Actual
Tanta coragem, tanta!
Actual
Dançam a música que o capital toca
Actual
Vidas distintas
A talhe de foice
Cambalacho
PCP
Contra a exploração capitalista Contra o roubo do salário
Não foi há muito tempo que foram justificados sacrifícios então pedidos aos portugueses com a necessidade de, entre outras razões, reduzir o défice público, tornar a nossa economia mais competitiva e mais à frente melhorar as condições de vida dos portugueses. Ao mesmo tempo, foram colocados à disposição dos banqueiros, vinte mil milhões de euros.
Crónica Internacional
Mitologia europeia
O futuro de Portugal está a ser comprometido <br>É preciso agir! É urgente dizer Basta!
De portas abertas para a vida
Sonho tornado realidade com a Revolução de Abril, os Centros de Trabalho do Partido são elementos fundamentais para a actividade do Partido, pelas condições que garantem às organizações e pelo contacto que permitem com as massas. Os comunistas do Barreiro e da Arrentela, no concelho do Seixal, dedicam grande parte das suas energias na remodelação dos seus centros de trabalho, integrando este esforço no objectivo mais geral de reforço do Partido.
Não ao roubo nos salários!
O PCP promove hoje, ao longo de todo o dia, uma acção nacional contra as novas medidas anunciadas pelo PS e pelo PSD contra os salários dos trabalhadores, que culmina num comício em Lisboa.
Moção de censura discutida amanhã
Nacionalizações evocadas em Setúbal
Dinamizar e organizar a luta
O reforço do Partido, o desenvolvimento da luta e a afirmação das propostas dos comunistas para o distrito foram as três questões em foco na 8.ª Assembleia da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP, que se realizou no sábado.
Passos decisivos
Crescer mais em Cinfães
Futuro para as calendas
Os comunistas da Península de Setúbal discordam da decisão do Governo, apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP, de adiar as grandes obras públicas, nomeadamente a ponte Barreiro-Chelas, a alta velocidade ferroviária e o novo aeroporto.
Obrigado, Catarina
Três postais seleccionados
Unir todos os protestos
Do plenário nacional da CGTP-IN saiu, sábado, um forte apelo à participação na grande manifestação nacional de dia 29, contra as medidas acordadas entre o PS e o PSD.
É justo lutar
Os trabalhadores da Portugal Telecom, da Imprensa Nacional Casa da Moeda, da ADP Fertilizantes e dos consulados e missões diplomáticas preparam respostas de luta mais expressivas.
Resistir e persistir na Petrogal
Greve na BA Vidro
Lixo por tratar na Área Metropolitana de Lisboa
A organização revolucionária da juventude portuguesa
Sob o lema «Com a luta da juventude, construir o futuro!», realiza-se no próximo fim-de-semana, no Pavilhão do Casal do Vistoso, em Lisboa, o 9.º Congresso da JCP, que contará com a presença de centenas de delegados vindos de todo o País, assim como de dezenas de organizações internacionais convidadas, vindas de todo o mundo. No sábado, às 21.30 horas, terá lugar um grande desfile, da Assembleia da República até ao Largo do Camões, local onde vai acontecer um concerto dos Peste & Sida e dos Eina (ex-Inadaptats). O Congresso dos jovens comunistas vai contar com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, que intervirá na sessão de encerramento, no dia 23 de Maio, que decorrerá até às 17.30 horas.
Bolseiros em luta
Quem causou a crise que a pague
O PCP repudia as medidas que o Governo quer impor ao País – «um programa de capitulação que visa dar novos golpes nos direitos e condições de vida» do povo, acusa – e afirma que «quem tem de pagar o preço da crise são os que a causaram».
Medidas de reforço chumbadas
Os votos negativos do PS e PSD (CDS absteve-se) inviabilizaram na passada semana os projectos de lei do PCP de reforço da maternidade e paternidade.
Tímidas e simbólicas
Reconstrução da Madeira
PCP quer ouvir nova equipa
Por apoios na doença
Escandaloso!
O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) considera «inaceitável» e «escandalosa» a maioria das medidas anunciadas pelo Governo, no quadro do «Plano de Austeridade», nomeadamente o aumento do IRS e do IVA, que irão afectar todos aqueles que auferem rendimentos mais baixos e os que se encontram no desemprego.
Vendas Novas nega acordo
A Câmara Municipal de Vendas Novas nega ter chegado a acordo com a REFER e a CP sobre o encerramento da circulação na Linha do Alentejo e os transportes alternativos disponibilizados.
MDM reclama intervenção da UE
Solidariedade com o Sahara
«Cordão Humano pela Saúde»
Maré vermelha
Os comunistas gregos realizaram no sábado, 15, em Atenas, uma das maiores manifestações de que há memória no país nos últimos anos. Mais de 100 mil pessoas exprimiram a sua determinação de resistir à ofensiva do capital.
Medidas para a igualdade
A asfixia do capital
Drásticos cortes salariais, redução dos benefícios sociais e subida indiscriminada dos impostos acentuam o descontentamento das massas e agravam o estado de catástrofe das economias europeias.
Anticomunismo
Povo protesta contra ocupantes
A população do distrito de Surkh Rod, na província de Nangarhar, no Nordeste do Afeganistão, realizou diversos protestos, desde quinta-feira da semana passada, contra a NATO e a ocupação do país.
Assassinado outro membro da Resistência
A oligarquia golpista hondurenha prossegue a recuperação capitalista no país e a repressão do movimento popular que se lhe opõem. Gilberto Ochoa é a última vítima.
Solidários com a América Latina
Em luta pela actualização dos salários
Contrato de gás gera polémica
Miséria disparou na Colômbia
A revisão constitucional
Vai para 10 anos que o PCP tornou claro que estava em curso um processo tendente à substituição, nos conceitos e na prática, da doutrina constitucional sobre defesa nacional e segurança interna (1). Desde essa altura para cá, não mais esse desiderato foi abandonado pelos sucessivos governos e outros órgãos e estruturas que directa ou indirectamente tratam destas matérias e, independentemente, da maior ou menor intensidade mediática.
Os investimentos públicos e a produção nacional
Como é do conhecimento geral, está prevista a realização ou a continuação de um conjunto de empreendimentos públicos e privados de grande porte, de que se destacam o comboio de alta velocidade – incluindo neste projecto e organicamente a Terceira Travessia do Tejo (TTT) –, o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL), o Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), bem como importantes expansões dos metropolitanos de Lisboa e do Porto, e obras nas vias convencionais de caminhos-de-ferro e aquisição de novo material de circulante pela CP.
Arsenal do Alfeite faz falta ao País
A privatização do Arsenal do Alfeite prejudica gravemente os trabalhadores e resulta na destruição de um importante segmento da indústria naval. Ameaçados com a «mobilidade especial», os trabalhadores foram forçados a aceitar um «acordo», sob ameaças e chantagens várias.
Para vencer todas as armas contam
A razão que, há quatro anos, motivou o trabalhador da Dyrup a recusar a indemnização que a empresa já lhe tinha depositado na conta e a contestar o despedimento foi reconhecida, no final de Março, pelo Supremo Tribunal de Justiça. Ontem Manuel Formas completou o primeiro mês de reintegração no seu posto de trabalho.
Com o coordenador do seu sindicato e camarada de Partido, Delfim Mendes, um dos que acompanharam mais de perto o caso, recorda e comenta aqui esta história que terminou em vitória.
ATver
Liga dos Campeões: o duelo final
Pontos Cardeais
Pontos Cardeais
TVisto
Os dois Bentos
Artes Plásticas
A arraia-miúda e a grande estética
Religiões
«Quem não tem vergonha, todo o mundo é seu ...»
Autor: KAP