sábado na Quinta da Atalaia, avaliou a situação actual das CT e a intervenção dos comunistas nestas organizações de massas.
Escalada contra a Constituição
Numa declaração proferida no dia 4, Jerónimo de Sousa acusou o Governo e os partidos da maioria de estarem a empurrar o País para uma situação política e social insustentável.
Defender a agricultura nacional
Independência financeira
O PCP entregou as contas referentes ao ano de 2013 no Tribunal Constitucional (TC), cumprindo a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais, legislação que o Partido considera uma ilegítima ingerência na vida partidária.
Modelo de quê?
A «empresa modelo» e o «parceiro idóneo» do Governo, a Martifer, está a levar por diante um imenso despedimento em Oliveira de Frades e noutros locais, denuncia o PCP.
Tarefas essenciais
Recrutar e organizar
Faleceu José Barata
Aprofundar análises
Festa do PCP na Suíça
Transportes mantêm luta
Numa semana, o Governo foi censurado nas urnas, na AR e no Tribunal Constitucional, mas não desiste de atacar os trabalhadores, pelo que a Fectrans/CGTP-IN apela à intensificação da luta no sector.
Fenprof apela à mobilização
A Fenprof anunciou algumas conquistas recentes dos professores, as diferentes lutas em que está envolvida e apelou a uma forte mobilização do sector para as manifestações dos dias 14 e 21.
Alerta pelos direitos
A CGTP-IN considera fundamental a união dos trabalhadores em defesa da contratação colectiva, face às gravosas alterações na legislação laboral contidas na proposta de lei do Governo.
Governo esconde a verdade
Greve nos Santos Populares
Concentrações hoje
Mais 18 milhões
Scotturb condenada
À espera no Funchal
Nova escravatura
Defender o SNS em Santarém
Enfermeiros com vínculo
PR não pode remeter-se ao silêncio
A reacção do primeiro-ministro ao acórdão do Tribunal Constitucional foi duramente criticada pelo PCP, com o deputado António Filipe a qualificá-la de «ingerência no poder judicial», reveladora de uma «deriva autoritária do Governo».
Aumento não pode ser mais adiado
A maioria governamental voltou a impedir o aumento imediato do salário mínimo nacional para os 515 euros proposto em projecto de lei do PCP.
Acabe-se com as PPP!
O PCP defende o fim das parcerias público-privadas (PPP) por entender que estas têm sido um poderoso instrumento de delapidação de recursos públicos, em favor dos grupos económicos.
Deputados apelam a Obama
Secretas em violação da lei?
Garantir qualidade e segurança
Salvaguardar a Lagoa de Óbidos
Machadada no SNS
São inúmeras as denúncias de utentes de todos os pontos do País em relação às crescentes dificuldades no acesso aos cuidados de Saúde derivadas da política do Governo.
Falta de isenção na Madeira
O PCP formalizou, sexta-feira, um protesto junto da Direcção do Centro Regional da Madeira da RTP pela não observância e desrespeito, por parte deste órgão de comunicação, dos princípios básicos da isenção, igualdade de tratamento e cumprimento do serviço público de informação, pela falta de cobertura às iniciativas políticas do PCP e da CDU na Região Autónoma da Madeira.
Os lobos uivam de novo
Protesto <br>na «estrada da morte»
«Constituição, Liberdade <br>e Democracia»
Jovens no PM
Exposição em Almada
Pelo fim da monarquia
Dezenas de milhares de pessoas participaram, no sábado, 7, em manifestações em toda a Espanha, exigindo um referendo sobre o regime monárquico, após a abdicação do rei.
Explosão da pobreza
Um relatório da Organização Internacional do Trabalho alerta para a erosão do chamado «modelo social europeu» e para uma autêntica explosão da pobreza na Europa.
Cordão humano pela independência
Ingerência inaceitável
Libertar o País
Violência sionista
Aumento da repressão sobre os presos palestinianos e construção de novos colonatos, ao arrepio do Direito Internacional e das decisões da ONU, são a resposta de Israel à formação de um governo de unidade palestiniano.
Manobras contra manobras
A Rússia respondeu anteontem com exercícios de grande envergadura à dupla iniciativa militar da NATO no Báltico e à concentração de tropas nas fronteiras da Federação, considerados por Moscovo como actos hostis e contraproducentes.
Justiça para Os Cinco
Secessionistas mantêm poder no Kosovo
Nova trégua das FARC
Egipto legitima <br> regime militar
PCP propõe rejeição do DEO
O Documento de Estratégia Orçamental (DEO) apresentado em Abril de 2014 pelo Governo PSD/CDS enquadra-se na linha política de abdicação e de entrega da riqueza nacional, de reconfiguração do Estado e de reafectação da riqueza produzida a favor do Capital e em detrimento do Trabalho, pelo que deve ser rejeitado pela Assembleia da República, advoga o Projecto de Resolução apresentado no Parlamento, a 5 de Junho, pelo Grupo Parlamentar do PCP. A iniciativa força o debate e a votação do DEO a que o Executivo procurou furtar-se.