Militares rechaçam ataques
A iniciativa pública (na foto), promovida pelas associações profissionais de militares, no dia 13, quinta-feira, reuniu algumas centenas de pessoas, na Praça Luís de Camões, num fim de tarde com chuva. Oficiais, sargentos e praças aplaudiram as intervenções dos presidentes da AOFA, da ANS e da AP, e acompanharam a conferência de imprensa, no final, a dar conta das decisões e das razões que as justificam e que estão sintetizadas numa «proclamação» lida aos jornalistas.
De acordo com o documento, as direcções associativas ficam mandatadas para «fazerem chegar ao Tribunal Constitucional, fiel depositário da esperança de milhões de portugueses, a dramática realidade que lhes é imposta e que ultrapassou, há muito, os limites do suportável». O mandato dos militares presentes no Camões inclui ainda a preparação de «uma grande iniciativa da Família Militar, de âmbito nacional, a ter lugar desejavelmente na segunda quinzena de Março».
A proclamação começa por referir que a lei do OE de 2014 e «diplomas tendo o mesmo tipo de matriz» vieram acentuar «a gravidade das medidas que são impostas aos portugueses, com especial relevo para os que servem o Estado e os pensionistas e reformados, incluindo, num e noutro caso, os militares». Entre os militares, «multiplicam-se as situações de enorme carência, com um número crescente dos que não conseguem honrar compromissos e vêem os seus agregados familiares passar por dificuldades inimagináveis».
Oficiais
Este, sábado, em Lisboa, tem lugar um encontro de oficiais, promovido pela AOFA e que decorrerá sem a presença da comunicação social, durante os trabalhos. A iniciativa realiza-se «numa altura em que entendemos ser nosso dever dizer que chega de tanta afronta, desconsideração e humilhação infligida aos militares e de insidiosos expedientes utilizados para desestruturar as Forças Armadas» e «numa altura em que, é bom tê-lo presente, os nossos concidadãos, que não podemos, nem devemos esquecer, passam, igualmente, por grandes dificuldades», como refere o presidente da associação, numa carta distribuída na semana passada.