Cordão humano pela independência
Um cordão humano juntou, no domingo, 8, cerca de 150 mil pessoas que ligaram as localidades de Durango, na Biscaia, e Pamplona, no Norte de Espanha, numa distância de 123 quilómetros.
A acção foi promovida pelo «Gure Esku Dago» («Está nas nossas mãos»), com o apoio de associações e partidos, para reivindicar o direito do povo basco de decidir sobre a independência.
Note-se que, a 29 de Maio, o parlamento basco aprovou uma moção a favor do direito de autodeterminação, votada favoravelmente pelo Partido Nacionalista Basco e pelo partido independentista Bildu.
Na semana passada, dia 5, os mesmos partidos adoptaram uma resolução pedindo ao governo de Madrid que ponha fim à dispersão dos presos políticos, considerando que tal corresponde à vontade dos próprios, dos «seus familiares e da maioria da sociedade basca», constituindo ainda «um dever humanitário que ajudará a fortalecer a paz e a convivência».
O parlamentar de EH Bildu, Julen Arzuaga, recordou que o parlamento regional já aprovou 200 iniciativas sobre este tema, enquanto o porta-voz do PNV, Joseba Egibar, considerou que o fim da actividade militar de ETA é razão suficiente para pôr fim à actual política penitenciária.