Ilda Figueiredo e João Ferreira no distrito de Leiria

Conhecer para intervir melhor

Os deputados do PCP, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram no distrito de Leiria, onde desenvolveram um vasto programa de contactos com organizações da região.

Os deputados vieram conhecer mais de perto a realidade do distrito

O objectivo da visita foi conhecer mais aprofundadamente a realidade do País de forma a melhor intervir sobre ela no Parlamento Europeu. Os deputados tiveram programas paralelos, encontrando-se no final do dia num encontro com a comunicação social que ocorreu em Leiria, num jantar.

Do programa de Ilda Figueiredo constou uma vista ao Centro de Emprego das Caldas da Rainha, uma reunião com dirigentes da União dos Sindicatos de Leiria/CGTP-IN e uma passagem pela Associação Sindical União dos Reformados Pensionistas e Idosos, na Marinha Grande. No final do dia, a deputada comunista revelou uma grande preocupação com o aumento do desemprego no distrito, tanto mais que não só não se vislumbram medidas no plano governamental para alterar esta situação como não estão a surgir alternativas de emprego. Ilda Figueiredo afirmou ainda que neste momento de profunda crise económica, é necessário não só apoiar a produção, mas igualmente ter em conta os problemas sociais muito sérios que se estão a viver. Em seguida, citando os números divulgados pelo Centro de Emprego que visitou, e salientou os números divulgados pelo Centro de Emprego de Caldas da Rainha, chamou a atenção para os 5800 trabalhadores aí inscritos, mais de 40 por cento dos quais sem direito ao subsídio de desemprego.

 

Pescas e discriminações

 

João Ferreira passou pelo porto-mar de Peniche, onde contactou com pescadores e com dirigentes do Sindicato dos Pescadores e pela empresa Nigel, de ultra-congelados de peixe. Em São Martinho do Porto, encontrou-se com o dirigente sindical do Clube Náutico, que tem a circular um abaixo-assinado em defesa da valorização do porto também para a pesca.

Em Peniche, realizou-se uma audição relacionada com a proposta de regulamento da Comissão Europeia que visa estabelecer as medidas financeiras comunitárias relativas à Politica Comum de Pescas, tendo o deputado do PCP ficado encarregue de o elaborar. Na audição, que serviu para o parlamentar tomar conhecimento dos problemas ali vividos e contribuir, dessa forma, para o relatório, participaram várias pessoas ligadas à pesca e à actividade do mar, bem com um vereador da Câmara Municipal de Peniche, membros do Sindicato dos Pescadores e da Cooperativa de Armadores da Pesca Artesanal, em cujas instalações se realizou a iniciativa.

Ali vieram muitas críticas à Política Comum de Pescas, uma das quais a constatação de que esta é decidida sem ter em conta a realidade do País. Os sucessivos governos do País são cúmplices ao não defenderem os interesses nacionais. É por isso que o sector se encontra em declínio.

O deputado do PCP encontrou-se ainda com uma delegação da comissão sindical da ISIP (fábrica de conservas em Peniche), um encontro que decorreu à porta da empresa porque a administração impediu a sua realização nas instalações. Com mais de 300 trabalhadores, na sua maioria mulheres, a ISIP foi acusada pela estrutura sindical de não garantir as mínimas condições de trabalho e de discriminar as mulheres no salário, prestando igual serviço.

 



Mais artigos de: PCP

Uma conquista histórica a defender

O PCP realizou, sábado, uma sessão evocativa dos 31 anos do Serviço Nacional de Saúde, na qual se reafirmou o compromisso de tudo para fazer para defender e reforçar esta conquista de Abril.

Solidariedade contra a repressão

O Secretário-geral do PCP visitou a estação da Pontinha da Carris no dia 16, onde contactou com os trabalhadores e conversou com as suas organizações representativas. Em nome do PCP, Jerónimo de Sousa transmitiu a total e activa solidariedade dos...

Barata-Moura mandatário

José Barata-Moura é o mandatário nacional da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, anunciou anteontem o gabinete de imprensa.

Lutar pelo investimento público

O PCP condenou a anulação do concurso de ligação da rede de alta-velocidade ferroviária entre o Poceirão e Lisboa, bem como da construção da chamada Terceira Travessia sobre o Tejo. Estas medidas inserem-se, para os comunistas, na...

PCP confia na resistência da revolução

Solicitado por vários órgãos de comunicação social a pronunciar-se sobre os últimos desenvolvimentos acerca da situação em Cuba, o PCP emitiu, no dia 17, um comunicado onde que deixa claro ser «ao povo cubano que compete, soberanamente, tomar as...

Referendo desigual

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou a realização de um referendo local à liberalização dos horários de funcionamento das grandes superfícies comerciais, nomeadamente aos feriados e aos domingos durante todo o dia. Em comunicado de dia 19, a Comissão...