Recrutar e organizar
Paralelamente à intensa intervenção de combate à política de direita e de afirmação da alternativa patriótica e de esquerda, e profundamente ligada a ela, as organizações do PCP estão a levar por diante as indispensáveis tarefas de reforço da organização e intervenção partidárias. Entre elas, destaca-se o recrutamento de novos militantes e a acção de contacto com os membros do Partido para a elevação da militância, actualização de dados e entrega do novo cartão.
Esta última acção – fundamental para a concretização das tarefas definidas pelo Comité Central no final do ano passado, expressas na resolução «Mais Organização, Mais Intervenção, Maior Influência, Um PCP mais Forte» – tem como objectivos centrais elevar a militância e contribuir para uma participação mais regular dos membros do Partido na vida partidária. O ponto de partida é o apuramento das disponibilidades e possibilidades de cada um.
Sendo uma tarefa imensa, o contacto individual com todos e cada um dos membros do Partido abre amplas perspectivas de reforço da organização e intervenção partidárias. Não só pelo que pode representar de aumento da militância, como também pelo aumento da recolha de quotas e de difusão da imprensa, ou ainda pelos nomes que, em cada uma das conversas, pode surgir para recrutar para o Partido.