Editorial

O TEMPO É DE LUTA

Comecemos pela dívida. Ou melhor: pelos juros da dívida. Na intervenção proferida no encerramento da VII...
Opinião
Actual

O dia das surpresas

Já se esperava que a operação ideológica para procurar enfraquecer a adesão à greve geral de 24 de...
Actual

O moiral

Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, decidiu pôr a nu a sua costela mais retrógrada, apelando à...
Actual

Com Outubro

Completaram-se, este 7 de Novembro, 94 anos do início da epopeia humana que foi a Revolução Socialista Soviética,...
A talhe de foice

De malas aviadas

Berlusconi anunciou esta semana que se vai demitir e o directório franco-germânico que manda na União Europeia deixou,...
PCP

Um dia de salário para o Partido

A re­a­li­zação da cam­panha «Um Dia de Sa­lário para o Par­tido», a de­sen­volver até ao final do ano, as­sume no ac­tual quadro uma im­por­tância acres­cida e é parte in­te­grante do es­forço mais geral de re­forço da or­ga­ni­zação par­ti­dária e da sua acção e in­ter­venção para fazer face à ofen­siva de ajuste de contas com a Re­vo­lução de Abril e na luta pela re­jeição do pacto de agressão.

Crónica Internacional

G20 – uma mão cheia de nada?

A reunião dos «líderes» do G20 realizada a passada semana em Cannes é altamente elucidativa do actual momento...
Em Foco

Preparar o Partido para todos os combates

Os tempos que vi­vemos re­clamam «muita ca­pa­ci­dade de or­ga­ni­zação e um Par­tido de­ter­mi­nado e com­ba­tivo», afirmou, sá­bado, Je­ró­nimo de Sousa no final da VII As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP, onde foram de­fi­nidas me­didas para re­forçar o Par­tido e a sua li­gação às massas e in­ten­si­ficar a luta.

Tarefas de todo o Partido

Das múl­ti­plas ta­refas co­lo­cadas aos co­mu­nistas do dis­trito de Lisboa nos tempos mais pró­ximos, uma ganha es­pe­cial im­por­tância: o re­forço da or­ga­ni­zação e in­ter­venção do Par­tido nas em­presas e lo­cais de tra­balho.

<font color=0093dd>Justa indignação pública</font>

No pró­ximo sá­bado, dia 12, a partir das 14.30 horas, muitos mi­lhares de tra­ba­lha­doras e tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica vão ma­ni­festar-se em Lisboa, res­pon­dendo ao apelo da Frente Comum e dos seus sin­di­catos, a que se as­so­ci­aram vá­rias ou­tras es­tru­turas, tanto da CGTP-IN, como da UGT ou sem fi­li­ação. É uma acção de grande im­por­tância, face ao ataque brutal que está em curso, e que vai ter con­ti­nu­ação na greve geral de dia 24, como apelam as or­ga­ni­za­ções sin­di­cais.

PCP

Dar mais força à luta organizada

A VII As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal da Guarda do PCP, re­a­li­zada no do­mingo, de­finiu me­didas para in­ten­si­ficar a acção e re­forçar a or­ga­ni­zação do Par­tido.

Lutar contra a liquidação dos transportes públicos

Numa de­cla­ração pro­fe­rida na quinta-feira, 3, Je­ró­nimo de Sousa re­a­firmou o apelo para que tra­ba­lha­dores e utentes in­ten­si­fi­quem a luta em de­fesa dos trans­portes pú­blicos.

Privatização não é solução!

«A luta pela água pú­blica faz parte in­te­grante da luta contra o pacto de agressão do FMI e da União Eu­ro­peia», sa­li­entou, terça-feira, Je­ró­nimo de Sousa, após uma vi­sita às Ofi­cinas e ao Edi­fício Sede dos SMAS de Sintra, Ser­viços Mu­ni­ci­pa­li­zados, uma re­a­li­dade que des­mente a cam­panha ide­o­ló­gica que pro­cura apre­sentar a pri­va­ti­zação da água como uma so­lução.

Por todo o País

Numa re­a­li­dade em cons­tante mu­dança há que acom­pa­nhar a evo­lução da si­tu­ação para me­lhor in­tervir sobre ela. É o que faz per­ma­nen­te­mente o PCP.

Conhecer para intervir

Numa re­a­li­dade em cons­tante mu­dança há que acom­pa­nhar a evo­lução da si­tu­ação para me­lhor in­tervir sobre ela. É o que faz per­ma­nen­te­mente o PCP.

Não à privatização

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP entregou, no dia 31, mais de 3500 assinaturas de utentes contra a...

Intensifica-se a exploração

A visita do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação a empresas do grupo DST, no distrito de...

Pressões inaceitáveis

A célula de Seguros de Coimbra do PCP está a denunciar o agravamento das condições laborais nas empresas do...
Trabalhadores

Greve parou transportes

De­mons­trando forte uni­dade e de­ter­minação, os tra­ba­lha­dores dos trans­portes públicos re­pu­di­aram o Plano Es­tratégico para o sector e a política de em­po­bre­ci­mento do Go­verno, ade­rindo mas­si­va­mente à jor­nada de an­te­ontem.

Greve geral a crescer

No dia 2, a CGTP-IN pu­blicou ofi­ci­al­mente o pré-aviso para a greve geral, a 24 de No­vembro. O dia-a-dia da pre­pa­ração da luta pode ser se­guido no sítio In­ternet da cen­tral, onde é man­tido um «diário».

O orçamento do empobrecimento

Em­po­brecer o País e impor mais tra­balho por menos salário são ob­jec­tivos es­tratégicos na pro­posta de Orçamento do Es­tado do Go­verno, que dão ainda mais razão à greve geral, afirma a CGTP-IN.

Estado em debate

Um «Encontro sobre o Estado, Administração Pública e direitos sociais» teve lugar, dia 3, no Hotel Zurique,...

Rejeitar cortes

Em representação dos trabalhadores das empresas públicas Valorsul, EPAL, INCM e Simtejo, uma delegação do...

Alerta em Lisboa

A eliminação da recolha de lixo ao sábado provocará graves danos na Saúde pública, alertou o...

ASAE

Relativamente à notícia publicada na nossa edição de 27 de Outubro, onde se referia que, «ao solicitar...
Assembleia da República

Governo não pensa nas pessoas

«Um pro­grama de en­cer­ra­mentos e pri­va­ti­za­ções», assim clas­si­fica o PCP o im­pro­pri­a­mente de­sig­nado «Plano Es­tra­té­gico de Trans­portes», ta­lhado para fazer pagar a fac­tura das dí­vidas e dos dé­fices aos utentes e aos tra­ba­lha­dores das em­presas do sector.

Admissão da Palestina na UNESCO

Os deputados da maioria PSD-CDS/PP rejeitaram, sexta-feira passada, votos sobre a Palestina: um de congratulação pela sua...

Todo o apoio ao projecto!

O PCP acarinha e aplaude o notável trabalho no domínio da criação e fruição cultural desenvolvido em...
Nacional

Fica mais caro não fazer!

Cerca de um mi­lhar de pes­soas par­ti­cipou, do­mingo, na Ar­ren­tela, num «Hos­pital de Cam­panha», ini­ci­a­tiva onde se exigiu a cons­trução do pro­me­tido Hos­pital do Seixal.

Governo extermina mobilidade

No do­cu­mento in­ti­tu­lado «Sim­pli­fi­cação ta­ri­fária e re­for­mu­lação da rede de trans­portes da Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa», apre­sen­tado às au­tar­quias, o Go­verno prevê, entre muitos ou­tros cortes (ver pá­gina 8), a li­gação flu­vial entre o Seixal e o Cais do Sodré só em dias úteis e pe­ríodos de ponta, e, num outro ce­nário, a sua total ex­tinção.

Couço não desiste de conquistas

A po­pu­lação da Fre­guesia do Couço, Co­ruche, ma­ni­festou-se, sá­bado, para exigir a re­a­ber­tura dos ser­viços da Se­gu­rança So­cial, o re­gresso dos CTT ao do­mínio pú­blico e o pro­lon­ga­mento do ho­rário de aten­di­mento no Centro de Saúde.

18.ª Assembleia da FMJD

Começou ontem, na Voz do Operário, em Lisboa, e termina no sábado a 18.ª Assembleia da Federação...

Postais dirigidos a Passos Coelho

Anteontem, a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23 realizou, em Viseu, uma recolha de postais dirigidos ao...

Concentração na Marateca

Amanhã, pelas 18.30 horas, terá lugar uma concentração de utentes contra o encerramento dos CTT na Marateca....

Tribuna pública em Albufeira

A Comissão Concelhia de Albufeira do PCP realizou, no final de Outubro, uma tribuna pública junto ao Centro de Saúde...

«Levantado do Chão» na Moita

Entre 15 de Novembro e 3 de Dezembro, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, vai receber a exposição...
Europa

Cortar as amarras

Mi­lhares de pes­soas frente ao par­la­mento grego acom­pa­nharam em pro­testo, na noite de dia 4, a vo­tação da moção de con­fi­ança, du­rante a qual o pri­meiro-mi­nistro abriu a porta à for­mação de um go­verno de co­li­gação.

Pelo emprego

Um grupo de jo­vens que partiu da ci­dade de Jarrow, no Norte de In­gla­terra, em 1 de Ou­tubro, chegou no sá­bado, 5, a Lon­dres, onde foi aco­lhido por cen­tenas de ma­ni­fes­tantes que se jun­taram ao pro­testo contra o de­sem­prego.

Berlusconi demite-se

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, comunicou, na terça-feira, 8, ao presidente italiano,...

Cortes chegam à França

«Temos à nossa frente vários anos de esforço», disse o primeiro-ministro francês, François...

Irlanda agrava austeridade

Face às perspectivas de crescimento anémico em 2012, o governo britânico anunciou, dia 4, novas medidas para reduzir as...
Internacional

Daniel Ortega reeleito presidente

O ac­tual pre­si­dente e can­di­dato a um novo man­dato pela Frente San­di­nista de Li­ber­tação Na­ci­onal (FSLN), Da­niel Or­tega, foi re­e­leito para a pre­si­dência da Ni­ca­rágua com mais do dobro dos votos do seu mais di­recto ad­ver­sário.

O patriota e o revolucionário

Al­fonso Cano, co­man­dante-chefe das Forças Ar­madas Re­vo­lu­ci­o­ná­rias da Colômbia caiu com­ba­tendo no dia 4 de No­vembro.

Al­fonso Cano bateu-se pela li­ber­tação da Colômbia du­rante mais de quatro dé­cadas.

Universitários em luta

Os alunos do ensino superior da Colômbia convocaram para hoje uma marcha para exigir ao Governo que desista da proposta da reforma do...

Comunistas garantem continuação da luta

O Par­tido Co­mu­nista Ope­rário da Tu­nísia (PCOT) faz uma apre­ci­ação muito crí­tica sobre a forma como de­correu o su­frágio para a As­sem­bleia Cons­ti­tuinte, va­lo­riza os re­sul­tados ob­tidos pelo par­tido e ga­rante a con­ti­nu­ação da luta pelas trans­for­ma­ções po­lí­ticas, eco­nó­micas e so­ciais no país.

Os ricos que paguem a crise

Milhares de pessoas manifestaram-se, segunda-feira, em Nova Iorque, contra a injustiça e as desigualdades sociais. Ao longo de 18...
Temas

Só com o socialismo é possível um mundo melhor

Um al­moço con­vívio – em que par­ti­cipou cerca de uma cen­tena de fun­ci­o­ná­rios e co­la­bo­ra­dores da es­tru­tura cen­tral do PCP – as­si­nalou esta se­gunda-feira, 7, na sede da So­eiro Pe­reira Gomes, o 94.º Ani­ver­sário da Re­vo­lução de Ou­tubro.

João Frazão, da Co­missão Po­lí­tica, in­ter­veio no final da ini­ci­a­tiva, su­bli­nhando a im­por­tância his­tó­rica da Re­vo­lução de Ou­tubro e a ne­ces­si­dade de pros­se­guir a luta pela única al­ter­na­tiva ao ca­pi­ta­lismo – a cons­trução do so­ci­a­lismo. É desse dis­curso que a se­guir pu­bli­camos ex­certos.

Argumentos
Pontos Cardeais

Minérios

O Governo fez o maior estardalhaço à volta de uma «concessão de ouro no Alentejo», a par de outras menos...
TVisto

O eufemismo

Há figuras, públicas ou não, que mal surgem nos ecrãs dos nossos televisores logo asseguram um momento...
Religiões

Pirâmide de um só olho que tudo vê!

«O Papa, quando explicitamente define uma doutrina, possui a infalibilidade com que o divino Redentor quis dotar a sua Igreja ao definir...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Debate A...

A semana em resumo

Frases

«Uma União Europeia com estes desenvolvimentos não é...