Editorial

A CORAGEM NECESSÁRIA

Alterar, para pior, a legislação laboral tem sido a preocupação primeira de todos os governos desde que o governo...
Opinião
A talhe de foice

A pontapé

A Comissão Permanente de Concertação Social reuniu ontem, 27, pela primeira vez desde a formação do novo...
Actual

É o sistema, estúpidos!

«A crise durará mais um ano e acabará em 2010». Quem o disse foi Dominique Strauss-Kahn, o ex-director geral do FMI,...
Actual

Duques e cenas tristes

O truque é velho, mas continua a render e a fazer caminho. Demolir uma ideia, uma proposta ou iniciativa, é bem mais...
Actual

Os pontos nos is

Paulatinamente, ao ritmo de uma medida por semana, vem o actual Governo implementando um conjunto de medidas com que se pretende restringir...
Crónica Internacional

Vigilância

O massacre terrorista na Noruega exige condenação e vigilância. É inseparável das campanhas de...
Em Foco

Luta justa não desarma

Para fazer a afirmação pública de rejeição da política de direita e das medidas que as troikas aprovaram e que o Governo decidiu começar a aplicar, representantes dos trabalhadores da Função Pública iniciaram segunda-feira uma vigília que hoje conflui com o protesto nacional da CGTP-IN.

PCP

Tempos de coragem

«Os tempos que vivemos exigem muita coragem, mas coragem foi o que nunca faltou a este Partido Comunista Português», afirmou Jerónimo de Sousa no comício realizado no domingo em Águeda.

Resposta de luta ao aumento da exploração

Enquanto os bancos acumulam lucros imensos e gozam de milionárias ajudas do Estado, os trabalhadores do sector estão a ser confrontados com uma violenta ofensiva contra os seus direitos.

Indemnizações vergonhosas

Passados 23 anos do encerramento da Mundet, no Seixal, os trabalhadores começaram a receber as suas indemnizações –...

Roubo descarado na <i>EMEF</i>

O PCP questionou o Ministério da Economia acerca de um «roubo descarado» que é praticado na EMEF. Num requerimento...

Defender o interior

Por todo o País, mas sobretudo nas zonas do interior e do Alentejo, sucedem-se os encerramentos de importantes serviços...
Trabalhadores

Aumentos brutais nos transportes

Reagindo à intenção do Governo de aumentar os preços dos transportes, suprimir carreiras e postos de trabalho, CGTP-IN e utentes anunciaram que promoverão acções de protesto com as populações, para forçar ao recuo daquelas medidas.

Reaver cortes e repor inflação

Recusar cortes nos salários e nas pensões e exigir a devolução dos valores roubados em 2011, actualizando as remunerações numa percentagem não inferior à taxa de inflação, é a proposta em análise na Administração Pública.

<i>Golden share</i> para o capital

Sindicatos e trabalhadores recusaram anteontem o argumento da «crise», que serve à PT para negar aumentos salariais, mas também permite dar largos milhões aos accionistas privados, que ficam agora com as mãos livres.

<i>EMEF</i> antecipou cortes

O Sindicato dos Ferroviários está a apresentar queixas à Autoridade para as Condições do Trabalho por a...
Juventude

Defender a Constituição nas lutas do dia-a-dia

Defender e cumprir a Constituição da República Portuguesa. Foram estas exigências que levaram no fim-de-semana 250 jovens à Barragem do Maranhão, em Avis, para participar no acampamento promovido pela plataforma Juventude do Futuro, Constituição do Presente, que agrega já mais de 30 organizações políticas, sindicais, sociais e estudantis. Conscientes dos ataques de que a Lei Fundamental está a ser alvo, através de uma eventual e há muito anunciada revisão ou do seu puro e simples amesquinhamento por uma prática política que todos os dias a viola, os participantes no acampamento manifestaram-se dispostos a defendê-la nas lutas que todos os dias travam pelos seus direitos.

Assembleia da República

O agravar brutal da exploração

O Parlamento discute hoje a proposta de lei que altera o Código do Trabalho com vista a reduzir as indemnizações por despedimento. É a fúria antilaboral do Governo no seu máximo, com a certeza porém de que vai ter pela frente a resistência e a luta dos trabalhadores.

Renegociar antes de males maiores

Os partidos da troika interna inviabilizaram quarta-feira da semana passada o diploma do PCP para a renegociação da dívida pública. Ainda nem 24 horas haviam passado e novos desenvolvimentos no quadro da União Europeia vieram confirmar que o caminho nele apontado é inevitável.

Violar direitos fundamentais

O PCP contestou a decisão da presidente Assumpção Esteves de manter para hoje o debate sobre as alterações...

Crimes contra o País

O PCP acusou o Governo PSD/CDS de seguir as pisadas do antecessor e assumir opções que se traduzem em actos de «má gestão e delapidação de dinheiros públicos», ferindo gravemente os interesses do País e dos portugueses.

<i>Espremer</i> os mesmos

Foi aprovada na última sexta-feira, na generalidade, com os votos favoráveis do PSD e CDS, a proposta de lei que cria a sobretaxa em sede de IRS. O Governo chama-lhe «contribuição especial» mas do que se trata é de um verdadeiro saque aos trabalhadores.

O desprezo pela vontade popular

O Parlamento apreciou no final da passada semana uma petição na qual os subscritores contestam o projecto do traçado do...

Suspensão é um erro

A suspensão das emissões da RDP Internacional na onda curta, decidida pelo Governo anterior, motivou um pedido do PCP para que o...
Nacional

Escândalo na Madeira

Segundo um relatório do Tribunal de Contas, a Região Autónoma da Madeira (RAM) apenas aplicou 30 por cento das verbas recebidas na sequência da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010.

Crime contra os Estaleiros de Viana do Castelo

Após uma audiência com a Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana, Heloísa Apolónia, deputada do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), entregou uma pergunta na Assembleia da República questionando o Governo sobre o Plano de Reestruturação dos Estaleiros de Viana do Castelo.

Autarquia despreza Cultura

Os trabalhadores da Cendrev interpelaram, há dias, a Câmara de Évora e alertaram para a situação...

XIII Festa do Teatro

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal aproxima-se a passos largos para transformar a cidade num palco de experiências e...
Europa

Sementes de novas crises

As decisões tomadas dia 21, na reunião extraordinária de chefes de Estado e de Governo da Zona Euro, foram qualificadas pelo PCP como «um novo e mais grave passo no sentido da limitação da soberania dos estados».

Protesto vivo

Sete marchas que partiram de igual número de localidades espanholas em finais de Junho, chegaram no sábado, a Madrid, para no dia seguinte voltarem a ocupar a emblemática Porta do Sol.

Letões dissolvem parlamento

O povo letão votou, dia 23, a favor da dissolução do Parlamento, através de um referendo nacional, impondo assim a...

A compreensão da crise

Uma das questões centrais que se coloca à generalidade das pessoas preocupadas com o crescente...
Internacional

Cúpula militar segura regime

Os egípcios mantêm a exigência de profundas mudanças democráticas e acusam a cúpula das forças armadas de trair as aspirações populares, procurando manter o fundamental do regime derrubado pela revolta de Janeiro/Fevereiro no país.

NATO arrasa infra-estruturas civis

Uma escola, um hospital e quatro armazéns de alimentos foram bombardeados pela NATO em Zliten, alvo de intensos bombardeamentos da Aliança Atlântica durante toda a semana.

Chilenos não calam protestos

Depois da histórica greve dos trabalhadores da Companhia Nacional de Cobre do Chile, os mineiros da maior mina de cobre privada do...

Chávez recandidata-se

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que vai voltar a ser candidato à presidência da República nas...
Temas

Mitos e realidades da gestão privada no sector ferroviário

O processo de privatizações em curso, designadamente no plano do sector dos transportes – e que o programa de submissão e agressão que PS, PSD e CDS subscreveram com a UE/FMI quer acelerar – incorpora diferentes dimensões, incluindo a da mais descarada manipulação ideológica visando justificar o assalto às empresas públicas. Nada de novo – se atendermos ao enquadramento ideológico com que o grande capital embrulhou privatizações anteriores – a não ser na dimensão e intensidade com que as mentiras sobre os vícios da gestão pública e as virtudes da gestão privada vão surgindo diariamente nos media.

Argumentos
Pontos Cardeais

Discrepância curiosa

O Movimento 15 de Maio – que no último fim-de-semana levou um mar de gente à praça Puerta del Sol, em Madrid, num...
TVisto

Um quadro de terror

Não me perguntem em que canal aconteceu, a que horas, se foi ou não foi no contexto de um chamado debate com vários...
Religiões

Um «pacto de confiança»

«Conhecer Deus é praticar a justiça, ser solidário com os pobres, tal como eles existem hoje: oprimidos, membros de...
Festa do Avante!

A grande festa do desporto para todos

Com o prestígio acumulado durante 35 anos de sucessos, e consagrado como um dos maiores eventos não federados do País, com milhares de participações em dezenas de modalidades, o Desporto na Festa apresenta-se este ano com um variado painel de modalidades, só possível graças à colaboração de centenas de associações desportivas e clubes sem os quais seria inviável tamanha dimensão do evento. Divulgar práticas salutares para todas as idades incentivando à sua universalidade e gratuitidade das respectivas práticas são propósito da Festa de um Partido que sempre fez do desporto de massas uma bandeira.

Solidariza-te com a Festa

Comprar já a EP, mais do que garantir uma significativa poupança de dez euros, é sobretudo um...
Aconteceu

Massacre na Noruega

Anders Behring Breivik, um psicopata fascista, que se afirma também fundamentalista cristão, reconheceu ser o autor de um...

Malta aprova divórcio

O parlamento de Malta aprovou, na segunda-feira, 25, a legalização do divórcio, que deverá entrar em vigor em...

Poemas de Domingos Lobo

A Pele das Sombras é o título do novo livro de poesia de Domingos Lobo, que acaba de ser editado pela Fonte da Palavra....

Reuniões e outras iniciatic«vas

  Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 6 de...

A semana em resumo

Frases

«Estamos a falar de uma opção claramente política. Tecnicamente...