Tráfico de Mulheres em debate
Fazer de conta é fazer parte é o lema da Conferência Internacional «Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios», que se realiza amanhã, a partir das 14 horas, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza. Serão oradoras a presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres, Márcia Campos; a presidente do Lobby Europeu de Mulheres, Brigitte Triems; a presidente da associação O Ninho, Inês Fontinha; a ex-ministra de políticas para as mulheres do Brasil, Emília Theresinha Fernandes; a presidente do Centro de Acolhimento Temporário Protecção à Rapariga, Filomena Rosa; e Sandra Benfica, do MDM, e responsável pelo projecto «Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios».
No texto do contive, lembra-se que o tráfico de seres humanos é um crime que afecta milhões de pessoas em todo o mundo», estimando-se que a esmagadora maioria sejam mulheres e jovens raparigas. A prostituição é, muitas vezes, o seu destino.
Entre hoje e domingo, tem lugar no Centro de Lazer da Costa da Caparica uma reunião do comité de direcção da FDIM, de que o MDM faz parte. A reunião conta com a participação de 40 mulheres de 23 países de quatro continentes e insere-se na preparação do XV Congresso da FDIM, que se realiza em Brasília em Abril deste ano.