A grande festa do desporto para todos
Com o prestígio acumulado durante 35 anos de sucessos, e consagrado como um dos maiores eventos não federados do País, com milhares de participações em dezenas de modalidades, o Desporto na Festa apresenta-se este ano com um variado painel de modalidades, só possível graças à colaboração de centenas de associações desportivas e clubes sem os quais seria inviável tamanha dimensão do evento. Divulgar práticas salutares para todas as idades incentivando à sua universalidade e gratuitidade das respectivas práticas são propósito da Festa de um Partido que sempre fez do desporto de massas uma bandeira.
O sucesso do desporto na Festa deve-se à generosidade de clubes e associações
Um direito que deve ser universal e gratuito
Desporto para todos os gostos e idades
Sem a profunda e solidária relação do PCP com o movimento associativo e os clubes, e sem o «espírito de voluntariado» de centenas de dirigentes, praticantes, treinadores e até árbitros, seria impossível garantir o crescente sucesso, a participação e a envergadura de tão participado evento como o desporto na Festa, disse ao Avante! o coordenador da Comissão de Desporto, Brázio Romeiro.
Como na edição passada, que teve «a colaboração activa, o empenhamento e a capacidade técnica de 294 colaboradores, nas várias modalidades, garantindo todo o apoio logístico necessário ao desporto na Festa», a comissão organizadora confia obter idêntico sucesso este ano, ou não fosse «a Festa do Avante! um dos mais participados acontecimentos desportivos anuais não federados do País», sublinha por seu turno Vítor Fonseca, da Comissão.
«Os eventos conseguem atrair ao polidesportivo, à sua bancada e ao seu entorno milhares de visitantes que acompanham e aplaudem, animada e interessadamente, os encontros e as várias modalidades, numa mostra que «potencia, fomenta e divulga a importância da prática do desporto para todas as idades».
Da corrida da Festa aos jogos tradicionais como a malha; das artes marciais e do boxe aos matraquilhos; da ginástica à patinagem artística e em todas as modalidades presentes, a crescente participação e assistência dos visitantes são demonstração cabal do crescente sucesso do desporto na Quinta da Atalaia, enfatiza lembrando o enorme sucesso da Gala de Ginástica do ano passado, que ultrapassou as expectativas da organização com a participação de 320 atletas de dez colectividades, o Festival de Patinagem Artística e a Gala de Danças de Salão, Brázio Romeiro revelou que «esta edição manterá o figurino tradicional para garantir, pelo menos, o mesmo sucesso».
Faltando ainda alguns dados para completar este vasto programa, em próximas edições divulgaremos mais informação útil respeitante a cada uma das modalidades presentes nesta 35.ª edição da Festa.
Uma grande equipa
Este é o núcleo da equipa que assegurará o sucesso desta edição e o bom desempenho de todos os participantes em todas as modalidades (Em cima: Raul Fernandes, Paulo Machado, António Mata, Manuel Santos, Fernando Monteiro, Fernando Monteiro (pai) e Brázio Romeiro
Em Baixo: Carla Gonçalves, Manuel Felício, Vítor Fonseca, Paulo Júnior, Lodgero Ramalho, Manuel Catarino e Joaquim Maia).
Torneio de Futsal
Será novamente nas modalidades masculino e feminino, explicou Paulo Júnior. Quatro equipas femininas disputaram a meia-final: Fogueteiro; Portugal, Cultura e Recreio; Miratejo e Estrelas do Feijó. O masculino sénior teve a participação de três equipas em duas séries. A terceira e quarta jornada de apuramento para a final na Festa decorreu no fim-de-semana, na Quinta da Atalaia. Nos femininos, estão apuradas para a final, dia 4 de Setembro, na Festa, o Clube Recreativo e Desportivo do Miratejo/Corroios e o Estrelas do Feijó/Almada. No sector masculino apuraram-se o Grupo Desportivo Ecalma/Almada, o Clube Recreativo União Romeirense/Cova da Piedade e o vencedor do torneio de equipas de empresas, a Camping/Setúbal. Estas três disputarão um torneio, dia 27 de Agosto, pelas 15 horas, na Festa, para apurar as duas finalistas.
V Avante Jovem
Nos concelhos de Setúbal, Barreiro, Sesimbra, Almada, Grândola e Seixal decorreram as eliminatórias do V Avante Jovem, o torneio de futebol de 5 para a juventude, explicaram Manuel Santos e António Mata. Também com o propósito de divulgar a Festa, tiveram lugar 48 jogos que apuraram seis equipas, uma de cada concelho, para as meias-finais e a final na Atalaia. Participaram 1332 atletas, 96 árbitros e 48 responsáveis de campo. Igualmente inestimável para o sucesso dos torneios de futebol é a colaboração do Núcleo de Árbitros de Almada/Seixal.
Gala de Artes Marciais
Faltando ainda revelar uma participação, a Gala de Artes Marciais apresentará, no primeiro dia da Festa, com as colaboração dos respectivos clubes e associações, Karate shotokan (Associação de Karatye Shotokan); taekwondo (associação de Taekwondo da Estremadura); Muay Thai (Ginásio Clube de Corroios); Krav Maga (Clube Recreativo Pombalense) e Gojo Ryu (Casa do Povo de Corroios), informou Vítor Fonseca.
Festival Gímnico
Depois do estrondoso sucesso do ano passado, regressa este apreciado festival que apresentará, dia 4 de Setembro, Ginástica (Clube Recreativo da Cruz de Pau e Corações de Vale de Figueira); Classe Acrobática (CSS Pinhal de Frades); Rítmica (Casa do Povo de Corroios); Aeróbica (MG Boos); e Zumba (Full-fit), aberta a todo o público, a partir das 23 horas.
Boxe
Este ano o ringue terá o som melhorado, aguardando-se a confirmação da presença de pugilistas cubanos, de clubes de Lisboa e da margem Sul do Tejo. Brevemente serão reveladas as equipas que combaterão na Festa, num evento iniciado há dois anos e a suscitar crescente interesse dos visitantes
Matraquilhos
Depois de Portugal ter obtido um muito honroso segundo lugar individual e um primeiro por equipas no último Campeonato do Mundo de matraquilhos, em França, a Festa apresenta um torneio com inscrições abertas. No ano passado, mais de quatro mil visitantes deram o gosto aos pulsos no espaço para esse efeito. Com as provas federativas a coincidir com o fim-de-semana da Festa, tem sido difícil conciliar eliminatórias para a final de um torneio na Atalaia este ano, explicou Vítor Fonseca, salientando que ainda estão a ser envidados esforços para a sua realização.
Parede de escalada
A Santa Casa da Misericórdia do Seixal levará à Festa uma equipa jovem que se encarregará da parede e de quem queira trepar com toda a segurança.
Slide
A Associação de Pára-quedistas de Almada-Seixal garantirá, mais uma vez, o slide para quem gosta de derrapar lá do alto até junto ao lago artificial.
Páraquedismo
Doze elementos, entre eles uma mulher, todos da Associação de Pára-Quedistas de Loures, voarão e aterrarão na Festa, domingo, com as tradicionais bandeiras nacional e do PCP, num espectáculo literalmente vindo dos céus.
Malhas e xinquilho
Com lançamentos a 11 metros (homens) e a 9 metros (mulheres), o Clube Recreativo da Cruz de Pau continua a colaborar na organização dos torneios de malha e de xinquilho, salientou Manuel Felício. Para já, depois de três torneios com oito clubes, na Cruz de Pau, já participaram nesta competição 192 homens e 126 mulheres, representando oito equipas do concelho do Seixal. Até à Festa decorrem seis torneios, tendo o último desfecho marcado para a Quinta da Atalaia.
Gala de patinagem
O Clube de Patinagem de Miróbriga já confirmou a sua presença nesta Gala que obteve enorme sucesso junto do público no ano passado. Mais dez equipas estão convidadas; assim que for confirmada a sua participação será divulgado o total de participantes.
Cicloturismo
Os cicloturistas têm as inscrições gratuitas abertas para a prova que terá lugar a 28 de Agosto e percorrerá 50 quilómetros nos concelhos do Seixal e Almada. Os ciclistas partirão da Medideira, junto ao campo do Amora, pelas 9.00 horas.
Corrida da Festa
O mais participado acontecimento desportivo da Festa e a mais participada corrida no concelho do Seixal tem já as inscrições gratuitas (212224000) abertas a atletas de todas a idades, federados e amadores. Este ano o ponto de partida é junto ao Tejo (ao lado do lago artificial). Será um percurso com 11,6 quilómetros, com o habitual propósito de «permitir, através da prática desportiva, oportunidades de convívio, confraternização, amizade e solidariedade», lembrou Joaquim Maia, salientando que é uma prova «que dá mais “pica” organizar» pela responsabilidade técnica e política que requer.
Pesca Desportiva
Amanhã será o grande dia do torneio de Pesca Desportiva, junto à muralha Ribeirinha de Alcochete, a partir das 14.30 horas, que serve também para divulgar a Festa, à semelhança de outras modalidades. Com a colaboração da Comissão Concelhia do PCP, da Associação de Pescadores de Alcochete e do Grupo “Casa da Malta”, o torneio tem abertas as inscrições até amanhã (individual: oito euros; equipas: 10 euros, e grátis para todos os jovens até aos 14 anos). O sorteio realizar-se-á às 13.30 horas, na Associação, estando prevista a entrega de prémios depois de uma «febrada», pelas 19.30, no Jardim do Rossio.
Futebol de Praia
Para divulgar a Festa, decorreu nas praias de Sesimbra, nos dias 1, 2 e 9 de Julho, um torneio de futebol de praia que contou com a participação e colaboração de 54 instituições, 80 atletas e 10 participações, informou Manuel Santos.