Tarefas essenciais

Pelo quinto ano consecutivo, realizou-se no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, o encontro anual de camaradas com tarefas de fundos e difusores do Avante!. Com a participação de dezenas de pessoas, intervieram José Moreira, da Direcção da Organização Regional do Porto, e Manuela Pinto Ângelo, do Secretariado do Comité Central do PCP.

Seguiram-se o já habitual lanche e um concerto musical, que muito ajudaram ao convívio, e à criação e aprofundamento dos «laços de amizade e camaradagem» que ligam os militantes do PCP, como José Moreira referiu na sua intervenção. Este dirigente do Partido chamou a atenção para as crescentes dificuldades financeiras da organização, cujas causas atribuiu à grave situação do País que, tendo obrigado a intensificar a actividade partidárias nas mais diversas áreas, terá retirado recursos e disponibilidades para as tarefas de fundos.

Esta é, para José Moreira, uma insuficiência que terá de ser colmatada. A campanha de contacto com os militantes do Partido e entrega do novo cartão do Partido, actualmente em curso, é uma altura ideal para se desenvolver e intensificar o trabalho de fundos, e nomeadamente de recolha de quotas e discussões do valor das mesmas, nesses milhares de contactos que se irão realizar.

Já Manuela Pinto Ângelo começou por saudar os presentes e afirmar que as tarefas de fundos, muitas vezes ingratas e desgastantes, são o garante da «independência política e ideológica» do PCP. Referindo-se aos resultados eleitorais recentes, em que o PCP, integrado na CDU, conseguiu um importante resultado, Manuela Pinto Ângelo garantiu que eles se devem, acima de tudo, a um trabalho que «não começou no período eleitoral», antes é uma constante no PCP, de luta pela melhoria de vida de um povo que se encontra numa grave crise económica e social fruto da política de direita que tem sido seguida, e que considerou como tendo chegado a um ponto tal que se pode considerar «como uma afronta ao regime democrático».




Mais artigos de: PCP

Barreiras de resistência à exploração

A reunião nacional de quadros do PCP sobre as Comissões de Trabalhadores, realizada no sábado na Quinta da Atalaia, avaliou a situação actual das CT e a intervenção dos comunistas nestas organizações de massas.

Escalada contra a Constituição

Numa declaração proferida no dia 4, Jerónimo de Sousa acusou o Governo e os partidos da maioria de estarem a empurrar o País para uma situação política e social insustentável.

Defender a agricultura nacional

Uma delegação do PCP, em que participou o seu Secretário-geral, visitou anteontem de manhã a Feira Nacional da Agricultura, em Santarém. Em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa lembrou que no Ano Internacional da Agricultura...

Independência financeira

O PCP entregou as contas referentes ao ano de 2013 no Tribunal Constitucional (TC), cumprindo a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais, legislação que o Partido considera uma ilegítima ingerência na vida partidária.

Modelo de quê?

A «empresa modelo» e o «parceiro idóneo» do Governo, a Martifer, está a levar por diante um imenso despedimento em Oliveira de Frades e noutros locais, denuncia o PCP.

Recrutar e organizar

Paralelamente à intensa intervenção de combate à política de direita e de afirmação da alternativa patriótica e de esquerda, e profundamente ligada a ela, as organizações do PCP estão a levar por diante as indispensáveis tarefas de...

Faleceu José Barata

No passado dia 7, faleceu nas instalações do Centro Social da Armada, em Oeiras, José Barata Júnior, militante do Partido Comunista Português e ex-tarrafalista. Tinha 97 anos. O Secretariado do Comité Central do PCP emitiu uma nota sobre o falecimento de José Barata,...

Aprofundar análises

As organizações e organismos do PCP aos mais variados níveis continuam a aprofundar a análise dos resultados das eleições para o Parlamento Europeu e a projectar a acividade partidária para os tempos mais próximos, nomeadamente a que se relaciona com a...

Festa do PCP na Suíça

O regozijo pelos resultados eleitorais alcançados pela CDU nas eleições de 25 de Maio animou ainda mais os comunistas portugueses na Suíça, que realizaram no dia 8 a sua já tradicional Festa-Convívio Nacional, a qual reuniu em...