Editorial

EIS OS FACTOS

Os factos estão à vista: avolumam-se e adensam-se os problemas económicos, enquanto as opções do Governo...
Opinião
Actual

Cancioneiro da mediocridade

«Fernanda Câncio, jornalista», são nome e alcunha da autora de uma peça dada à luz no Diário de...
Actual

Marx e a fábula do lacrau

Conta uma velha fábula que o lacrau pediu à rã para o ajudar a atravessar um rio. A meio da cor­rente cravou-lhe no...
A talhe de foice

Os corajosos

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos, António de Sousa de seu nome, disse há dias em entrevista...
PCP

Combater a introdução de portagens nas SCUT

Na sua reunião do passado dia 9 de Setembro, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que define as «regras de implementação do regime de cobrança de taxas de portagem em todas as auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT)». Este diploma fazia questão de referir que a introdução de portagens nas SCUT está prevista no PEC que há meses PS e PSD cozinharam.

Crónica Internacional

Paz sim! NATO não!

Estamos a cerca de dois meses da realização da Cimeira da NATO, que terá lugar em Lisboa, dias 19 e 20 de Novembro. O...
Em Foco

Mobilizar energias para a ruptura e para a mudança

«Estamos a começar bem.» Foi desta forma que Francisco Lopes reagiu ao entusiasmo com que foi recebido pelos 150 jovens apoiantes que participaram, sábado, num jantar em Lisboa. Na véspera, no Funchal, o candidato à Presidência da República jantou com mais de 200 pessoas. Com esta força, garantiu, «vamos fazer uma grande campanha».

Mobilização cresce para dia 29

Nas empresas privadas e na Administração Pública, os sindicatos apelam à realização de greves e paralisações na próxima quarta-feira. Para levar o protesto para a rua, vão realizar-se concentrações, às 15 horas, em Lisboa e no Porto. O envolvimento dos trabalhadores nas centenas de plenários que estão a decorrer nestes dias e a disponibilidade para a participação na luta estão a crescer, como Arménio Carlos referiu ao Avante!.

PCP

Uma conquista histórica a defender

O PCP realizou, sábado, uma sessão evocativa dos 31 anos do Serviço Nacional de Saúde, na qual se reafirmou o compromisso de tudo para fazer para defender e reforçar esta conquista de Abril.

Barata-Moura mandatário

José Barata-Moura é o mandatário nacional da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, anunciou anteontem o gabinete de imprensa.

Conhecer para intervir melhor

Os deputados do PCP, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram no distrito de Leiria, onde desenvolveram um vasto programa de contactos com organizações da região.

Referendo desigual

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou a realização de um referendo local à liberalização dos...
Trabalhadores

Forte greve nas autarquias

A greve nacional dos trabalhadores da Administração Local registou, segunda-feira, uma adesão de 70 por cento, superando as expectativas do STAL/CGTP-IN, que a convocou. Foi «um aviso sério ao Governo de José Sócrates».

<i>Lisnave</i> precária

Sem assumir atribuições que são do Governo, o Presidente da República «pode influir no sentido do progresso e não do retrocesso», defendem os representantes dos trabalhadores da Lisnave, numa exposição a Cavaco Silva.

Assembleia da República

Escola Pública debaixo de fogo

O PCP condenou a acção do Governo em matéria de educação, considerando que as medidas por este adoptadas aprofundam uma linha de ataque sem precedentes à Escola Pública.

Ataque aos mais pobres

O PS voltou a contar com o PSD e o CDS, que se abstiveram, para inviabilizar com o seu voto contra a revogação ao diploma que desde Agosto veio alterar as regras de acesso aos apoios sociais.

Precariedade à solta

PS, PSD e CDS/PP, com o seu voto contra, inviabilizaram na passada semana um projecto de lei do PCP destinado a garantir o vínculo...

Esconder convergências reais

A revisão constitucional foi um dos temas a dominar no dia 15, quarta-feira, a primeira sessão plenária depois das...

Racismo e xenofobia

Um «acto racista e xenófobo» que «não pode deixar de merecer condenação», assim...

Regulamentação da Optometria

O PCP defende a regulamentação da actividade dos profissionais de Optometria, actualmente licenciados por duas escolas...
Nacional

Situação dramática no mundo rural

Neste período de rescaldo, muitos são os diagnósticos, cenários, estratégias e comentários, dos encartados comentadores de serviços dos média, sobre as possíveis causas e os efeitos dos incêndios, que abalaram, neste Verão, o nosso País.

Encerramento de farmácias

Heloísa Apolónia, deputada do Grupo Parlamentar «Os Verdes», entregou na Assembleia da República uma...

O voto da esquerda

Os restantes meses de 2010 prometem uma agudização da luta social e política em Portugal, incluindo a luta nacional de...
Europa

«Racistas no parlamento, não!»

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, na segunda-feira, nas principais cidades da Suécia, em protesto contra a entrada no Parlamento do partido de extrema-direita, na sequência das legislativas realizadas na véspera.

Prevenir catástrofes

O Parlamento Europeu aprovou, na terça-feira, 21, um relatório do deputado comunista João Ferreira sobre a prevenção de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

Torturas da CIA

Antigos agentes e um relatório do inspector-geral da CIA confirmam não só a...

ETA pronta a negociar

A ETA, organização armada independentista basca manifestou a sua disponibilidade para analisar os passos necessários...

Euro-desastre

Segundo os resultados de um inquérito divulgado na semana passada, a maioria dos portugueses consideram...
Internacional

Hondurenhos exigem nova Constituinte

A Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) recolheu mais de um milhão e trezentas mil assinaturas de exigência de convocação de uma nova Assembleia Constituinte e em defesa do regresso de Manuel Zelaya, arredado da presidência pelo golpe de Estado de 28 de Junho de 2009.

Soberania alimentar

A Corporación Venezolana de Alimentos (CVA) produziu 800 mil toneladas de géneros nos primeiros nove meses de 2010. No total, as...

Negócio é recorde absoluto

O congresso e o presidente dos EUA deverão dar o seu aval a um negócio de venda de armas norte-americanas à Arábia...

O «caso» Franklin Brito

Franklin Brito, biólogo e agricultor venezuelano, faleceu há poucos dias como consequência de...
Temas

«A Paz é uma bandeira avançada dos povos»

«Só teremos paz quando desmontarmos essa máquina de guerra e opressão». As palavras de Socorro Gomes na entrevista concedida ao Avante! sintetizam o desafio que enfrentam os trabalhadores e os povos na defesa da paz e de um mundo de progresso e justiça, e face ao perigo de novas aventuras militares imperialistas.

No contexto da crise do sistema, a luta pela paz e contra a exploração não podem ser dissociadas, expressou ainda a presidente do Conselho Mundial da Paz, para quem a alteração do conceito estratégico da NATO, prevista para a Cimeira de Novembro, em Lisboa, se enquadra no objectivo de perpetuar a dominação global das grandes potências.

Governo usa SNS para reduzir défice

A utilização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para reduzir o défice orçamental, associada a uma privatização crescente dos serviços de saúde públicos, está a provocar a degradação dos serviços de saúde em Portugal. Um dos instrumentos mais eficazes para destruir o SNS é através do seu estrangulamento financeiro. É precisamente isso o que têm feito os governos de Sócrates. E não será o súbito amor de Sócrates pelo Estado Social, por puro oportunismo político para assim convencer a opinião pública de que é diferente de Passos Coelho, que pode e deve ocultar esta verdade.

Falta vontade política para a batalha da produção

Ao princípio foi o défice orçamental que justificou, por imposição do acordo PS/PSD, a regressão social nas funções sociais do Estado e no investimento público.

Agora o estribilho é outro. São as consequências da dívida pública derivadas não só da amortização do «calote» português aos agiotas, como do pagamento dos respectivos juros a taxas cada vez mais elevadas.

A este respeito surgiram recentes estudos de natureza académica a prever, num curto espaço de tempo, uma quebra de cerca de 1,75% no valor nominal do nosso produto interno.

Argumentos
TVisto

Nós, os réus

Como muitos outros, senti-me enganado. Era o «Prós e Contras», que para aquela noite havia sido anunciado com o...
Pontos Cardeais

Medicamentos

Com as fanfarras do costume, o Governo de José Sócrates anunciou que vai brevemente impor, por decreto, às...
Aconteceu

31 anos de SNS

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) assinalou, numa nota de imprensa, a criação, há 31...

Morreu Irwin Silber

Irwin Silber, jornalista norte-americano, editor e activista político, morreu no passado dia 8 de Setembro, em Oakland,...

«Uma lição dos Aloés»

Esteve em cena, até domingo, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, Monte Estoril, «Uma lição dos...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Campanha Portugal a Produzir...

A semana em resumo

Frases

«O dito Estado social não cobrava nada aos pensionistas mais miseráveis....