Justiça para Os Cinco

Em mais de 40 países deu-se expressão à exigência de libertação dos três antiterroristas cubanos que permanecem presos nos EUA – Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero –, e que com Fernando e René González (já libertados mas que cumpriram a totalidade das respectivas penas) foram sentenciados num processo manipulado e condenado nas Nações Unidas e noutros fóruns internacionais, o último dos quais um encontro de reputados juristas, em Londres, onde se concluiu que o presidente norte-americano deve indultar imediatamente os patriotas cubanos ainda encarcerados.

A III Jornada «Cinco Dias pelos Cinco» decorreu entre 4 e 11 de Junho, com destaque para as iniciativas realizadas em Washington com a participação de advogados, activistas dos direitos humanos, deputados, líderes religiosos e comunitários, escritores, artistas e sindicalistas oriundos de 30 países.

Na capital norte-americana, para além de uma manifestação junto da Casa Branca, da exibição de documentários e da apresentação de livros; de concertos e manifestações artísticas ou da homenagem a vítimas do terrorismo, entre outras acções, foi realizada uma conferência, dias 5 e 6, na qual se denunciou a aberração jurídica e se apelou a Barack Obama para corrigir a injustiça cometida.

No encontro intitulado «Nova era das Relações EUA-Cuba», estiveram presentes o actor Danny Glover, a activista pela paz Cindy Sheehan, o jornalista Ignacio Ramonet e os escritores Fernando Morais e Miguel Barnet. Os prémios Nobel Adolfo Pérez Esquivel e Rigoberta Menchú, bem como o teólogo brasileiro Frei Betto, enviaram mensagens de solidariedade.

Em Portugal, a Associação de Amizade Portugal-Cuba promoveu, domingo, 8, um passeio cicloturístico de 70 quilómetros apoiado pelos municípios de Almada, Seixal, Barreiro e Moita, no qual participaram cerca de 180 pessoas e contou com a presença da embaixadora da República de Cuba no nosso País, Johana Tablada. A representante diplomática também participou no primeiro encontro de cubanos residentes em Portugal, ocorrido sábado, 7, onde foi igualmente reiterada a exigência de libertação de Gerardo, Rámon e Antonio.

A semana passada, na Assembleia da República, o deputado do PCP, António Filipe, presidente da Associação Parlamentar de Amizade Portugal-Cuba, deu a conhecer à embaixadora de Cuba o apelo pela libertação do seus compatriotas presos nos EUA, dirigido ao presidente norte-americano e subscrito por eleitos de todos os partidos (ver página 14).




Mais artigos de: Internacional

Violência sionista

Aumento da repressão sobre os presos palestinianos e construção de novos colonatos, ao arrepio do Direito Internacional e das decisões da ONU, são a resposta de Israel à formação de um governo de unidade palestiniano.

Manobras contra manobras

A Rússia respondeu anteontem com exercícios de grande envergadura à dupla iniciativa militar da NATO no Báltico e à concentração de tropas nas fronteiras da Federação, considerados por Moscovo como actos hostis e contraproducentes.

Secessionistas mantêm poder no Kosovo

O primeiro-ministro e ex-comandante da guerrilha kosovar UÇK venceu as legislativas no território, que proclamou a independência da Sérvia, em 2008, ao arrepio das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Segundo dados oficiais, Hashim Thaci e o Partido...

Nova trégua das FARC

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) anunciaram, sábado, 7, uma nova trégua nos combates. O cessar-fogo unilateral prolonga-se até ao dia 15 de Junho, data em que se realiza a segunda volta das presidenciais colombianas, e tem como objectivo facilitar a...

Egipto legitima <br> regime militar

O novo presidente do Egipto, Abdel Fattah al-Sissi, tomou posse no domingo. Saudou a «transição democrática e pacífica» no país, prometeu segurança e estabilidade, falou de «reconciliação». No dia seguinte,...