Editorial
Opinião
A talhe de foice

Afinal é escolástica

Os dados oficiais, embora ficando sempre aquém da crua realidade, não deixam margem para dúvidas: o desemprego subiu a...
Actual

Morrer sozinho

Dizem-nos que só neste primeiro mês do ano foram 12 os idosos encontrados mortos sozinhos em casa. São naturalmente...
Actual

Teorias bafientas!

Certinha como um pêndulo, regularmente lá vem a história do fim das ideologias, dos partidos, dos partidos de esquerda, em...
Actual

De braços abertos

Em entrevista ao Diário de Notícias, António Saraiva, presidente da CIP, comentou o chamado «pacto social»...
PCP

11 de Fevereiro,<br> todos ao Terreiro do Paço!

A CGTP – Intersindical Nacional, com a sua natureza de classe, é, de longe, a principal força organizada da ampla frente social que resiste às políticas de direita, combate o pacto de agressão e luta por um Portugal com futuro.

Crónica Internacional

Mudar de Rumo

Registou-se nas duas últimas semanas vários acontecimentos demonstrativos de três grandes tendências da...
Em Foco

O «acordo» não é lei!

A luta dos trabalhadores derrotou o aumento do horário de trabalho que o Governo quis oferecer ao patronato. Prosseguir e intensificar a luta permitirá derrotar também os objectivos do «acordo» saído da chamada concertação social, que constitui a maior declaração de guerra a quem trabalha jamais feita desde o fascismo.

A <i>troika</i> da exploração

No organismo criado para promover a chamada concertação social, as associações patronais, o Governo PSD/CDS-PP e a UGT assinaram, dia 18 de Janeiro, o «Compromisso para o crescimento, competitividade e emprego». Neste «acordo», que o Presidente da República patrocinou e a que o PS se associou, aquela troika voltou a unir-se, para agravar a exploração dos trabalhadores e o empobrecimento do povo, comprometendo o presente e o futuro da juventude e prosseguindo o afundamento do País.

O «banco de horas» é lixo

Das medidas do «acordo» sobre horários de trabalho, destaca-se a imposição dos «bancos», para facilitar o objectivo patronal de impor as 12 horas por dia e as 60 horas por semana. Este condenável retrocesso no agravamento da exploração merece ainda maior repúdio, porque hoje se pode produzir mais em menos tempo e um milhão de pessoas está no desemprego.

Rédea solta para despedir

Não é difícil despedir em Portugal. O Código do Trabalho do anterior governo PSD/CDS e as alterações nele introduzidas pelo Governo do PS, aliados à inoperância das autoridades fiscalizadoras, facilitaram o despedimento de milhares de trabalhadores.

Do nosso bolso para os cofres deles

O patronato tem todas as razões para esfregar as mãos de contente. A ser levado à prática o «acordo» a que a UGT deu o seu aval na Concertação Social, os trabalhadores vão ser forçados a trabalhar mais, recebendo menos. Várias são as normas estipuladas para atingir este objectivo.

Sempre a mesma ladainha

As sucessivas alterações da legislação de trabalho para pior são repetidamente justificadas pelos mesmos...

Ainda mais para o capital

Garantir e aumentar os lucros do grande capital é o objectivo que perpassa todas as medidas do «acordo» e que marca a...

Precariedade ilegal

A Lei 3/2012, em vigor desde 11 de Janeiro, veio permitir uma renovação extraordinária de contratos a termo certo, por...
PCP

Transformar países em protectorados

As conclusões do Conselho Europeu de segunda-feira, constituem, para o PCP, um factor adicional para o aprofundamento dos «gravíssimos problemas económicos e sociais que afectam vários países da União Europeia».

É possível defender e conquistar direitos

O Secretário-geral do PCP apelou, domingo, num grande almoço realizado na Ajuda, em Lisboa, à participação massiva na manifestação nacional da CGTP-IN marcada para o próximo dia 11.

Uma questão de rigor

Na passada edição, noticiámos o almoço comemorativo dos 90 anos do histórico dirigente comunista...
Trabalhadores

CGTP-IN ampliará a luta em unidade

Image 9627

«A CGTP-IN apela à unidade na acção de todos os trabalhadores para derrotar a política que está a ser desenvolvida», comparecendo já dia 11 no Terreiro do Paço. O apelo do novo Secretário-geral da central, Arménio Carlos, foi proferido no fim de um congresso combativo e determinado, do qual a Intersindical saiu mais forte e com os seus órgãos dirigentes muito rejuvenescidos.

Greve hoje nos transportes

O «plano estratégico de transportes» é o motivo principal das greves que hoje têm lugar na CP, na CP Carga, na Refer, na Carris, na STCP, na Soflusa, na Transtejo e no Metropolitano de Lisboa.

Dia dos sargentos

«Como há 121 anos, os sargentos em defesa da República» é o lema das...

Travar a destruição

«O capitalismo não será seguramente o último sistema da história da humanidade», garantiu Manuel Carvalho da Silva, na intervenção de abertura do Congresso, sua última enquanto Secretário-Geral.

 

Lutar nos locais de trabalho

«Podem sempre contar com a CGTP-IN para a luta em unidade nos locais de trabalho e por reivindicações concretas», afiançou Arménio Carlos no primeiro discurso como Secretário-geral da central.

PCP sempre solidário

O PCP fez-se representar no Congresso por uma delegação com Francisco Lopes, Margarida Botelho e Paulo Raimundo, membros da...
Assembleia da República

Dramas podem virar tragédia

O corte no financiamento do transporte de doentes em ambulâncias está a ter consequências dramáticas, surgindo como «uma das faces mais desumanas da política deste Governo». Se nada for feito «rapidamente» há o risco de a situação vir a «assumir proporções de tragédia», alerta o PCP.

A sensibilidade de um calhau

A maioria PSD/CDS-PP chumbou as resoluções do PCP e do BE destinadas a suspender o processo de devolução de verbas pagas pela Segurança Social a milhares de idosos a título de prestações sociais.

 

Imobilismo e abandono

O PCP classifica de «desastrosa» a situação do regadio no nosso País e lembra que o seu actual estado de «abandono e degradação» é o resultado de anos a fio da política de direita executada por PS, PSD e CDS-PP.

O direito à liberdade sindical

O projecto de lei do PCP para reconhecer a liberdade sindical à Polícia Marítima foi inviabilizado pelos votos do PS, PSD...

Riscos e perplexidades

PSD e CDS rejeitaram na passada semana o pedido do PCP para que o secretário de Estado da Energia fosse à Comissão de...

À beira do limite

O deputado comunista Jorge Machado inquiriu o Governo sobre a situação financeira dos bombeiros do distrito do Porto,...
Nacional

Indignação cresce nas ruas

Os estudantes do Ensino Básico e Secundário de todo o País estiveram, sexta-feira, em luta. Em Lisboa, dias antes, os universitários disseram não à elitização do ensino.

Protestos em Sintra

Mais de uma centena de pessoas participou, sexta-feira, junto às urgências do Hospital Amadora-Sintra, que serve 650 mil utentes, num protesto para exigir a construção de um hospital público no concelho de Sintra.

A luta é o caminho!

Depois de várias acções de luta, desenvolvidas pela população do Couço, a Câmara de Coruche...

«Mineiros de Aljustrel»

Cerca de uma centena de pessoas participou, dia 21 de Janeiro, na Casa do Alentejo, em Lisboa, na...
Europa

Milhares contestam<br>ofensiva antipopular

Centenas de milhares de catalães e valencianos contestaram nas ruas a política antipopular dos governos central e locais do Estado espanhol. A ofensiva ocorre quando o desemprego e a pobreza batem recordes.

 

Protestos crescem em Itália

Os italianos responderam ao plano de austeridade imposto pelo governo liderado por Mario Monti com bloqueios de estradas, greves e manifestações.

PAME apela à luta

A Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME) realizou, dia 25, um protesto junto ao hotel onde a delegação da troika...

Greve geral pára Bélgica

A jornada convocada pelas três centrais sindicais belgas para protestar contra as medidas de austeridade propostas pelo governo registou...

Sarkozy castiga Trabalho

O presidente francês confirmou, domingo, o novo pacote de austeridade contra os trabalhadores e o povo francês. Em entrevista...

Este sol queima

Conhecidas as conclusões de mais um Conselho Europeu, é caso para dizer, ou melhor, escrever, que a...
Internacional

Tortura alastra na Líbia

A tortura e o assassinato de prisioneiros é prática comum na Líbia pós-Kahdafi e as novas autoridades ignoraram todas as denúncias feitas nos últimos meses, revelaram a Amnistia Internacional (AI) e a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

PCP alerta para escalada agressiva

O PCP condena a aplicação de sanções por parte da UE ao Irão, que qualifica de hipócritas, manifesta «a sua profunda preocupação face à escalada do conflito» e reitera as suas posições de sempre em defesa da soberania dos povos e da criação de uma zona livre de armas nucleares no Médio Oriente.

Argumentos
Pontos Cardeais

Mais deprimidos na Europa

Numa altura em que na União Europeia os governos, com o apoio do sindicalismo amarelo, tentam impor o aumento do horário de...
TVisto

Os que sobejam

Eram velhos, viviam sozinhos em suas casas também presumivelmente velhas, e ali a morte lhes pôs fim à solidão. Ao...
Religiões

A Ordem dos «illuminati» (5)

«Nós temos nesta Terra o lugar de Deus Todo-Poderoso… o Papa não é somente o representante de Cristo mas...
Aconteceu

Declarações inadmissíveis

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) manifestou-se «escandalizado» com as declarações proferidas por...

Homenagem a António Gaio

No dia 22 de Janeiro, o Centro Multimeios de Espinho acolheu uma sessão de homenagem a António Gaio, grande personalidade do...

Cuba nos «Saberes e Sabores»

De 24 a 29 de Janeiro, realizou-se, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, no Seixal, o V Encontro Intercultural «Saberes e...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 4...

A semana em resumo

Frases

«Depois de quinze dias de aparente calma e de mais uma agência de rating nos ter...