PCP entrega contas no TC

Independência financeira

O PCP entregou as contas referentes ao ano de 2013 no Tribunal Constitucional (TC), cumprindo a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais, legislação que o Partido considera uma ilegítima ingerência na vida partidária.

Financiamento do PCP assenta nas receitas próprias

Com as contas que integram os resultados deste ano foi entregue o parecer da Comissão Central de Controlo, a lista discriminada do património do Partido (bens móveis e imóveis), a lista discriminada do património imobiliário de sua propriedade, a lista discriminada das receitas e despesas da actividade de angariação de fundos, a lista com receitas decorrentes do produto da actividade de angariação de fundos com a identificação do tipo de actividade e data de realização, a lista de donativos, a lista de acções de propaganda política, a lista das iniciativas e respectivos meios cujo custo é superior ao Salário Mínimo Nacional e cópias dos extractos bancários.

As contas de 2013 confirmam, uma vez mais, que o financiamento do PCP assenta, no fundamental, nas receitas próprias, resultantes da dinâmica e funcionamento orgânico e da acção e iniciativas dos seus militantes, constituindo 91,1 por cento do total das receitas, cujo valor global foi de 11 493 627, 24 euros. A receita proveniente das subvenções estatais corresponde a 9,9 por cento.

Mantém-se, assim, as características das receitas partidárias, constituindo um elemento determinante para a manutenção do carácter de classe do Partido e da sua independência política e ideológica.

No que respeita às despesas o valor global é de 10 420 468, 84 euros. O resultado líquido global no ano de 2013 cifrou-se em 1 073 158, 40 euros. Este valor, tendo origem em receitas extraordinárias, pode ser afectado com o encerramento das contas referentes às eleições autárquicas de 2013.

Mais forte

No âmbito da acção de reforço da organização partidária «Mais organização, mais intervenção, maior influência – um PCP mais forte» é necessário inscrever como uma das grandes prioridades o reforço da independência financeira do Partido e dirigir os esforços de todas as organizações e militantes para um trabalho que conduza ao acréscimo de receitas e uma contenção e diminuição de despesas de modo a atingir o equilíbrio financeiro.

  



Mais artigos de: PCP

Barreiras de resistência à exploração

A reunião nacional de quadros do PCP sobre as Comissões de Trabalhadores, realizada no sábado na Quinta da Atalaia, avaliou a situação actual das CT e a intervenção dos comunistas nestas organizações de massas.

Escalada contra a Constituição

Numa declaração proferida no dia 4, Jerónimo de Sousa acusou o Governo e os partidos da maioria de estarem a empurrar o País para uma situação política e social insustentável.

Defender a agricultura nacional

Uma delegação do PCP, em que participou o seu Secretário-geral, visitou anteontem de manhã a Feira Nacional da Agricultura, em Santarém. Em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa lembrou que no Ano Internacional da Agricultura...

Modelo de quê?

A «empresa modelo» e o «parceiro idóneo» do Governo, a Martifer, está a levar por diante um imenso despedimento em Oliveira de Frades e noutros locais, denuncia o PCP.

Tarefas essenciais

Pelo quinto ano consecutivo, realizou-se no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, o encontro anual de camaradas com tarefas de fundos e difusores do Avante!. Com a participação de dezenas de pessoas, intervieram José Moreira, da Direcção da Organização Regional do...

Recrutar e organizar

Paralelamente à intensa intervenção de combate à política de direita e de afirmação da alternativa patriótica e de esquerda, e profundamente ligada a ela, as organizações do PCP estão a levar por diante as indispensáveis tarefas de...

Faleceu José Barata

No passado dia 7, faleceu nas instalações do Centro Social da Armada, em Oeiras, José Barata Júnior, militante do Partido Comunista Português e ex-tarrafalista. Tinha 97 anos. O Secretariado do Comité Central do PCP emitiu uma nota sobre o falecimento de José Barata,...

Aprofundar análises

As organizações e organismos do PCP aos mais variados níveis continuam a aprofundar a análise dos resultados das eleições para o Parlamento Europeu e a projectar a acividade partidária para os tempos mais próximos, nomeadamente a que se relaciona com a...

Festa do PCP na Suíça

O regozijo pelos resultados eleitorais alcançados pela CDU nas eleições de 25 de Maio animou ainda mais os comunistas portugueses na Suíça, que realizaram no dia 8 a sua já tradicional Festa-Convívio Nacional, a qual reuniu em...