Editorial

Reforçar o PCP e a CDU

A situação económica e social do País continua a degradar-se. O Governo PSD/CDS prossegue a sua política de...
Opinião
A talhe de foice

Aterros

Assistir ao espectáculo de Paulo Portas em pleno Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas em Lisboa, a apregoar para os...
Actual

Trapaceiros

Desde tempos imemoriais, o povo tem por hábito chamar trapaceiros aos «trampolineiros», «embusteiros»,...
Actual

Higiene oral

Saída limpa, à Irlandesa? Ou programa cautelar? Eis a magna questão para onde freneticamente e a mando do Governo,...
Actual

A Europa dos milagres!

A Europa foi invadida por discursos sobre o fim da austeridade e por pregões de «milagre!». Na Hungria o...
Crónica Internacional

Solidários com a Venezuela!

Já passaram 12 anos sobre a tentativa de Golpe de Estado que em 2002 tentou depor Hugo Chávez e travar o processo de...
PCP

Convergência e unidade<br> para resistir e avançar

Sabemos que o partido da classe operária e de todos os trabalhadores não nasceu para resolver problemas fáceis. Com excepção da Revolução de Abril e dos períodos de afluxo da luta popular, o destino dos comunistas sempre foi o de remar contra a corrente em frontal oposição ao estado de coisas existente.

Em Foco

Travar quanto antes

O Governo do PSD e do CDS-PP e a política que está a impor, no quadro do pacto de agressão estabelecido com a troika dos credores, têm que ser contestados e travados «quanto antes», sublinha a CGTP-IN, no apelo à participação dos trabalhadores e da população dos distritos de Lisboa, Setúbal e Porto nas marchas da próxima quinta-feira.

PCP

Mudança de rumo

Com um governo do PCP, tudo o que foi roubado aos trabalhadores e ao povo é para ser devolvido – palavras de Jerónimo de Sousa no comício que, no sábado, encheu a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «Os Penicheiros».

Ler, divulgar e valorizar

O 83.º aniversário do Avante!, cumprido no dia 15, está a ser assinalado em todo o País, com  diversas iniciativas. O aumento da difusão é a grande prioridade.

 

Organizar a resistência contra a ofensiva

Reforçar as células do Partido e as organizações representativas dos trabalhadores nas empresas do sector dos transportes é uma das principais orientações saídas da assembleia realizada no dia 15.

Afirmar a soberania nacional

A convite do PCP, dezenas de entidades e a população em geral encontraram-se, na passada sexta-feira, na conferência...

Encontro nacional do PCP

Realiza-se no próximo sábado, 22, na Academia Almadense, um Encontro Nacional do PCP sobre «A situação...

Três anos de recessão

O PCP comentou, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no dia 14, a divulgação pelo Instituto Nacional...

Crescer nas empresas

A Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP realizou, no dia 13, uma reunião de quadros sobre o...

Continua ao nosso lado

No dia 19 de Fevereiro de 1999, o Partido Comunista Português via partir, pela lei da vida, um dos seus mais destacados dirigentes:...

Plenário na Bélgica

organização do PCP na Bélgica reuniu recentemente, na Maison de la Paix, em Bruxelas, o seu organismo de...

PCP recebeu MURPI

O PCP recebeu, no dia 13, uma delegação do Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI. Em...
Trabalhadores

Luta vitoriosa<br>dos estivadores

O acordo alcançado sexta-feira entre o sindicato e as associações patronais do Porto de Lisboa é uma importante vitória da unidade e da luta.

Ferroviários<br>não desarmam

Os representantes dos ferroviários, reunidos anteontem, 18, na Casa do Alentejo, decidiram convocar uma nova jornada de luta para os dias 11 e 13 de Março.

O emprego ao contrário

«Em vez de criar postos de trabalho, o Governo insiste em facilitar despedimentos», protestou a CGTP-IN, reagindo à nova proposta sobre extinção de postos de trabalho.

Resposta ao expediente

Durante a próxima semana, o STAL vai manter dirigentes e delegados sindicais à porta do Ministério das Finanças, contestando o expediente administrativo com que o Governo quer atrasar a publicação dos ACEEP.

Travar a Kemet

Os trabalhadores da Kemet Electronics concentram-se esta manhã junto aos portões da empresa, em...

Devia ser no Alfeite

Um despacho recente do ministro da Defesa, que por ajuste directo entregou ao estaleiro da ThyssenKrupp Systems, na Alemanha, uma...

Mau horário

Os trabalhadores da secção de prensas da Volkswagen Autoeuropa promoveram um abaixo-assinado, a contestar o horário que...

Governo encerra tribunais

Para a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), a...

STCP

A Fectrans voltou a exigir a contratação de mais motoristas para a STCP. No dia 14, comentando recentes números da...
Assembleia da República

Construir a política alternativa

Confrontar o Governo com as consequências da sua política é o objectivo da interpelação proposta pelo PCP para o próximo dia 13 de Março. Com esta iniciativa – anunciada anteontem por João Oliveira no final das Jornadas Parlamentares que reuniu em Setúbal os deputados comunistas na AR e ao Parlamento Europeu – esgrimidas serão visões distintas sobre o País: entre a política de direita que o afunda (hoje pela mão deste Governo) e a política patriótica e de esquerda que o PCP defende e os trabalhadores e o povo reclamam.

Esta política só serve o capital

«Para a mentira ser segura e atingir profundidade tem de trazer à mistura algum fundo de verdade». Foi com a evocação deste verso do poeta algarvio António Aleixo que o Secretário-geral do PCP pôs a nu a integridade do discurso governativo.

A ruptura com esta política

A chamada «saída limpa» não passa da mais recente operação mistificatória de quem vive hoje obcecado com as eleições, considera o PCP, para quem a «única saída limpa e digna» está na ruptura com este Governo e esta política.

Defender as famílias e não a Banca

Encontram-se em comissão pelo prazo de 60 dias, para onde baixaram sem votação a pedido dos seus autores, os projectos de lei do PCP, BE e PSD/CDS-PP que alteram a legislação relativa à protecção dos devedores de crédito à habitação em situação económica difícil.

Urge rever a lei

Foi recentemente inviabilizado pela maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, o projecto de lei do PCP que preconizava a...

Valores a defender

A maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, inviabilizou o projecto de lei do PCP que pretendia instituir um regime especial de...

Em defesa do montado

Estão em comissão, para onde baixaram por 30 dias para nova apreciação, os diplomas apresentados pelo PCP, BE, PS...
Nacional

Realização maior de Abril

Mais de 150 pessoas participaram, dia 9, em Montemor-o-Novo, numa sessão evocativa da Reforma Agrária, uma das mais belas conquistas da Revolução de Abril.

Opção errada em Odivelas

Os vereadores da CDU na Câmara de Odivelas contestaram, no dia 12, a «redução drástica» dos apoios da autarquia, na ordem dos 74 por cento, às três corporações de bombeiros do concelho.

Pela paz na Venezuela

A Plataforma Progressista de Solidariedade e Amizade com a Venezuela convocou para hoje, quinta-feira, 20, às 18h00, junto ao...
Europa

Protesto junta milhares

Cerca de sete mil pessoas participaram, no sábado, 15, numa «maré vermelha» em Madrid contra os despedimentos colectivos em quatro fábricas da Coca-Cola.

PCP corrige Visão

Numa carta dirigida ao director da Visão, o gabinete dos deputados do PCP no Parlamento Europeu contesta uma notícia publicada na revista que apresenta um deputado do CDS como «o recordista das intervenções em plenário».

Polícia assalta centro do PCE

Agentes policiais irromperam, na madrugada de sábado, 15, no Centro Social 13 Rosas, do Partido Comunista de Espanha, em Alcalá...

Um drama invisível

Duas em cada três mulheres vítimas de violência física, sexual ou psicológica em países da Europa...

O espectro da UE

Anda pela Europa o espectro da União Europeia como inimiga dos povos. A consciência dos povos...
Internacional

Imperialismo instiga <br> violência golpista

O governo da Venezuela acusa os EUA e os seus operacionais de estarem por trás da violência desencadeada no país, acompanhada por uma campanha de manipulação visando branquear a acção golpista de grupos fascistas.

Pela democracia <br> na Colômbia

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) promoveram uma acção de solidariedade para com o povo, as organizações e os dirigentes colombianos alvo do recrudescimento da repressão política no país.

Estratégia de confrontação

Artigo de acesso livre

As autoridades ucranianas confirmaram, domingo, a entrada em vigor de um decreto que amnistia todos os 234 manifestantes acusados de delitos...
Temas

A falsa prioridade do amianto

Para entregar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo à Martifer, bastaram uns meses e o pretexto de a UE ameaçar com um inquérito. Para inventariar os edifícios públicos que contêm amianto e tomar medidas urgentes para proteger a saúde de trabalhadores e utentes, este e os anteriores governos mostraram muito menos celeridade.

Um slogan para a privatização

Está neste momento em curso em Portugal nos órgãos da comunicação social uma campanha com o objetivo de convencer a opinião pública de que a Segurança Social não é sustentável. Poiares Maduro, no programa Política mesmo» da TVI24 afirmou mesmo, sem o provar (o que não deixa de ser insólito para quem se auto designa académico e professor numa conceituada universidade estrangeira) que os descontos feitos pelos atuais reformados durante a sua vida ativa não são suficientes para pagar as suas pensões, e que o atual sistema de Segurança Social não era sustentável.
Argumentos
TVisto

Os sinais do êxito

Foi durante uma das matinais «revistas da imprensa» que os canais especificamente informativos nos oferecem, e ainda bem, que eu...
Pontos Cardeais

O neto do Baptista-Bastos

A sala estava cheia. De gente conhecida e anónima, de sorrisos e máquinas fotográficas, de abraços e expectativa....
Artes Plásticas

Trampolinices

Ir ao Museu Nacional de Arte Antiga visitar a muito propagandeada exposição RUBENS, BRUEGHEL, LORRAIN. A Paisagem Nórdica...
Aconteceu

Portugal continua em recessão

O produto Interno Bruto (PIB) voltou a cair em 2013, pelo terceiro ano consecutivo. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE),...

Estado corta funcionários

O emprego na Administração Pública caiu para 563 595 postos de trabalho em 31 de Dezembro do ano passado, o que...

Cuba dá exemplo na Educação

O sistema de Educação cubano é um exemplo para o mundo, salientou, dia 14, Miguel Jorge Llivina Lavigne, representante do...

SPA distingue Abrunhosa

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) decidiu atribuir ao músico Pedro Abrunhosa, pelo seu álbum...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Encontro Nacional «A...

A semana em resumo

Frases

“Eu digo aquilo que penso, não é credível uma derrota do PS [nas...