Governo anulou concursos de grandes obras

Lutar pelo investimento público

Image 5700

O PCP condenou a anulação do concurso de ligação da rede de alta-velocidade ferroviária entre o Poceirão e Lisboa, bem como da construção da chamada Terceira Travessia sobre o Tejo. Estas medidas inserem-se, para os comunistas, na política de «cortes no investimento público contrária aos interesses nacionais que o Governo PS tem vindo a concretizar».

Num comunicado do seu Gabinete de Imprensa de dia 17, o PCP acusa o Governo de protelar, com esta decisão, a resposta a uma «justa exigência de mobilidade das populações de ambas as margens do Tejo por via de uma terceira ponte», assumindo ainda – e de forma «inacreditável» – que um investimento da «dimensão da ligação à rede de alta velocidade ferroviária da Europa possa deixar de fora a capital do País».

Lembrando que estas decisões tiveram o apoio de PSD e do CDS-PP, os comunistas consideram que tais medidas se inserem na política que, «a pretexto do défice das contas públicas, rouba nos salários, corta nas prestações sociais, aumenta os preços, privatiza empresas públicas e reduz o investimento público». Tudo isto, lembram, com «consequências trágicas» na estagnação económica e no aumento do desemprego e ao mesmo tempo que aos grandes grupos económicos são garantidos lucros e privilégios.

Na nota, o PCP reafirma a exigência da construção da ponte e da ligação da alta-velocidade ferroviária a Lisboa, salvaguardando o seu carácter público e a incorporação de produção nacional. E apela à luta das populações pela concretização destes objectivos.

 



Mais artigos de: PCP

Uma conquista histórica a defender

O PCP realizou, sábado, uma sessão evocativa dos 31 anos do Serviço Nacional de Saúde, na qual se reafirmou o compromisso de tudo para fazer para defender e reforçar esta conquista de Abril.

Solidariedade contra a repressão

O Secretário-geral do PCP visitou a estação da Pontinha da Carris no dia 16, onde contactou com os trabalhadores e conversou com as suas organizações representativas. Em nome do PCP, Jerónimo de Sousa transmitiu a total e activa solidariedade dos...

Barata-Moura mandatário

José Barata-Moura é o mandatário nacional da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, anunciou anteontem o gabinete de imprensa.

PCP confia na resistência da revolução

Solicitado por vários órgãos de comunicação social a pronunciar-se sobre os últimos desenvolvimentos acerca da situação em Cuba, o PCP emitiu, no dia 17, um comunicado onde que deixa claro ser «ao povo cubano que compete, soberanamente, tomar as...

Conhecer para intervir melhor

Os deputados do PCP, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram no distrito de Leiria, onde desenvolveram um vasto programa de contactos com organizações da região.

Referendo desigual

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou a realização de um referendo local à liberalização dos horários de funcionamento das grandes superfícies comerciais, nomeadamente aos feriados e aos domingos durante todo o dia. Em comunicado de dia 19, a Comissão...