Solidariedade contra a repressão
O Secretário-geral do PCP visitou a estação da Pontinha da Carris no dia 16, onde contactou com os trabalhadores e conversou com as suas organizações representativas. Em nome do PCP, Jerónimo de Sousa transmitiu a total e activa solidariedade dos comunistas com a luta que ali se trava contra a repressão e pelo direito à greve.
Na Carris, após uma greve realizada em Abril, foi instaurado um processo disciplinar com vista ao despedimento a 26 trabalhadores. Em virtude da sua resistência – e da solidariedade de colegas, sindicatos e do PCP –, o Governo e o Conselho de Administração recuaram e tentaram impor novas sanções, nomeadamente a suspensão, igualmente ilegais e inaceitáveis. A solidariedade do PCP manter-se-à enquanto todas as sanções não forem retiradas e o direito à greve não for respeitado naquela empresa, reafirmou o dirigente comunista. Jerónimo de Sousa sublinhou ainda a importância da luta pelos salários.
O Secretário-geral do PCP teve a oportunidade de conhecer melhor as condições laborais naquela estação, hoje com poucas dezenas de trabalhadores. Com a segmentação da Carris, muitos operários da manutenção saíram, tendo alguns ficado na Carris Bus, em piores condições.